segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MODELISMO EM PAPEL  -  PAPER MODEL

COLEÇÃO AMERICAN CARS  -  05

FORD FAIRLANE VICTÓRIA - 1956


EM 1955 FOI UM ANO COMERCIALMENTE VITORIOSO PARA A FORD, GRAÇAS A RESTAURAÇÃO COSMÉTICA PROFISSIONAL  REALIZADA NO MODELO FORD CRESTLINE 1954, QUE RESULTOU NO MODELO FORD FAIRLANE VICTORIA 1955,  IMPULSIONADO POR  UM NOVO MOTOR DE 272 POLEGADAS CUBICAS  EM  BLOCO V8 COM 162 HP, SUPERANDO SEU MAIS DIRETO CONCORRENTE CHEVY BEL AIR.
NO ANO SEGUINTE DE 1956, O FORD FAIRLANE VICTORIA MANTEVE A MESMA SUPERIORIDADE APRESENTADA EM 1965, COM A INTRODUÇÃO DE UMA NOVA OPÇÃO HARDTOP DE QUATRO PORTAS E DOIS NOVOS MOTORES “V8”  SENDO UM DE 292 POLEGADAS CUBICAS E 200 HP DE POTENCIA E OUTRO, O FAMOSO “312”  COM 225 HP.

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sábado, 24 de setembro de 2011

NO TEMPO DAS CARRETERAS  -  09

reedição de matéria publicada em 24/09/2009


AS CARRETERAS SEMPRE EXERCERAM SOBRE MIM UM FASCÍNIO, QUE ACABOU CRIANDO O SONHO DE " UM DIA" APORTAR EM TERRAS PLATENSES, PARA VER DE PERTO ESTAS JOIAS MECANICAS QUE OS GAUCHOS NOS ANOS 50 ADOTARAM COM MUITA COMPETÊNCIA E GARRA.

ESTE DIA " UM DETERMINADO DIA DO ANO DE 1970 " CHEGOU E ACONTECEU.
JÁ COM MEUS 22 ANOS DE IDADE, COM O BRASIL “TRI CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL” E DEMITIDO DO ESTÁGIO EM MECANICA, RESOLVI TIRAR ALGUNS DIAS PARA ESFRIAR A CUCA, E SEGUIR ESTE MEU SONHO.
ATRAVÉS DE UM VOO COM O “VISCOUNT DA PLUNA” , APORTEI NUMA TARDE DE QUINTA FEIRA NA CIDADE DE BUENOS AIRES - ARGENTINA.
HOSPEDEI-ME  EM UM DAQUELES HOTEIS CUJA AS ESTRELAS ESTÃO SÓ NO CÉU, POIS MEU PROJETO NÃO ERA TURISMO E SIM VER  AS FAMOSAS  “TURISMO CARRETERA” QUE DALI A DOIS DIAS IRIAM CORRER EM "UNA CARRERA DE TCS EM CORDOBA", MÁS PRECISAMENTE NO AUTODROMO DE OSCAR CABALÉN.
DE BUENOS A CORDOBA SEGUI EM UM "AUTOBUS" COM O TEMPO CRONOMETRADO PARA CHEGAR A TEMPO DE VER AS TAIS TCS DE PERTO, ASSISTIR LA CARRERA, DAR UMA VOLTA EM CORDOBA E VOLTAR DORMINDO NO AUTOBUS A BUENOS, POIS A GRANA QUE EU TINHA NÃO ERA LÁ ESSAS COISAS PARA BANCAR MAIS UM HOTEL.
FINALMENTE DEPOIS DE MUITOS PAPOS, PLANOS E CONVERSAS COM A TURMA AQUI EM SÃO PAULO, ESTAVA EU LÁ NA ARGENTINA, FRENTE A FRENTE COM AS TCS E OS GRANDES VOLANTES ORIUNDOS DA ESCOLA JUAN MANUEL FANGIO.
EU MESMO NÃO ACREDITAVA, MAS SENTIA DENTRO DE MIM UMA EMOÇÃO SEM FIM E AO MESMO TEMPO, UM CERTO ORGULHO DE ESTAR LÁ.
AS TCS (TURISMO CARRETERAS) JÁ NÃO ERAM MAIS AS "CUPECITAS" OU  SEJA AQUELES COUPES QUE HÁ MUITO CONHECIAMOS AQUI NO BRASIL. AS TCS DE AGORA DOS ANOS 70 MAIS PARECIAM CARROS PROTÓTIPOS, COM CARROCERIAS AERODINAMICAS, MAS COM UM RONCO QUE EM MUITO LEMBRAVAM OS V8 DAS CHEVROLET CORVETTE  DO CAMILO, JUSTINO DE MAIO, CAETANO DAMINIANI , ANDREATTAS E DE OUTROS HEROIS NACIONAIS.
O ACESSO AO BOXE ERA FRANQUEADO A TODOS OS "FANÁTICOS DE LAS CARRERAS" QUE ASSIM COMO EU, COM SUAS "CÁMARAS" ( MÁQUINA FOTOGRÁFICA - A MINHA ERA UMA YASHICA TIPO CAIXOTE ) A TIRA COLO, IAM REGISTRANDO TUDO O QUE LHES ERA VALIOSO E INTERESSANTE .
ESTA TOTAL LIBERDADE E A ATENÇÃO PRESTADA AO PÚBLICO PAGANTE (LÁ TODOS PAGAVAM - NÃO HAVIA HOSPITALITY CENTER E NEM FURÃO) TALVEZ SEJA  A RAZÃO HISTÓRICA DO SUCESSO DO AUTOMOBILISMO ARGENTINO, QUE SEMPRE ATRAI MILHARES DE PESSÔAS AOS SEUS AUTODROMOS E CIRCUITOS DE ESTRADA.
OS GRANDES NOMES "IDOLOS" TAIS COMO; LUIS DI PALMA, CARLOS PAIRETTI, GASTON PERKINS, EDUARDO COPELLO  E OUTROS LÁ ESTAVAM, DISPONIVEIS E SOLICITOS, A ATENDER OS "SEGUIDORES DE SEUS FANS CLUB" (TORCIDA ORGANIZADA, TAL COMO NO FUTEBOL).
A "CARRERA" EM SI, ERA UMA DAS PROVAS DO CAMPEONATO ARGENTINO DE TC (TURISMO CARRETERA), COM A PARTICULARIDADE DA PROVA SER COMPOSTA POR CINCO SÉRIES DE 50 VOLTAS CADA, COMPUTANDO SE A SOMA DE TEMPOS. ENFIM QUASE UM DIA INTEIRO DE CORRIDAS SEMPRE MUITO DISPUTADAS E COM GRANDE QUANTIDADE DE COMPETIDORES


LARGADA DE UMA DAS SÉRIES - SEMPRE COM GRANDE
NUMERO DE COMPETIDORES.


UMA AMOSTRA DO NIVEL DAS CORRIDAS. AS DISPUTAS POR UMA DETERMINADA POSIÇÃO NUNCA ENVOLVIAM MENOS DO QUE QUATRO CARROS.


PELA MINHA ANOTAÇÃO NA FOTO, ESTE TC, É UM FORD PILOTADO POR CARLOS PAIRETTI. LOGO ATRÁS DISPUTANDO A POSIÇÃO VEM UM TORINO NA SUA FORMA NORMAL, PREPARADO PARA TC.



MAIS UMA DISPUTA POR POSIÇÃO, ENTRE DOIS TCs.



TC. LIEBRE TORNADO PILOTADA POR EDUARDO COPELLO UM DOS MAIORES
IDOLOS DOS ARGENTINOS.


LARGADA DA ULTIMA SÉRIE

DETALHES ...

UM FATO MUITO INTERESSANTE: O MAIOR DOMÍNIO, ERAM DOS CARROS COM MOTOR TORNADO; AS TCS LIEBRES TORNADO E ... OS BERTA TORNADO ( SIM OS BERTAS DO FAMOSO ORESTES BERTA ).
OS DEMAIS CARROS FORD FALCON, ERAM EQUIPADOS COM MOTOR FORD F100.

OUTRO FATO QUE ME CHAMOU ATENÇÃO NA ÉPOCA, FOI A PRESENÇA MARCANTE DA TV NA TRANSMISSÃO DA CORRIDA (FATO QUE ERA RARÍSSIMO DE ACONTECER AQUI NO BRASIL) E O ENTUSIASMO DO PÚBLICO, APESAR DO FRIO INTENSO QUE FAZIA.

A MELHOR VOLTA DA PROVA CONSIDERANDO AS CINCO SÉRIES FOI DE 1 min 3 seg. A UMA VELOCIDADE DE 176,360 KM/H, REALIZADA PELO PILOTO LUIS DI PALMA COM UM BERTA TORNADO.

COMO TODO FANAUTO EM TERRAS ESTRANGEIRAS, NA QUARTA FEIRA DA SEMANA SEGUINTE APROVEITEI NA HORA DE EMBORA, PARA PASSAR EM UMA “TIENDA DE HOBBY” PARA COMPRAR ALGUNS KITS  DE MAQUETAS DE CARROS PARA MONTAR E NUMA “TIENDA DE REVISTAS” PARA COMPRAR ALGUMAS REVISTAS SOBRE AUTOMOBILISMO (NA ÉPOCA ARTIGO RARO E DE LUXO AQUI NO BRASIL) E POR SORTE ACABEI COMPRANDO A ULTIMA EDIÇÃO DA REVISTA CORSA  JÁ COM A REPORTAGEM SOBRE A “FECHA DE CORDOBA”.

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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A N O S  D O U R A D O S  -  37

500 MILHAS DE INTERLAGOS

A CONFIRMAÇÃO DE UM "PURO SANGUE NACIONAL"


SOMENTE EM 8 DE DEZEMBRO DE 1962, QUE A RAÇA DA BERLINETA INTERLAGOS FOI CONFIRMADA  COMO UM “PURO SANGUE NACIONAL”, APESAR DA SÉRIE DE VITÓRIAS QUE A MESMA JÁ VINHA OBTENDO EM PISTAS NACIONAIS.
ESTA CONFIRMAÇÃO VEIO APÓS UMA EMOCIONANTE PERSEGUIÇÃO DE QUASE OITOCENTOS QUILOMETROS,  DESTE “PURO SANGUE NACIONAL” A UM OUTRO PURO SANGUE, “UM  ALEMÃO MAIS CONHECIDO POR PORSCHE 90-S”, QUANDO AO FINAL, A DUPLA CHRISTIAN HEINS E LUIS ANTONIO GRECO A BORDO DA “BRASILEIRISSIMA” BERLINETA WILLYS INTERLAGOS DE N. 22, VENCE BRILHANTEMENTE  AS 500 MILHAS DE INTERLAGOS. 

FOI O TEMPO TODO UM DUELO DE RATO E GATO, ONDE O "VERDINHO" PORSCHE 90-S,  POR TER UM MOTOR COM MAIS TORQUE LEVAVA VANTAGEM NAS SUBIDAS DO AUTODROMO DE  INTERLAGOS E A "AMARELINHA" BERLINETA DA DUPLA HEINS E GRECO COM MAIS ESTABILIDADE, RECONQUISTAVA NAS CURVAS E ALGUMAS PEQUENAS RETAS.

INTERESSANTE:

DOS DEZESSETE CARROS QUE DERAM A LARGADA, QUATORZE TERMINARAM E FIZERAM JUS A PREMIAÇÃO EM DINHEIRO ( HAVIA TAMBÉM PREMIO PARA O DÉCIMO QUINTO COLOCADO, POREM NINGUEM  LEVOU )

UM ÚNICO ACIDENTE OCORREU LAMETAVELMENTE COM O PILOTO  UGO GALINA, QUE CAPOTOU O SEU ALFA ROMEO JK DE NUMERO N. 3
FOI REMOVIDO EM ESTADO GRAVE AO HOSPITAL DAS CLINICAS EM RAZÃO DE MULTIPLAS FRATURAS NA BACIA E NOS OMBROS.

ROBERTO GALUCCI ( ANOS MAIS TARDE,  VIRIA A SER BICAMPEÃO DA TRADICIONAL PROVA 500 KM DE INTERLAGOS), FOI O PILOTO MAIS SEM SORTE DA CORRIDA, POIS NENHUM DOS DOIS CARROS QUE PREPAROU  ( UMA LANCIA EM QUE FEZ DUPLA COM BIRD CLEMENTE E UMA FERRARI EM QUE FEZ DUPLA COM CELSO LARA BARBERIS ) NÃO CONSEGUIRAM TERMINAR A CORRIDA.

A “ 500 MILHAS DE INTERLAGOS” FOI CONSIDERADA POR ALGUNS CRONISTAS ESPORTIVOS, COMO A CORRIDA MAIS DIFÍCIL DO CAMPEONATO PAULISTA DA TEMPORADA 1962. 


LARGADA AO ESTILO "LE MANS" MUITO COMUM NA DÉCADA DE 60



MOMENTO DA LARGADA EM QUE CELSO LARA BARBERIS ENTRA NA
FERRARI 250 MM , QUE CORRERIA EM DUPLA COM ROBERTO GALUCCI.



PURO SANGUE ALEMÃO PILOTADO PELA DUPLA CHICO LANDI E
MARIO CESAR DE CAMARGO FILHO ( MARINHO)  QUE PROTAGONIZOU
 COM  A BERLINETA N.22 UM DOS MAIS
 EMOCIONANTES DUELOS DE INTERLAGOS.


O PILOTO  "VOLANTE 13" A BORDO DO DKW VEMAG  N. 7, A FRENTE DO ALFA ROMEO - JK  N.3  DE UGO GALINA QUE MOMENTOS APÓS VIRIA CAPOTAR.


UM DOS MOMENTOS DO DUELO  EM QUE O PORSCHE 90-S
VEM A FRENTE DA BERLINETA INTERLAGOS.


OUTRA FACETA DO DUELO, ONDE AGORA A BERLINETA INTERLAGOS
 VEM A FRENTE DO PORSCHE 90-S.



PARADA NO BOX DO DKW VEMAG DA DUPLA  "DELORTE" E "MANCAL"

CLASSIFICAÇÃO FINAL


NOTA - ONTEM A NOITE (27/09/2011) AO ASSISITIR O PROGRAMA DO REGINALDO LEITE ENTREVISTANDO OS PILOTOS FRITZ D'OREY E BIRD CLEMENTE, VIM A SABER PELO BIRD CLEMENTE, QUE ESTAS 500 MILHAS DE INTERLAGOS, FOI A ULTIMA CORRIDA DO PILOTO CHRISTIAN HEINS AQUI NO BRASIL, POIS TEMPOS DEPOIS VEIO A FALECER EM DESASTRE NA CORRIDA DE LE MANS - FRANÇA.

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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A U T O M O B I L I S M O


ACONTECEU EM ABRIL DE 1934
NO  AUTODROMO DE MONTLHÉRY - FRANÇA


RENAULT MODELO NERVASPORT COM CARROCERIA ESPECIAL ( CARROCERIA PERFILADA PARA MENOR ARRASTO AERODINAMICO) , IMPULSIONADO POR UM MOTOR RENAULT DE 8 CILINDROS E 5448 CC - ORIGINAL UTILIZADO NO RECORD.



VERSÃO COMERCIAL DO RENAULT NERVASPORT. JA  VINHA DE FÁBRICA, COM A MESMA MECANICA  UTILIZADA NO MODELO DO RECORD.

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terça-feira, 20 de setembro de 2011

MODELISMO EM PAPEL  -  PAPER MODEL

COLEÇÃO AMERICAN CARS - 04

FORD CUSTON CLUB COUPE - 1949


EM 1949, A FORD MOTOR COMPANY (USA) APRESENTOU SEUS NOVOS MODELOS EM UMA GRANDE FESTA DE GALA REALIZADA NO LUXUOSO HOTEL WLADORF-ASTORIA NA CIDADE DE NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS.
A SUA NOVA LINHA DE AUTOMOVEIS  “DIVISÃO FORD” APRESENTAVA UMA NOVIDADE ESTRUTURAL CHAMADA DE “SISTEMA INTEGRADO” CUJO O OBJETIVO PRINCIPAL ERA O DE CRIAR UM “CORPO SALVA-VIDAS” (ATUALMENTE DENOMINADA DE CÉLULA DE SOBREVIVÊNCIA – LÓGICO GUARDADA AS DEVIDAS PROPORÇÕES DE TEMPO E DESENVOLVIMENTO TECNÓLOGICO).

DENTRE OS NOVOS MODELOS APRESENTADOS COM ESTE NOVO VISUAL MODERNO DE PARALAMAS INTEGRADOS A CARROCERIA, ERA APRESENTADO O MODELO “FORD CUSTON CLUB COUPE “ QUE LOGO SE TORNARIA O MODELO PREFERIDO, PARA FACE AS VARIAS POSSIBILIDADES DE PERSONALIZAÇÕES AO GOSTO DO “AMERICANO”.

DA SÉRIE "CUSTON CLUB COUPE", FORAM PRODUZIDOS 150.254 CARROS COM O PREÇO INICAL DE  U$ 2.119 ( PREÇO POSTO E.U.A)



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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ANOS DOURADOS - 36

CORRIDAS DE RUA
GRANDE PREMIO DE VOLTA REDONDA - 1956 *

* correção da data anteriormente registrada como 1960, conforme contribuição do leitor Ricardo Karan

PROMOVIDA PELOS DIÁRIOS ASSOCIADOS EM HOMENAGEM
AO PRESIDENTE JUCELINO.
ESTA CORRIDA FAZIA PARTE DO CAMPEONATO DE CIRCUITOS "CARROS A VISTA"


LARGADA DA PROVA PRINCIPAL


ACIDENTE COM O CARRO DE HENRIQUE CASSINI DURANTE OS TREINOS E PROVAS CLASSIFICATÓRIAS.


A - JAGUAR DE MARIO CELLI E ARMANDO SILVA  ( 5. COLOCADO )
B - MASERATTIs DANDO UM SHOW A PARTE  ( NA FOTO:  PINHEIRO PIRES  )
C - PASSAGEM DE UM DOS PARTICIPANTES DA PROVA.



GODOFREDO VIANA E SUA FERRARI VENCEDORA DO CIRCUITO


BANDEIRADA DE CHEGADA DA PROVA PRINCIPAL


GODOFREDO VIANA CARREGADO PELA TORCIDA APÓS BANDEIRADA DA VITÓRIA.



LARGADA DA PROVA PARA CARROS DA CATEGORIA MENOR

A DIREITA O FORD 37 DE HELIO KREISCHER (DELEGADO)  E NA SEGUNDA FILA
NO MEIO O CITROEN DE MARIO OLIVETTI



CITROEN  N.77, COM MARIO OLIVETTI LIDERANDO A PROVA DA
CATEGORIA MENOR.

** COMPLEMENTAÇÃO DA MATÉRIA - 05/10/2011

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GRANDE PREMIO DE VOLTA REDONDA

11 de novembro de 1956


CARROS ESPORTE

1.  GODOFREDO VIANA FILHO – FERRARI  
2.  GILBERTO MACHADO -  FERRARI
3.  JOAQUIM SAMPAIO -  MASERATI
4.  CELSO L. BARBERIS -  FERRARI
5.  MARIO CELLI - JAGUAR XK 120

OUTROS PARTICIPANTES:  HENRIQUE CASINI, SEVERINO SILVA, PINHEIRO PIRES

CARROS TURISMO

1. HELIO KREISCHER -  FORD
2. EUCLIDES SILVA – VOLKSWAGEM
3. MARIO OLIVETTI -  CITROEN

CARROS DE TURISMO ATÉ 1.3OO cc

1. MARCELO BARBOSA -  PEUGEOT
2. CAIO GRACCO – VOLKSWAGEM
3. BUBY – VOLKSWAGEM
OUTROS PARTICIPANTES: FERNANDO HORA (FIAT) E  NICOLA DI LUCCIO ( SIMCA )

CARROS DE TURISMO 1.300 CC A 2.6

1.
ALEXANDRE FONTENELLE -  VOLVO
2. LEON MAX -   BORGWARD
3. MARIO CELLI -  CITROEN
FONTE: portuguesetranslations.com

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sábado, 10 de setembro de 2011

MODELISMO EM PAPEL  -  PAPER MODEL

COLEÇÃO AMERICAN CARS - 03

CHEVROLET CAMARO - 1967

O CHEVROLET CAMARO, FOI LANÇADO EM  PRIMEIRO DE SETEMBRO DE 1966, APÓS CUIDADOSA PESQUISA DA GENERAL MOTORS PARA LANÇAR UM PRODUTO QUE FIZESSE FRENTE AO SUCESSO DO FORD MUSTANG.
O CAMARO OSTENTAVA UM STILO  ATRAENTE E PODIA SER COMPRADO COM UMA GRANDE VARIEDADE DE OPCIONAIS E VERSÕES PARA ATENDER ÀS PREFERÊNCIAS PARTICULARES DE CADA COMPRADOR.

ESPECIFICAÇÕES BÁSICAS DO MODELO Z/28 - 1967

CHASSI, ENTRE EIXOS EM MILÍMETROS: 2.745
PESO, KG: 1.750
QUANTIDADE FABRICADA: 602
PREÇO BÁSICO: US$ 3.500  (EM 1967 )
MOTOR PADRÃOTIPO: OHV V8
CILINDRADA, CENTÍMETROS CÚBICOS: 4.948
ALIMENTAÇÃO: 1 CARBURADOR QUÁDRUPLO
TAXA DE COMPRESSÃO: 11,0:1
POTÊNCIA (CV) A RPM: 294 A 5.800
TORQUE (MKGF) A RPM: 40,1 A 4.200

EQUIPE PENSKE

A  EQUIPE PENSKE,  FOI A PRIMEIRA EQUIPE PARTICULAR A VENCER DESDE 1967, UMA CORRIDA DA SÉRIE  “TRANS AM 1967 - 1969”, E ESTE FEITO FOI REALIZADO COM UM CHEVROLET CAMARO Z/28.
NA  TEMPORADA DE 1969, ESTE CHEVROLET CAMARO PILOTADO POR MARK DONOHUE, FOI CONSIDERADO O MELHOR CARRO  DA SÉRIE,  TENDO VENCIDO  SEIS  VEZES E TERMINADO EM SEGUNDO EM DUAS VEZES,  DO TOTAL DE 12 CORRIDAS DO CAMPEONATO.



REGISTRO DA TEMPORADA TRANS AM DE 1969

- MICHIGAN, 11 DE MAIO - DONOHUE   ( SEGUNDO COLOCADO )
- LIME ROCK, 30 DE MAIO - A EQUIPE PENSKE E DONOHUE NÃO
  PARTICIPARAM,  POIS    ESTAVAM COMPETINDO NO FIM DE SEMANA NA   
  INDY 500.
- MID OHIO, 08 DE JUNHO - DONOHUE  ( SÉTIMO COLOCADO)
- BRIDGEHAMPTON, 22 DE JUNHO - DONOHUE  ( SEGUNDO COLOCADO )
- DONNYBROOKE, 06 DE JULHO - DONOHUE  DNF
- BRYAR, 20 DE JULHO - DONOHUE  ( PRIMEIRO COLOCADO )
- ST JOVITE, 03 DE AGOSTO - DONOHUE  ( PRIMEIRO COLOCADO )
- WATKINS GLEN, 10 DE AGOSTO - DONOHUE  ( PRIMEIRO COLOCADO )
- LAGUNA SECA, 24 DE AGOSTO - DONOHUE  ( PRIMEIRO COLOCADO )
- KENT, 7 DE SETEMBRO - DONOHUE DNF
- SEARS POINT, 21 DE SETEMBRO - DONOHUE  ( PRIMEIRO COLOCADO )
- RIVERSIDE, 05 DE OUTUBRO - DONOHUE  ( PRIMEIRO COLOCADO )
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quarta-feira, 7 de setembro de 2011

U T I L I D A D E   P Ú B L I C A

VI,  GOSTEI,  RESPEITO  E   ADMIRO


PARABENS ...

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MODELISMO EM PAPEL - PAPER MODEL

COLEÇÃO  AMERICAN CARS - 02

FORD MUSTANG II HATCHBACK - 1974





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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A N O S  D O U R A D O S  -  35
CORRIDAS DE RUA
(RIO GRANDE DO SUL O BERÇO DAS CARRETERAS)


CIRCUITO DE FARROUPILHA - 1958

 JOSÉ ASMUZ  LIDERANDO COM  CARRETERA FORD n.32 
GRAVATAI / CAPÃO DA CANOA - 1963


ARRANCADA NA AV. FARRAPOS - 1967
ANTONIO TERGOLINA (FORD n.6 ) A FRENTE DE NATIVO CAMOZZATO ( FORD n.12)

 CIRCUITO CAVALHADA / VILA NOVA - 1958
 NATIVO CAMOZATTO (n. 6 )  A FRENTE DE CATHARINO ANDREATTA (n. 2)



ARISTIDES BERTUOL ( CHEVROLET n.4) A FRENTE
 DE DANTE CARLAN (FORD n.10)
CIRCUITO DE PELOTAS - 1957

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