1958
TERMINADA A 9ª TEMPORADA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE
AUTOMOBILISMO, MIKE HAWTHORM SAGRA SE CAMPEÃO MUNDIAL DE PILOTOS A BORDO DE UMA
FERRARI 246 E; A FÁBRICA VANWALL ( APESAR
DE TER VENCIDO O MAIOR NUMERO DE GPs E PERDER O CAMPEONATO DE PILOTOS) SAGRA SE
CAMPEÃ DO RECÉM IMPLANTADO CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES.
AMBOS OS CARROS,
FERRARI 246 E O VANWALL VW10, ASSIM COMO A MASERATI 250F, A BRM P25 E A
CONNAUGHT, ERAM CARROS COM MOTOR FRONTAL
(DIANTEIRO), CONCEPÇÃO TÉCNICA DOMINANTE ATÉ ENTÃO, E QUE É NESTA TEMPORADA DE 1958, POSTA EM “CHECK”, APÓS DOIS ESTRONDOSOS
SUCESSOS DA COOPER QUE COM O SEU PEQUENO “COOPER
CLÍMAX” DE MOTOR TRASEIRO VENCE
SEGUIDAMENTE O GRANDE PREMIO DA ARGENTINA E O GRANDE PREMIO DE MÔNACO.
O “COOPER CLIMAX”
ALEM DA CONCEPÇÃO DE MOTOR TRASEIRO ( REVOLUCIONARIA PARA O PADRÃO TÉCNICO VIGENTE ADOTADO PELAS FÁBRICAS DE CARROS “GP”), O SEU
MOTOR ERA FABRICADO PELA PRÓPRIA “COOPER”
E APRESENTAVA UM ACENTUADO ÍNDICE
DE AVANÇO TÉCNICO, COMPARADO AOS DEMAIS CARROS DE MOTOR DIANTEIRO DA ÉPOCA.
1959
APESAR DE NESTA TEMPORADA , OS CARROS “GP” COM MOTOR
DIANTEIRO AINDA PREDOMINAREM NOS GRIDS DE LARGADA DOS GRANDES PREMIOS, O AVANÇO TÉCNICO DO “COOPER CLIMAX” NOVAMENTE SE IMPÕE, VENCENDO “CINCO” GRANDES
PREMIOS DO UM TOTAL DE “NOVE” GRANDES
PREMIOS QUE CONSTITUIAM O CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS E CONSTRUTORES.
JACK BRABHAM SAGRA-SE
CAMPEÃO MUNDIAL COM 31 PONTOS, E EM
SEGUNDO LUGAR VEM TONI BROOKS COM UMA
FERRARI 246 (COM MOTOR DIANTEIRO).
1960
NESTA TEMPORADA OS CARROS “GP” COM MOTOR TRASEIRO, JÁ SÃO
MAIORIA NOS GRIDS DE LARGADA DOS GPs.
JACK BRABHAN NOVAMENTE COM UM “COOPER CLIMAX” REPETE O FEITO DO ANO
ANTERIOR, AO VENCER O CAMPEONATO MUNDIAL
DE PILOTOS. EM SEGUNDO LUGAR, VEM BRUCE MCLAREN TAMBÉM COM UM “COOPER CLIMAX”, DANDO
À “COOPER”, O CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES.
FOI TAMBÉM NESTA TEMPORADA, QUE OCORRERAM AS MAIS PROFUNDAS
MUDANÇAS NA “FORMULA 1”, COM A CONSOLIDAÇÃO DO MOTOR TRASEIRO, A TECNOLOGIA DE
UM MOTOR LEVE DE QUATRO VÁLVULAS POR CILINDRO E TAMBÉM UM GRANDE MOMENTO PARA
OS CHAMADOS “GARAGISTAS” (MECANICAS DE
FUNDO DE QUINTAL)
COMPLETANDO, A TEMPORADA DE 1960 FOI A QUE REGISTROU A
“ULTIMA” VITÓRIA DE UM CARRO “GP” COM MOTOR DIANTEIRO OU SEJA; A DE PHIL HILL
COM UMA FERRARI 246 NO CIRCUITO DE MONZA.
1961
JÁ CONSOLIDADA A “CONCEPÇÃO
DE MOTOR TRASEIRO”, AS FÁBRICAS RAPIDAMENTE RESPONDEM AO DESAFIO DAS
PEQUENAS OFICINAS DE FUNDO DE QUINTAL ( COOPER E LOTUS) E COM O PILOTO PHIL HILL
CONDUZINDO A MODERNA FERRARI 156 “SHARKNOSE” VENCE O CAMPEONATO MUNDIAL
DE PILOTOS E LEVA TAMBÉM PARA A FERRARI, O CAMPEONATO MUNDIAL DE
CONSTRUTORES. O SEGUNDO LUGAR É OCUPADO “POSTUMAMENTE” PELO PILOTO WOLFANG
VON TRIPS, FALECIDO EM MONZA NUM DISCUTIVEL ACIDENTE COM JIM CLARK A BORDO DE
UMA LOTUS CLIMAX 18.
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Muito bom!
ResponderExcluirUm abraço Fernando.
Gran revolución la d elos carros con motor trasero. Aquí está el campeón de 1959, el Cooper Climax de Jack Brabham:
ResponderExcluirhttp://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2011/12/049-cooper-t51-climax.html
Abrazos!
Oi Juanh,
ExcluirRealmente foi uma revolução que persiste até os dias atuais.
Visitei seu blog para ver seu Cooper Climax T51. É uma das miniaturas mais perfeitas que vi, esta de parabéns.
Abs.