domingo, 24 de outubro de 2010

O BRASILEIRO DE TURISMO DE 1973

NESTA ÉPOCA, EU JÁ NÃO PARTICIPAVA OU  MELHOR;  NÃO  MILITAVA  MAIS  COM TANTA ASSIDUIDADE O “CIRCO” DO AUTOMOBILISMO NACIONAL, PORÉM SEMPRE QUE ME SOBRAVA UM TEMPINHO, PROCURAVA ME INTEIRAR SOBRE O OCORRIDO NOS AUTODROMOS E EM PARTICULAR,  NO DE INTERLAGOS.
ERAM VARIAS AS CATEGORIAS A DISPUTAR OS “BRASILEIROS DA ÉPOCA" ENTRE ELAS A DE FORMULA FORD,  A DE CARROS SPORT PROTÓTIPOS ( OFICIALMENTE CONHECIDO COMO CAMPEONATO DE CONSTRUTORES ) COM OS SEUS CARROS DA DIVISÃO 5 E A MAIS POPULAR ENTRE O PUBLICO EM GERAL, A CATEGORIA TURISMO COM OS SEUS CARROS TAL COMO OS DE RUA PORÉM  ENQUADRADOS NA DIVISÃO 3.
NESTA CATEGORIA SOBRESSAIAM AS EQUIPES A BAIXO:






PARA MIM, PARTICULARMENTE ESTE, ANO DE 1973, FOI ATÉ ENTÃO O ANO EM QUE TIVEMOS O MELHOR CAMPEONATO BRASILEIROS DE VIATURAS TURISMO.
FOI UM CAMPEONATO BASTANTE DISPUTADO, COM GRIDs SEMPRE LOTADOS ( EM CURITIBA TIVEMOS UM GRID COM 42 CARROS E LOGO EM SEGUIDA EM INTERLAGOS UM GRID COM 54 CARROS) E INVARIAVELMENTE COM AS ARQUIBANCADAS LOTADAS POR UM PUBLICO DE APAIXONADOS PELO ESPORTE A MOTOR QUE VIAM NO CAMPEONATO DE VIATURAS TURISMO,  UM VERDADEIRO CAMPEONATO DE MARCAS E PILOTOS.
A “CBA” HAVIA ELABORADO UM CALENDARIO INTERESSANTE DE SETE CORRIDAS A SEREM DISPUTADAS NOS AUTODROMOS NACIONAIS DAS REGIÕES SUL E CENTRAL DO PAIS, BEM COMO  HAVIA HOMOLOGADO MAIS DOIS NOVOS MODELOS DE CARROS PARA PARTICIPAÇÃO OU SEJA O “MAVERICK” E O “CHEVETTE” E REESTRUTURADO O REGULAMENTO TÉCNICO DESPORTIVO  ENVOLVENDO A  PREPARAÇÃO DOS CARROS, MAIS CONHECIDA POR “DIVISÃO 3 – TURISMO ESPECIAL BRASILEIRO”.
COMO TODO CAMPEONATO MUITO DISPUTADO, NÃO ERA RARO AS VEZES OS RESULTADOS FINAIS SEREM QUESTIONADOS PELOS “CHEFES DE EQUIPE” ATRAVÉS DOS CONHECIDOS PROTESTOS E SOLICITAÇÃO DE VISTORIA.
DE QUALQUER FORMA ERAM TEMPOS EM QUE A VERDADEIRA DISPUTA MULTIMARCAS INCENTIVAVA O COMPARECIMENTO EM MASSA DO PUBLICO , QUE TAL COMO O PUBLICO DO FUTEBOL ELEGIAM OS SEUS IDOLOS E TORCIAM PELAS SUAS MARCAS PREDILETAS.
EM 16 DE DEZEMBRO NUMA DAS PROVAS DA "COPA BRASIL" DISPUTADA EM INTERLAGOS OU SEJA A PROVA DESTINADA A CATEGORIA TURISMO QUE TAMBÉM FAZIA PARTE DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE VIATURAS TURISMO, PEDRO VITOR COM O SEU OPALA SAGRAVA SE CAMPEÃO BRASILEIRO DE VIATURAS TURISMO NA CATEGORIA "C"  E O PILOTO INGO HOFFMAM SAGRAVA SE CAMPEÃO BRASILEIRO DE VIATURAS TURISMO NA CATEGORIA "A" COM UM VOLKS WAGEM SEDAN ( MAIS CONHECIDO PELO CARINHOSO APELIDO DE PINICO ATOMICO).


INGO HOFFMAM COM O SEU FUSCA PATROCINADO PELA CREDITUM


PEDRO VITOR DELAMARE COM SEU OPALA PATROCINADO PELA ELETRORADIOBRAZ.

OBS - IMAGENS OBTIDAS DA "QUATRORODAS DIGITAL"

==================

2 comentários:

  1. Fernado!!!!
    Conheço alguma coisa sobre a Divisão 3, hoje acabei conhecendo um pouco mais graças a essa sua postagem, obrigado por esse presente.
    parabens

    ResponderExcluir
  2. Fernando, ótimo texto como sempre, vc é um apaixonado pelo automobilismo e conhece muito.

    Um abração

    Rui

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.