quinta-feira, 24 de outubro de 2013

AUTOMOBILISMO


REEDIÇÃO DA MATÉRIA DE 04/10/2011,  QUE APRESENTAVA ATRAVÉS DE FOTOS DA ÉPOCA, UM RESUMIDO PANORAMA DA EVOLUÇÃO DOS CARROS DE COMPETIÇÃO NAS DÉCADAS DE 50 E 60, QUANDO AINDA ERA PRATICADO UM AUTOMOBILISMO ROMÂNTICO.

  segunda feira, 24 de outubro de 2011

A U T O M O B I L I S M O

DÉCADAS DE 50 E 60 EM TRÊS TEMPOS


ENQUANTO O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA INDUSTRIA  AUTOMOTIVA   NO BRASIL DORMIA EM BERÇO ESPLENDIDO E POR CONSEQUÊNCIA, LIMITAVA A EVOLUÇÃO DO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO NACIONAL,  LÁ FORA A REALIDADE ERA BEM OUTRA.
ESTA OBSERVAÇÃO, NÃO É DEMÉRITO E NEM DESMERECIMENTO ALGUM, AOS NOSSOS HEROICOS E ABNEGADOS MECÂNICOS E PILOTOS DE COMPETIÇÃO, QUE FAZIAM, DAS TRIPAS O CORAÇÃO, PARA SEMPRE APRESENTAR  AO PUBLICO, ESPETÁCULOS DIGNOS E VIBRANTES.

    INICIO DA DÉCADA DE 50 ( 1950 / 1952)

ALFA ROMEO  8C 2900B  -  ALLARD CADILLAC


     MEIO DA DÉCADA DE 50  (1953 A 1957 )


PORSCHE 550  E MERCEDES BENZ  300SL


    FINAL DA DÉCADA DE 50 ( 1958 A 1960 )  


 MASERATTI  450 S


MASERATTI TYPE 61 "BIRDCAGE"

     INICIO DA DÉCADA DE 60 ( 1961 A 1963)


FERRARI  TRI / 61 - TESTA ROSSA


LOTUS  MK 19 - MONTE CARLO

   MEIO DA DÉCADA DE 60 ( 1964 A 1966 )

CHAPARRAL II CHEVROLET


LOLA T70 CHEVY ( n.26)  LOLA T70 FORD (n.31)

   FINAL DA DECADA DE 60 ( 1967 A 1969 )

LOLA T160


MAC LAREN  M6A


GRAÇAS AOS FRUTOS GERADOS PELOS NOSSOS ABNEGADOS CONSTRUTORES, MECÂNICOS E PILOTOS DE COMPETIÇÃO, NO INICIAR DA DÉCADA DE 70, A REALIDADE DO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO NACIONAL COMEÇAVA A SAIR DO SEU ESTÁGIO TÍMIDO E PROVINCIANO,  MARCANDO PRESENÇA NO CENÁRIO INTERNACIONAL , QUER SEJA  PELA QUALIDADE DE NOSSOS PILOTOS QUER SEJA POR COMEÇAR A SEDIAR IMPORTANTES PROVAS INTERNACIONAIS DE FORMULA FORD E FORMULA 1. 

6 comentários:

  1. Belíssimas fotos Fernando de uma época maravilhosa!

    Um abração

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    1. Saudosismo a parte, queira ou não, o automobilismo brasileiro atual deve muito a nós pioneiros dos anos 60 a 80. Basta ver as fotos e verificar a afluência de publico em qualquer que seja a competição (tradicional ou simples disputa regional).

      Abs.

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  2. Todos estos coches que muestras son hermosos, y más si los comparamos con los actuales (en su mayoría horribles) coches de carrera.
    Se extrañan los bellos diseños.
    Abrazos!

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    1. Oi Juanh,

      Com toda a razão, os "coches" dos anos 50 a 70 eram muito mais bonitos, sua aerodinâmica talvez não fosse tão eficiente como a dos "coches" atuais, mas em de harmonia eles eram muito superiores aos atuais.
      Deve se também contar que o automobilismo esportivo até o inicio dos anos 80 era um automobilismo muito mais romântico, onde o fator humano falava mais alto do que o econômico.

      ------------------------------------------ em portunhol ----------------------------------------------------------

      Con toda razón, los "coaches" de 50 a 70 años eran mucho más agradable, su aerodinámica podría no ser tan eficaz como los "coaches" hoy en día, pero en armonía eran mucho más bajos que en la actualidad.
      También debo mencionar que el deporte del motor hasta la década de los 80 fue un deporte de motor mucho más romántico, donde el factor humano en voz más alta que económica.


      Abs

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    2. Fernando, entiendo tanto tu portunhol como tu portugués, pero igual te agradezco la traducción. Hace unas semanas miraba la F1 en Singapur, y me encuentro con que había un edificio raro, una especia de tres torres formando un semicírculo, en cuya terraza (¿a 100 mts de altura? ¿200?) había una gigantesca piscina llena de gente con mucho dinero y mujeres bonitas jugando en el agua. Los relatores decían que era parte del público, el jet set de la F1. Y yo, mientras miraba ese, para mi gusto, lamentable espectáculo, pensaba en la gente que en los años cincuenta y sesenta preparaba su auto en un grasiento y mugroso taller, perdiendo todo su dinero y sus horas de sueño en dejar listo un coche para poder correr el fin de semana en alguna perdida carrera. Comparo, y no puedo creer lo que tenemos hoy. Me quedo con esos esforzados pilotos, mecánicos, preparadores y dueños de equipos que le dieron al automovilismo sus vidas, y gracias a los cuales muchos hoy pueden llenarse los bolsillos de dinero...
      Abrazos!

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  3. Fabiani C Gargioni #27domingo, 03 novembro, 2013

    Concordo com o Juanh Hiper e é evidente que não só os carros mas todo o automobilismo em si era muito mais legal e cheio de emoções!!!

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