sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

AUTOMOBILISMO BRASILEIRO

reedição da matéria de janeiro de 2010

24 HORAS DE INTERLAGOS DE 1970

( A PRIMEIRA E A MESMO TEMPO A ULTIMA )

texto - Hiperfanauto
fotos dos acervos de: - Fabiano e Hiperfanauto.

UMA RÁPIDA DESCRIÇÃO DA ÉPOCA:

CORRIA O ANO DE 1970, O ANO DO MILAGRE BRASILEIRO E DO JARGÃO “BRASIL AME OU DEIXE-O”.

A NOSSA SELEÇÃO CANARINHO AINDA NÃO ERA TRI, MAS JÁ ESTAVA DESPERTANDO PAIXÕES, NO BEIRA RIO O TIME TITULAR HAVIA TOMADO UM SUFOCO DA SELEÇÃO GAÚCHA LIDERADA POR ANCHETA, MAS MESMO ASSIM O SENTIMENTO GERAL DO POVÃO ERA DE QUE NO MÉXICO A NOSSA CANARINHO IRIA ARRASAR E TIRAR DO GOGÓ AQUELE 1966 EM QUE FOMOS MASSACRADOS PELO EUSÉBIO DE PORTUGAL.

DE FATO ELA CHEGOU LÁ, ARRASOU E TROUXE O CANECO DO TRI DEPOIS DE UMA MAGISTRAL CAMPANHA, ATÉ HOJE INESQUECÍVEL NOS CAMPOS DE GUADALAJARA E CIDADE DO MÉXICO.

ASSIM NESTE AMBIENTE DE EUFORIA E PATRIOTISMO, COM O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL ATINGINDO O PATAMAR DE 10% E ETC E ETC, PARA FELICIDADE DOS “FANAUTOS” ERA CONSUMADA A ABERTURA DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS QUE HAVIA PERMANECIDO FECHADO POR UM LONGO PERÍODO PARA REALIZAÇÃO DE REFORMAS E; CONFIRMADA TAMBÉM A VOLTA DAS 
24 HORAS DE INTERLAGOS, QUE IRIA ACONTECER NO DIA 15 DE MAIO DE 1970.

A CORRIDA:

CHEGADA A DATA ESPERADA, UM SÁBADO DE SOL QUENTE, QUANDO ÀS QUATRO HORAS DA TARDE, ERA DADA A LARGADA PARA UM GRID DE 49 CARROS NACIONAIS DA CATEGORIA TURISMO ANEXO J, ASSISTIDA POR UM PÚBLICO QUE LOTOU TODAS AS ARQUIBANCADAS (COISA MUITO COMUM NA ÉPOCA – BEM DIFERENTE DOS DIAS ATUAIS ).

AO MELHOR ESTILO “ LE MANS “ PILOTOS DO LADO DE CÁ CORRENDO PARAS AS MÁQUINAS DO LADO DE LÁ, QUE SAIAM EM DISPARADA NUM ENSURDECEDOR MAS MARAVILHOSO RUGIDO DE MOTORES FEROZES E ÁVIDOS PARA ENGOLIR O ASFALTO. APESAR DOS TEMORES DE ALGUNS, FOI UMA LARGADA LIMPA SEM ESBARRÕES, EMPURRA EMPURRA E OUTRAS COISAS MUITO COMUNS QUE VEZ POR OUTRA SE PRESENCIA NOS TEMPOS ATUAIS.

NA PONTA, PULA UM OPALA QUATRO PORTAS DE NÚMERO 80 PILOTADO PELO NÃO MENOS FAMOSO BIRD CLEMENTE EM PARCERIA COM O SEU MANO (RECÉM SAÍDO DO KART) NILSON. E ASSIM FOI LIDERANDO A CORRIDA ATÉ A BANDEIRADA DE CHEGADA AS QUATRO HORAS DA TARDE DO DIA SEGUINTE.

NESTE MEIO TEMPO MUITA COISA ACONTECEU, A COMEÇAR PELO EMBATE DAVID CONTRA GOLIAS OU SEJA O FUSCA 1600 DA DUPLA FREDY GIORGI E ANGI MUNHOZ FAZENDO SOMBRA PARA O OPALA DOS IRMÃOS CLEMENTE POR MAIS DA METADE DA PROVA OU SEJA OCUPANDO O SEGUNDO LUGAR E PRONTO PARA QUALQUER BOBEADA OU PROBLEMA DA DUPLA VENCEDORA.

INFELIZMENTE O DESTINO LHES TRAIA, E NO MEIO DA MANHÃ DE DOMINGO O “PORRETA” DO FUSCA QUEBRA O EIXO-COMANDO DE VÁLVULAS E SAI DO PÁREO, TRAZENDO UM GRANDE ALIVIO PARA OS IRMÃOS CLEMENTE QUE BAIXAM O RITMO DA PROVA, POIS OS SEUS OUTROS MAIS PRÓXIMOS PERSEGUIDORES; UM OUTRO VOLKS 1600 ( ZÉ DO CAIXÃO ) DE EMERSON MALUF E FAUSTO DABUR E UM FNM DO HUGO GALINA E JAIME SILVA ESTAVAM COM MAIS DE OITO VOLTAS DE ATRASO.

JAYME SILVA E HUGO GALINA, SÓ PERDERAM O SEGUNDO LUGAR EM RAZÃO DE TER LEVADO MAIS TEMPO DO QUE O NECESSÁRIO, NUMA DAS OPERAÇÕES DE REABASTECIMENTO.

O COMPLETO DOMÍNIO DO COMEÇO AO FIM DO OPALA 80, NÃO DESMERECE DE FORMA ALGUMA A VITÓRIA DOS IRMÃOS CLEMENTE, POIS OS MESMOS SOMENTE CHEGARAM A ELA GRAÇAS A PERÍCIA DA PILOTAGEM DO BIRD E DO NILSON E UMA MÁQUINA MUITO BEM PREPARADA COM TRÊS CARBURADORES MUITO BEM ACERTADOS E UM VENENO BEM DOSADO PARA NÃO MATAR O CLIENTE ANTES DA HORA.

FATOS E CURIOSIDADES:

A MELHOR VOLTA DA PROVA FOI DO OPALA 80 COM BIRD CLEMENTE, MARCANDO 3M49S QUE MANTEVE A MÉDIA DE 118,44 KM/H DURANTE A PROVA.

O PILOTO LUIS CARLOS SANSONI COM UM DODGE DART DE NÚMERO 14 LOGO NO INICIO DA PROVA, SAIU DA PISTA, SUBINDO UM BARRANCO E FICANDO QUASE NA VERTICAL. O VEICULO FOI RETIRADO COM AUXILIO DE CORDAS AMARRADAS AO MESMO. APÓS SUBSTITUIR UMA DAS RODAS QUE HAVIA QUEBRADO NO ACIDENTE, O MESMO RETORNOU A PISTA, CHEGANDO A SER UM DOS POUCOS A AINDA TERMINAR A CORRIDA ( 28. LUGAR ).

OS OPALAS QUE PARTICIPARAM DA PROVA ERAM TODOS MODELOS SEDAN 4 PORTAS, POIS NESTA ÉPOCA A GM NÃO HAVIA AINDA LANÇADO O OPALA CUPE DUAS PORTAS.

O OPALA 4100 CC DA DUPLA BIRD E NILSON CLEMENTE UM MÊS E CINCO DIAS DEPOIS (20/06/70) BATEU O RECORDE DE VELOCIDADE NA RODOVIA CASTELO BRANCO, MARCANDO 232,5100 KM/H.

AS 24 HORAS DE INTERLAGOS DE 1970, TEVE EXATAMENTE A DURAÇÃO DE 24 HORAS, UM MINUTO E VINTE OITO SEGUNDOS.
A CURVA DO SOL MAIS UMA VEZ COBROU ATENÇÃO DOS PILOTOS, SENDO A RESPONSÁVEL PELO ABANDONO DO PILOTO ELVIO RANGEL QUE ATÉ O MOMENTO DA CAPOTAGEM VINHA CONDUZINDO SEU VOLKS DE FORMA EFICIENTE. OUTRO PILOTO QUE TAMBÉM TEVE SUA PARTICIPAÇÃO PREMATURAMENTE ENCERRADA NESTA CURVA, FOI LUIS LANDI ( FILHO DE CHICO LANDI ) QUE TAMBÉM CAPOTOU NO MESMO LOCAL.

MAL SABIA O PUBLICO PRESENTE, QUE AO DAR A BANDEIRADA DE CHEGADA AOS PARTICIPANTES, ESTA BANDEIRADA ESTARIA TAMBÉM ENCERRANDO A SÉRIE DE 24 HORAS DE INTERLAGOS QUE NOS ANOS 60 HAVIA SIDO CRIADA PELO " CMC – CENTAURO MOTOR CLUB" PARA CORREREM SOMENTE CARROS NACIONAIS DA CATEGORIA TURISMO. A PRIMEIRA CORRIDA LONGA APÓS QUASE TRÊS ANOS DE FECHAMENTO DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS VIRIA A SER AO MESMO TEMPO A ULTIMA.

ESTAS 24 HORAS TALVEZ TENHA SIDO TAMBÉM
UMA DAS ULTIMAS OPORTUNIDADES QUE O PUBLICO TEVE DE ASSISTIR O COMBATE DIRETO ENTRE DOIS CARROS DIGNOS REPRESENTANTES DE GERAÇÕES DISTINTAS, QUE MARCARAM ÉPOCA E FORAM ( SE AINDA NÃO SÃO !) OBJETO DE DESEJO DE UMA LEGIÃO DE SEGUIDORES APAIXONADOS PELOS ALFAS ROMEO FNM – JK E GMS OPALA.

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

1. LUGAR - BIRD CLEMENTE E NILSON CLEMENTE COM OPALA 4100
2. LUGAR - FAUSTO DABUR E EMERSON MALUF COM VOKS 1600 (SEDAN 4P )
3. LUGAR - JAYME SILVA E HUGO GALINA COM FNM JK
4. LUGAR - PEDRO V. DE LAMARE E CLÁUDIO DANIEL RODRIGUES COM FORD CORCEL
5. LUGAR - EMILIO ZAMBELLO E PIERO GANCIA COM FNM JK
6. LUGAR – MAURICIO CHULAM E JORGE DE FREITAS COM VOLKS (COLABORAÇÃO DO AMIGO FABIANO70)
7. LUGAR – CIRO CAÍRES E JAN BALDER COM OPALA 4100


FOTOS :


LARGADA AO ESTILO "Le Mans"
As feras saindo num belo espetáculo de rugir de motores.


OPALA n. 80 dos irmãos Clemente.


OPALA n. 76 de Bob Sharp já sem capô no começo da prova.


Volks 77 de Mauricio Chulan e Jorge de Freitas,
 Voks 1600 (Zé do Caixão) n.10 
de Fausto Dabur e Emerson Maluf e, 
Ford Corcel 22 de Pedro Vitor de Lamare e Claudio Daniel Rodrigues e; 
Jk Alfa Romeo n.25 de Piero Gancia e Emilio Zambello.

Volks 1600 n. 48 de Angi Munhoz e Fred Girogi 
que no começo fez um pouco de sombra para o
 Opala dos irmãos Clemente, 
Ford Corcel 30 de Paulo Gomes e Sergio Louzada.

Opala 44 de Ciro Caires e Jan Balder,
 Volks n.85 de Chivas e Rene Lotfi e; 
Volks n.88 de Alex Ribeiro e José Fonseca.

====================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.