75 ANOS DE T.C - cap 8
FORD FALCON - EL ANGOSTADO
MODELO ARTESANAL DE GUSTAVO AMBROSIO (gauchomodels.blogspot.com.br)
1967
APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NO CAMPEONATO ARGENTINO DE TURISMO CARRETERA, UM FORD
FALCON ANGOSTADO ( ESTREITADO – LARGURA ORIGINAL DA CARROCERIA REDUZIDA EM 5
CM DE CADA LADA) COMO RESPOSTA DA FORD ARGENTINA PARA COMPETIR COM OS TURISMO CARRETERA CADA
VEZ MAIS COMPETITIVOS.
COM A REDUÇÃO DE
5CM DE CADA LADO DA CARROCERIA, O FORD FALCON TINHA MENOR RESISTÊNCIA AO AR OU
SEJA MAIOR PENETRAÇÃO AERODINÂMICA ALIADA A UMA MAIOR PERFORMANCE COM A
COLOCAÇÃO DE UM MOTOR FORD F100 V8 COM POTÊNCIA DE 300 HP QUE O LEVARIA A UMA
VELOCIDADE MÁXIMA APROXIMADA DE 260 – 270 KM/H.
A
ÚNICA PRIORIDADE NA PREPARAÇÃO DO CARRO ERA MANTER A ESTÉTICA DO FORD FALCON, POIS O MODELO ( ORIGINAL 6 CILINDROS) TINHA UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO, E PARA A FORD ARGENTINA, ERA FUNDAMENTAL QUE COM O MODELO DE COMPETIÇÃO NÃO SE PERDESSE A IDENTIDADE "FORD FALCON".
DURANTE
TODO O CAMPEONATO DO ANO SEGUINTE ( 1968 ), UM MODELO DO FORD FALCON "EL
ANGOSTADO", PREPARADO EXCLUSIVAMENTE PELO
DEPARTAMENTO DE COMPETIÇÕES DA FORD, E PILOTADO CARMELO GALBATO TEVE UMA ATUAÇÃO DESTACADA NO CAMPEONATO
ARGENTINO DE TURISMO CARRETERA.
APESAR DE NÃO GANHAR O TITULO, A UTILIZAÇÃO
DESTE CARRO FOI FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MOTOR F100 V8 DE 4000 cc. COM ESTE CARRO, CARLOS GABALTO CHEGOU AO RECORDE
DE VELOCIDADE AO ATINGIR 268 KM/H .
OUTRO
PILOTO A CONDUZIR UM EL ANGOSTADO COM O APOIO DA FORD, FOI
CARLOS REUTEMAMN.
OBTENDO O SEGUNDO LUGAR EM SACAPUNTAS
CARLOS REUTEMANN COM UM FORD FALCON ANGOSTADO E
CARLOS PAIRETTI COM UM TRUENO NARANJA.
=======================================
Grande aula Hiper, aprendi mais uma dos Hermanos, eles são os "Caras"!!!
ResponderExcluirEl Falcon angostado de Reutemann es uno de los autos que me gustaría tener algún día en mi vitrina. Hermoso!
ResponderExcluirAbrazos!
Juanh Racing Team
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Grande post Fernando, ao ver a 2ª foto, meu coração deu uma parada!
ResponderExcluirUm abração
Caros amigos Fabiani, Juanh e Rui,
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentários.
Fabiani, não é a toa que uma categoria de automobilismo após 75 anos de existência, continua sendo sucesso de publico e de tecnologia.
Juahn, se eu souber de alguém que tenha um El Angostado na escala 1/43 em bom estado e a um preço razoável, lhe aviso.
Rui, depois me diga por-que a foto n.2 mexeu com o seu coração>
Por acaso você teve um Falcon ?
Abs e um bom domingo,
Hiperfanauto
Não tive o privilégio, mas era vidrado neles!rsrsr
ResponderExcluirPena que não pilotei nenhum.
Um abraço
Mi padre laburó en el equipo oficial de la Ford en 67 preparando el Falcon para Reutemann y Galbato. ( https://www.facebook.com/jig.motores )
ResponderExcluir