MANOCONTROL EN ARGENTINA - EMPUJONES EN MEXICO
UM AUTOMODELISMO DIFERENTE
O RETORNO DE UMA BRICADEIRA DE GAROTOS
PARTE 1 - O RETORNO NA ARGENTINA
ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE SETENTA, ERA MUITO COMUM NA ARGENTINA, A GAROTADA DISPUTAR NAS CALÇADAS E PRAÇAS, CORRIDAS COM CARRINHOS DE PLÁSTICO INJETADO.
ESTES CARRINHOS NORMALMENTE TINHAM DE 12 A 15 CM DE COMPRIMENTO ( ESCALA 1/32), QUE ERAM FURADOS NA SUA PARTE INFERIOR, AFIM DE SER INTRODUZIDO NOS MESMOS TODO TIPO DE MATERIAL QUE LHES DESSE MAIS PESO, PARA ASSIM ELES TEREM MAIOR EQUILIBRIO E ATINGIREM MAIORES DISTÂNCIAS AO SEREM IMPULSIONADOS A MÃO (ARREMESSADOS) PELO PARTICIPANTE.
ESTES CARRINHOS, ERAM TAMBÉM PINTADOS E DECORADOS COM ADESIVOS IGUAIS AOS DOS CARROS DE CORRIDA. HAVIA UMA GRANDE VARIEDADE DE MODELOS A DISPOSIÇÃO NO MERCADO; TORINO, PEUGEOT 504, FIAT 600, CUPE 1600, TORINO HARE E PROTÓTIPOS DA ÉPOCA ( LIEBRE, TORNADO, RAQUEJO ). OS PREÇOS DESSES CARROS PEQUENOS ERAM ACESSÍVEIS, ENQUANTO UM UM CARRO EM METAL E FRICÇÃO CUSTAVA US$ 70, ESTES DE PLASTICO INJETADO CUSTAVAM ENTRE US$5,00 A US$ 8,00 NAS BARRACAS DE FEIRA E LOJINHAS DO BAIRRO.
O CIRCUITO QUE DEVERIAM PERCORRER, ERA RISCADO NO CHÃO COM GIZ OU TIJOLO, CONTENDO RETAS E CURVAS E ALGUMAS ZONAS (ZONAS INDICADAS COM GIZ VERDE) EM QUE OS CARRINHOS PODERIAM ESCAPAR SEM O CASTIGO DE VOLTAR AO PONTO INICIAL.
NEM SEMPRE A VELOCIDADE FAVORECIA, POIS NOS CIRCUITOS COM CURVAS O ARREMESSADOR DEVERIA CALCULAR PARA QUE O CARRO NÃO PASSASSE DIRETO POR ELAS.
HAVIAM REGRAS PARA O COMPETIDOR, MAS A PRINCIPAL DELAS, ERA DE QUE SAIU DA PISTA, O COMPETIDOR ERA OBRIGADO A VOLTAR AO PONTO DE PARTIDA OU; SE BATESSE NAQUELE MAIS A FRENTE TAMBÉM DEVERIA RETORNAR AO PONTO DE PARTIDA.
COM O PASSAR DO TEMPO E O DESENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIS RÁPIDO DA TECNOLOGIA DE “GAMES”, ESTA BRINCADEIRA PASSOU A SER SUBSTITUIDA PELOS VIDEO GAMES E OUTROS JOGOS ELETRÔNICOS, VINDO A RESSUGIR NOVAMENTE ( REVIVER ) POR VOLTA DE 2006, ATRAVÉS DE EVENTOS REALIZADOS NO PARQUE RIVADAVIA, EM CABALLITO, NO CHACABUCO E ATÉ MESMO NO AUTODROMO DE BUENOS AIRES.
UM CIRCUITO PARA UMA CARRERA (CORRIDA) DE FORMULA MANOCONTROL,
NO PARQUE RIVADAVIA - ARG.
NO PARQUE RIVADAVIA - ARG.
GRID DE LARGADA PARA UMA CARRERA (CORRIDA) DA CATEGORIA
FORMULA GP2
ALGUNS CARROS DAS CATEGORIAS QUE DISPUTAM O CAMPEONATO
ARGENTINO DE MANOCONTROL
TORINO O MODELO PREFERIDO
ATUALMENTE ESTA BRINCADEIRA TIPICA DOS GAROTOS ARGENTINOS DAS DECADAS ANTERIORES A SETENTA, VIROU UM HOBBY ADMINISTRADO PELA “ASSOCIAÇÃO PILOTOS DE AUTOS A MANOCONTROL” COM UM CALENDARIO ORGANIZADO DE COMPETIÇÕES E REGULAMENTOS QUE ESPECIFICAM PARA CADA CATEGORIA, O TIPO DE CARRO E DEMAIS DETALHES TÉCNICOS DA MESMA. (http://manocontrolformula.blogspot.com/)
NO PRÓXIMO POST : PARTE 2 – O HOBBY NO MÉXICO
=====================
TORINO O MODELO PREFERIDO
ATUALMENTE ESTA BRINCADEIRA TIPICA DOS GAROTOS ARGENTINOS DAS DECADAS ANTERIORES A SETENTA, VIROU UM HOBBY ADMINISTRADO PELA “ASSOCIAÇÃO PILOTOS DE AUTOS A MANOCONTROL” COM UM CALENDARIO ORGANIZADO DE COMPETIÇÕES E REGULAMENTOS QUE ESPECIFICAM PARA CADA CATEGORIA, O TIPO DE CARRO E DEMAIS DETALHES TÉCNICOS DA MESMA. (http://manocontrolformula.blogspot.com/)
NO PRÓXIMO POST : PARTE 2 – O HOBBY NO MÉXICO
=====================