75 ANOS DE T.C - cap. 6
LA COLORADITA - JUAN MANUEL BORDEU
A “COLORADITA” ERA UM COUPE (CUPECITA) CHEVROLET 1947 QUE JUAN MANUEL FANGIO COMPROU
DE MARCOS CIANI EM 1962, E ENTREGOU AO SEU IRMÃO “TOTO FANGIO” QUE A
PREPAROU ESPECIALMENTE PARA O PILOTO
“JUAN MANUEL BORDEU”.
A SUA ESTREIA FOI EM 1963 NO "CIRCUITO DE OLAVARRIA", NA CORRIDA EM QUE LAMENTAVELMENTE O GRANDE CAMPEÃO “JUAN GALVEZ” FALECEU
VITIMA DE ACIDENTE.
NESTE MESMO ANO DE 1963, NA CORRIDA “ VUELTA DE JUNIN”, JUAN MANUEL BORDEU
(MANECO) OBTÉM O SEU PRIMEIRO EXITO COM A “COLORADITA”.
EM 1966 AO FINAL DE UMA INESQUECÍVEL
TEMPORADA EM QUE OBTEVE 9 VITÓRIAS, “JUAN MANUEL BORDEU” COM A “COLORADITA”
CONQUISTA O CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C DE 1966.
O INTERESSANTE É, QUE ESTE EXITO OCORREU NADA
MAIS NADA MENOS QUE
25 ANOS DEPOIS, QUE A MARCA CHEVROLET HAVIA
GANHO O SEU ULTIMO CAMPEONATO ARGENTINO
DE T.C (1941), JUSTAMENTE COM O PILOTO JUAN MANUEL FANGIO.
OUTRO MARCO INTERESSANTE DESTE CAMPEONATO DE
1966, É QUE FOI O ULTIMO CAMPEONATO DE T.C VENCIDO POR UMA “CUPECITA”
"LA ULTIMA CUPECITA CAMPEONA"
JUAN MANUEL BORDEU PARTICIPOU DE 110 CORRIDAS, OBTENDO O TRIUNFO
DE VENCER 21 DELAS.
EM 1972 PILOTANDO UM DODGE POLARA, "JUAN
MANUEL BORDEU" PARTICIPA DE SUA ULTIMA CORRIDA.
EM 24 DE NOVEMBRO DE 1990 VEM A FALECER, VITIMA DE LEUCEMIA.
==========================
Olá Fernando! Bela "cupecita", hein? Achei o formato da grade muito parecida com a de um Lancia. Há algum sentido nisso, ou é só uma coincidência?
ResponderExcluirAbração e parabéns pelo post.
Oi Guima tudo bem,
ExcluirRealmente não posso lhe afirmar se a semelhança com a grade do LANCIA tem algum sentido técnico ou que fosse aproveitada de um outro carro.
O que era muito comum na época (conforme li em uma destas revistas CORSA) era o preparador (misto de mecânico e estilista) procurar formas mais aerodinâmicas para a "frente" das Cupecitas, e que também permitissem melhor fluxo de ar para os radiadores.
Abs.
Fernando, o nome JUAN MANUEL BORDEU me trás belas lembranças de minha juventude, quando acompanhava o automobilismo argentino mais de perto. Grandes nomes de um grande automobilismo!
ResponderExcluirUm abraço
Bela história Hiper do melhor automobilismo do mundo!!!
ResponderExcluirA história continua.
ExcluirEsta semana estarei publicando o capítulo 7 da série 75 ANOS DE T.C
Abs,
Gran piloto Bordeu; estuvo cerca de llegar a la F1, pero un accidente probando en Inglaterra le truncó la posibilidad.
ResponderExcluirAbrazos!
Juanh Racing Team
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Buenos dias,
ExcluirSeja benvindo e obrigado pela visita.
Se não fosse o acidente na Ingaterra, acredito que Maneco seria mais um grande representante do automobilismo argentino no circuito da Formula 1, tal como foi Fangio, Gonzales e Carlos Reutmam.
Abraços,
Hiperfanauto