domingo, 27 de fevereiro de 2011

A U T O M O B I L I S M O  

HA EXATAMENTE QUARENTA ANOS ATRÁS


  EXATAMENTE 40 ANOS ATRAS (28 DE FEVEREIRO DE 1971) , DESEMBARCAVA PELA PRIMEIRA VEZ NA AMERICA DO SUL, A MAIS TRADICIONAL E POPULAR CATEGORIA NORTE AMERICANA, “ A FORMULA INDY ”.
ATE ENTÃO, A ÚNICA VEZ QUE A FORMULA INDY  OU  COMO ERA MAIS CONHECIDA NA ÉPOCA  USAC CHAMPIONSHIP INDY “ HAVIA CORRIDO FORA DOS ESTADOS UNIDOS, HAVIA SIDO NO CIRCUITO OVAL DE MONZA NA ITALIA .
DESTA VEZ O LOCAL ESCOLHIDO FOI O CIRCUITO OVAL DA CIDADE DE RAFAELA NA ARGENTINA, ONDE OS RAFAELINOS PUDERAM ASSISITIR AS “300 MILHAS DE RAFAELA  EM QUE CORRERAM  OS PODEROSOS E LENDÁRIOS  PILOTOS E MONOPOSTOS QUE CORRIAM AS FAMOSAS “500 MILHAS DE INDIANAPOLIS
PARTICIPARAM DA PROVA  28 CARROS TENDO DENTRE OS PILOTOS NOMES FAMOSOS COMO;  AL UNSER,  LLOYD RUBY,  DICK SIMOM, GARY BETTENHAUSEN, PARNELLI JONES, BOBBY UNSER E; UM DOS IDOLOS DA TERRA, " O ARGENTINO CARLOS PAIRETTI" .
PERANTE UM PUBLICO DE MAIS DE 35.000 PESSOAS (NA EPOCA A POPULAÇÃO TOTAL DE RAFAELA BEIRAVA 18.000 HABITANTES) , “AL UNSER” GANHOU A CORRIDA, COM UM COLT FORD TURBO DE 700 HP, COM A MÉDIA SUPERIOR A 250 KM/H.

AL UNSER VENCEDOR DA PROVA NO SEU ESTILO TEXANO


CARLOS PAIRETTI  O ÚNICO ARGENTINO A PARTICIPAR DA CORRIDA, TERMINOU EM UM HONROSO  9. LUGAR.

COLT TURBO FORD V8 – 700 HP DE AL UNSER


NUMA DAS CURVAS DO OVAL DE RAFAELA, LLOYD RUBY  ULTRAPASSA  POR DENTRO, SWEDE SAVAGE A MAIS DE 300 KM/H

APESAR DA IMPROVISAÇÃO DOS BOXES, TUDO TRANSCORREU SEM PROBLEMAS RECEBENDO NO FINAL ELOGIOS DA DIREÇÃO DA  USAC CHAMPIONSHIP INDY



interessante:

ESTE EVENTO CUSTOU AO CLUBE DE RAFAELA A QUANTIA TOTAL DE 90.000 DOLARES MAIS DESPESAS DE TRANSPORTE PARA 137 PESSOAS ENTRE PILOTOS, CHEFES DE EQUIPE, MECANICOS E DIRIGENTES.

O  CHEFE DA EQUIPE DOS PILOTOS "AL UNSER"  E SWEDE SAVAGE  ( PILOTO QUE VIRIA A SER REVELAÇÃO DO ANO) ERA NADA MAIS NADA MENOS, QUE O LENDÁRIO "DAN GURNEY".

O CARRO UTILIZADO POR CARLO PAIRETTI , UM  "VOLSTEDT FORD TURBO"  PERTENCIA A IMPORTANTE ESCUDERIA DE DICK SIMON.

OS MOTORES UTILIZADOS NA CORRIDA ERAM DAS MARCAS: FORD, CHEVROLET E OFFENHAUSER ( ERAM DE 4 CILINDROS COM  4200 CC,  POTÊNCIA ESTIMADA EM MAIS DE 700 HP E VELOCIDADE FINAL DE 320 KM/H ) .

A FAMOSA ORDEM  " SENHORES LIGUEM SEUS MOTORES " FOI DADA POR "TONY ULLMAN" PROPRIETÁRIO DO  AUTODROMO DE INDIANÁPOLIS.

=====================

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL

P A P E R  M O D E L   -   MODELISMO EM PAPEL

COLEÇÃO GORDINI


 ATENDENDO ESPECIAL SOLICITAÇÃO DE SEGUIDOR DESTE BLOG,  SEGUE NESTA TARDE PARA  A  ARGENTINA - ROSÁRIO,  O PROJETO COMPLETO ( INSTRUÇÕES E DESENHOS ) DO RENAULT GORDINE 1093 - VERSÃO PASSEIO.

É UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO SIMPLES, QUE INICIALMENTE FOI DESENVOLVIDO PARA HOMENAGEAR O ANTOLÓGICO RENAULT 41 DA EQUIPE WILLYS, QUE NAS MÃOS DO SAUDOSO PILOTO LUIS PEREIRA BUENO, FOI VENCEDOR EM 25/08/1963  DO  II. CIRCUITO DE ARARAQUARA.

 ATUALMENTE O PRIMEIRO MODELO DESTE PROJETO ( GORDINI WILLYS n. 41 ),  FOI ADAPTADO PARA "SLOTCAR - AUTORAMA" E FAZ PARTE DA COLEÇÃO HIPERFANAUTO DE AUTOMODELISMO.



======================

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CITROEN  2 CV

NÃO É UM AUTOMÓVEL, É UMA FILOSOFIA DE VIDA



PRIMEIRO MODELO ( PROTÓTIPO )  APRESENTADO EM 1936.  EM RAZÃO DA GUERRA,  TEVE DE AGUARDAR ATÉ  O SALÃO DE PARIS EM 1948  PARA SER MOSTRADO AO MUNDO E ENTRAR EM PRODUÇÃO.

DESDE ENTÃO, ATÉ 27 DE JULHO DE 1990 QUANDO FOI ENCERRADA A SUA PRODUÇÃO, FORAM CONSTRUIDOS 5.114.940 EXEMPLARES,  CONSTITUINDO-O COMO UM DOS CARROS DE CARREIRA MAIS LONGA DA HISTÓRIA.
 .
VERSÃO DO ULTIMO EXEMPLAR FABRICADO EM 1990
 VERSÃO  RALLY PARIS - DAKAR

 VERSÃO TUNING  -  CUSTOMIZAÇÃO MODERADA




  RÉPLICA  CITROEN 2 CV  PARA SLOTCAR - AUTORAMA PRODUZIDO PELA "SCX"


RÉPLICA EM PAPEL  DESENVOLVIDA POR HIPERFANAUTO, APESAR DE HAVER DISPONIVEL NA INTERNET VARIOS PROJETOS "2 CV".

SEMPRE FOI CONSIDERADO UM SIMBOLO DE LIBERDADE, SEM PRETENSÕES, SIMPÁTICO, MUITO ECONOMICO, REPLETO DE VANTAGENS MAS SOBRETUDO MUITO SIMPLES. 

" TRAÇÃO DIANTEIRA, SUSPENSÃO FLEXIVEL, MOTOR BICILINDRICO,  REFRIGERADO A AR., CARROCERIAS COM PERFIS, GRANDE AGILIDADE, BOA RIGIDEZ  E ENGENHOSA REPARTIÇÃO DE MASSAS."
SEDUZIU MUITOS MULHÕES DE COMPRADORES NO MUNDO INTEIRO, AINDA CONTINUA A SEDUZIR. PASSADOS TODOS ESTES ANOS, ELE CONTINUA A CRIAR PAIXÕES E A CORRER ENDIABRADO PELAS PISTAS EUROPEIAS.


========================

domingo, 13 de fevereiro de 2011

AUTORAMA  -  SLOT CAR

SABADÃO DE TESTE

Sabadão, 12 de fevereiro, duas opções para mais uma tarde de sol e calor.
A primeira  seria ir a Interlagos rever os amigos e ver as provas do Paulista de Velocidade no Asfalto. A segunda, seria  seguir para a pista de autorama  da AER Campo Belo, para por em ação os planos de testes de todo um trabalho realizado durante a semana.
Como o prognóstico de Interlagos não era dos melhores, em razão da situação nada animadora por que passa nosso automobilismo paulista, resolvi seguir para a AER Campo Belo.
Mala completa (carros e ferramentas), a linha de testes seria primeiro colocar na pista o Alpine SCX com um novo motor RX42B e pneus de silicone para ver se melhorava o desempenho, pois da ultima vez com motor e pneus originais, mas com um imã maior ela vinha virando a pista numa média de 8 segs. Após o ALPINE, o próximo seria o LEGEND montado sobre chassi Photomus King alterado para instalar um imã médio e com o suporte dianteiro das rodas alterado para poder instalar as rodas de alumínio PAPERSLOTCAR de aro 15 e pneu de espuma. Para finalizar foram também levadas para teste, uma Lamborghini  AUTOART com rodas traseiras de bitola maior produzidas pela SPRINTT e uma Ferrari SCALEXTRIC original.
Ao chegar na pista, tive a grata surpresa de encontrar o meu amigo Ruy Amaral (uma das feras da saudosa D3 – piloto do famoso pinico atômico vermelho número 8) e seu filho Francisco.
Como a pista estava vazia, a mesma ficou inteiramente a nossa disposição e assim com mais liberdade escolhíamos as fendas para os testes planejados.
Nesta tarefa o Francisco foi de fundamental importância, pois nada melhor do que um piloto jovem e habilidoso sem aquele freio que eu como preparador teria.
Os resultados não foram muito ou quase nada satisfatórios, somente a Ferrari se saiu bem, precisando sómente um redimensionamento na parte magnética para melhorar a estabilidade e com isso vir melhores tempos.

FERRARI VIRANDO MUITO BEM NAS MÃOS DO FRANCISCO

O novo motor do ALPINE abriu o bico não chegando nem a dar uma volta na pista apesar do empenho do Sr. Jorge (diretor da AER e supervisor da pista) que nos ajudou no diagnóstico da falha. A Lamborghini com as rodas maiores melhorou um pouco a estabilidade, agora só precisa um acerto na parte magnética pois de velocidade esta bem.
O LEGEND foi bem não comprometeu na estabilidade, virando todas as voltas sem nenhuma saída, mas mostrou que precisa um motor melhor, para vir mais desempenho.

LEGEND EM TESTE NA FENDA AZUL - PRECISA MAIS VELOCIDADE

Enfim o final da tarde estava chegando, e com ele a chuva.  Levantamos acampamento e marcamos para uma próxima vez uma nova rodada de testes e treinos.
Para mim apesar do resultado fraco de todo um trabalho da semana, valeu a companhia do meu amigo Ruy e seu filho Francisco, pois pudemos por os assuntos em dia,  e conversar sobre a situação triste e caótica do nosso automobilismo paulista, e as possíveis saídas através da união efetiva dos pilotos e preparadores e visualização de brechas na lei que possibilitem a criação de associações mais independentes  e etc e etc.



PARA ESTA SEMANA, MUITO TRABALHO PELA FRENTE

=======================

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PAPER MODEL  -  MODELISMO EM PAPEL

APESAR DO EMBARGO COMERCIAL ( LIDERADO  PELA NAÇÃO QUE SE COLOCA COMO UM  DOS BERÇOS DA DEMOCRACIA E DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS ) QUE CUBA SOFRE, EM RAZÃO DA MANUTENÇÃO DE SEU ANCRONICO REGIMEM POLITICO,  A ARTE SEMPRE ENCONTRA UM CAMINHO PARA SUPERAR TODAS ESTAS IRRACIONALIDADES E MOSTRAR A SUA BELEZA E O PODER DE CRIATIVIDADE DO SER HUMANO.

RÉPLICAS EM PAPEL MACHE DOS CARROS QUE APESAR DO TEMPO AINDA CIRCULAM PELAS RUAS DE CUBA.









MODELOS EXPOSTAS NO MERCADO EM TRINIDAD.
( SE EU ESTIVESSE LÁ, ARREMATARIA TODOS )

===================================

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A U T O R A M A   -   S L O T  C A R

LEGENDS  lá nos States,

TC CUPECITAS  lá  na Argentina  e ........

CARRETERAS  aqui no BRASIL


GRID FORMADO POR RÉPLICAS DOS FAMOSOS LEGEND's CARS QUE ATUALMENTE AINDA DISPUTAM CAMPEONATOS NOS EUA E INGLATERRA.



RÉPLICAS DOS "BISAVÓS" DOS ATUAIS NASCAR



RÉPLICA DE UMA AUTENTICA "CUPECITA"  ARGENTINA

 RÉPLICA DA FAMOSA CARRETERA DO GAUCHO A. BERTUOL - UMA DAS OBRAS DE ARTE DO AUTOMODELISTA BRASILEIRO, RICARDO BIFULCO


RÉPLICA DA FAMOSA CARRETERA 18 DO CAMILO CRISTÓFARO  (LOBO DO CANINDÉ). OUTRA OBRA DE ARTE DO AUTOMODELISTA BRASILEIRO , RICARDO BIFULCO.


RÉPLICA EM PAPEL DA FAMOSA CARRETERA FORD 50  ( VERMELHA - VERSÃO  DA CARRETERA VITORIOSA DAS VII - MIL MILHAS BRASILEIRAS  E BRANCA VERSÃO DA CARRETERA RESTAURADA  ).  CRIAÇÃO DO HABILIDOSO AUTOMODELISTA BRASILEIRO, FABIO PONCIANO MAIS CONHECIDO POR "POPI", EDITOR DO BLOG "PAPERSLOTCAR".

=====================

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GALERIA  HF DE CAMPEÕES




É com muito pesar que o editor deste blog  vem comunicar o falecimento nesta  manhã, de um dos maiores expoentes do automobilismo esportivo brasileiro.
Aos 74 anos, Luiz Pereira Bueno nos deixa para ocupar um lugar maior onde reina somente o AMOR e a PAZ.
Deixa uma grande saudade, mas continua sendo para mim e para muitos outros, o maior ídolo de uma geração de amantes do automobilismo, que carinhosamente chamamos da geração dos anos dourados.
A família, a nossa solidariedade neste momento de dor e tristeza.

                                                       ==========================