terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C  -  cap. 9

el CUADRADO de PEDUZZI



A PRINCIPIO, O PROJETO DO “EL CUADRADO” ESTAVA VOLTADO PARA  A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO “HOT ROD” NOS MESMOS MOLDES DOS "HOTS AMERICANOS", UM VELHO CHASSI,  UMA CLÁSSICA CARROCERIA RECORTADA E UM MOTOR POTENTE SUPERALIMENTADO.
ASSIM NASCIA O “EL CUADRADO”, UM CHASSI CHEVROLET DE 1929 COM A SUA CARROCERIA TIPO CRISTALEIRA (QUADRADA ) E A PARTE MECÂNICA HERDADA DE UMA “CUPECITA CHEVROLET” QUE FELIX ALBERTO PEDUZZI  HAVIA PILOTADO E GANHO O GRANDE PREMIO DE T.C ARGENTINO DE 1962.

NA FASE DE TESTE DO “EL CUADRADO”, O SEU ÓTIMO DESEMPENHO SURPREENDEU A TODOS AQUELES QUE TIVERAM PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CRIAR UM “HOT ROD” DE USO CIVIL.
NASCIA ENTÃO NAQUELE MOMENTO,  UM NOVO AUTO DE COMPETIÇÃO QUE FARIA PARTE DA POPULAR CATEGORIA  AUTOMOBILÍSTICA DA ARGENTINA, A  “T.C -  TURISMO CARRETERA”.


POR TER UMA CARROCERIA QUADRADA DE AERODINÂMICA POUCO ORTODOXA PARA OS VEÍCULOS DA CATEGORIA T.C DA DÉCADA DE SESSENTA (ÉPOCA EM QUE A CATEGORIA ENTRAVA NUM PROCESSO DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA), O “EL CUADRADO”  SE DESTACAVA ENTRE TODOS OS DEMAIS.  
A DESPEITO DA PENSAMENTO DE MUITOS DE QUE TAL AUTO JAMAIS TERIA UM BOM RESULTADO ESPORTIVO, O RESPEITO  PELO “EL CUADRADO” VEIO APÓS A SUA PRIMEIRA E ÚNICA VITÓRIA EM 10/04/1966 NO AUTÓDROMO DE RIO CUARTO NA PROVÍNCIA DE CÓRDOBA A FRENTE DE GRANDE NOMES DA ÉPOCA.



A FALTA DE AERODINÂMICA DA SUA CARROCERIA QUADRADA, ERA COMPENSADA POR ELA SER MUITO LEVE (APESAR DE BEM REFORÇADA) , POR UM CHASSI EXTREMAMENTE FLEXÍVEL  QUE PERMITIA UMA BOA DIRGIBILIDADE E; UMA ÓTIMA RELAÇÃO PESO POTÊNCIA EM RELAÇÃO AOS SEUS RIVAIS DE PISTA.



UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS INTERESSANTE DO “EL CUADRADO”, ERA DE QUE O PROJETO DA SUA SUSPENSÃO FORA  FEITO CONSIDERANDO APENAS A PARTICIPAÇÃO DO CARRO EM CIRCUITOS TIPO “AUTÓDROMOS”, ONDE A MAIORIA DAS CURVAS ERAM SEMPRE A DIREITA.
EM RAZÃO DE INUSITADO FATO, O “EL CUADRADO”  NÃO PARTICIPAVA DE CORRIDAS EM CIRCUITO DE RUA OU ESTRADA, PELO RECEIO DO MESMO SE DECOMPOR.



ESTE MODELO NAS MÃOS DE RICARDO PEDUZZI ( FILHO DE  FELIX, O  DONO DA "CUPECITA" QUE FORNECEU A PARTE MECÂNICA PARA O “EL CUADRADO”),  POR MUITO TEMPO PARTICIPOU DE  COMPETIÇÕES DO CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C, SEMPRE COM DESEMPENHO EXCEPCIONAL CONSIDERANDO SEUS OPONENTES DE TECNOLOGIA MAIS ATUALIZADA,  ATÉ QUE EM 1969, O REGULAMENTO NÃO PERMITIRIA MAIS A SUA PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES DO CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C.





COM A PROIBIÇÃO, A PRIMEIRA IDÉIA DE RICARDO PEDUZZI ERA VENDER O “EL CUADRADO” O CARRO QUE HAVIA SE TORNADO UM DOS “AUTOS MAIS EMBLEMÁTICOS DA T.C ARGENTINO”.

NÃO MUITO CONVENCIDO DA IDÉIA INICIAL DE VENDER O “EL CUADRADO” POIS O MESMO HAVIA LHE DADO GRANDES RECORDAÇÕES E ALEGRIAS, RICARDO PEDUZZI  SUBSTITUI O MOTOR CHEVROLET SEIS CILINDROS, POR UM TORNADO INTERCEPTOR  DE 7 BANCADAS E PARTICIPA DO " CAMPEONATO ZONAL - TORNEO T.C DEL OESTE DE 1972 " SAGRANDO-SE VENCEDOR DO MESMO. 



======================

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL

PAPER PORSCHE 

RÉPLICAS EM PAPEL CONVERTIDAS PARA A ESCALA  1/40
  


PORSCHE 961 QUE COMPETIU NA 24 DE LE MANS DE 1986


( modelo criado por KEROLIVER e convertido por HIPERFANAUTO, para a escala 1/40) download do modelo original - http://www.maquettes-papier.net/forumenpapier/topic8583-165.html




PORSCHE  956 SHORT TAIL - 1984


( modelo criado pelo projetista brasileiro TITO TILP  que gentilmente presenteou o autor deste blog, com uma de suas edições. Convertido para a escala 1/40, este modelo atualmente é uma das peças de maior importância da Coleção Hiperfanauto )
maiores informações e detalhes vide o blog: http://titotilp.blogspot.com.br/search/label/956





PORSCHE 911 GT1 LE MANS 1996


 ( modelo criado por KEROLIVER e convertido por HIPERFANAUTO, para a escala 1/40) download do modelo original - http://www.maquettes-papier.net/forumenpapier/topic3552-150.html

=============================



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL

THREE MODELS FOR " SCOTT " 



CHEVROLET BEL AIR  - 1957





                                                CHEVROLET CAMARO IROC Z28 - 1988






CADILAC CROWN ROYALE - 1975 


THANK YOU FOR CONSIDERATION BY MY WORKS

=======================