A U T O M O B I L I S M O
ALGUEM SE LEMBRA ?
CRIADA EM 1979 PARA SUBSTITUIR A DIVISÃO 1 ( D1), A “STOCK CAR” COM O APOIO OFICIAL DA MONTADORA GENERAL MOTORS DO BRASIL, EM POUCO TEMPO TORNOU-SE UMA DAS CATEGORIAS “TOP" DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
ESTA CATEGORIA UTILIZAVA O MODELO CHEVROLET OPALA, E TINHA UM REGULAMENTO ELABORADO PARA SER UMA CATEGORIA EQUILIBRADA DE CUSTOS LIMITADOS.
EM 1987, A GENERAL MOTOR DO BRASIL RETIRA O SEU APOIO À CATEGORIA, E A RESPOSTA “TUPINIQUIM” FOI IMEDIATA; OS CARROS PASSARAM A ADOTAR UMA NOVA CARENAGEM "SEM A MARCA GM", CRIADA PELA CAIO – HIDROPLAS, MONTADAS SOBRE OS CHASSIS DOS OPALAS.
O NOVO “STOCK CAR”, GANHOU UM MELHOR DESEMPENHO GRAÇAS AO DESENHO AERODINÂMICO DA NOVA CARROCERIA E TEVE SUA APARÊNCIA MUITO SEMELHANTE A DOS PROTOTIPOS ARGENTINOS.
ESTA MUDANÇA, VEIO A SER A PRIMEIRA GRANDE MUDANÇA NO REGULAMENTO DA “STOCK CAR” QUANDO ENTÃO APROVIETARAM TAMBÉM PARA MELHORAR VARIOS ITENS DE SEGURANÇA NO VEICULO, O QUE ATÉ ENTÃO NÃO ERA PERMITIDO PELO ENGESSADO REGULAMENTO DA CATEGORIA.
WALTER TRAVAGLINI - 1989
ANGELO GIOMBELLI - 1989
BAILE NA CURVA DA FERRADURA - INTERLAGOS 1989
MAIS DANÇA NA FERRADURA
UMA CENA MUITO COMUM, INGO LIDERANDO O PELOTÃO
CHEGADA TRIUNFAL DE ZECA GIAFFONE E LUIS ALBERTO PEREIRA
NAS MIL MILHAS BRASILEIRAS DE 1989, COM O "STOCK CAR"
NAS MIL MILHAS BRASILEIRAS DE 1989, COM O "STOCK CAR"
COM CARROCERIA CAIO-HIDROPLAS.
----------------------------------------------------------
ESTA VERSÃO DE "STOCK CAR" COM CARROCERIAS CAIO-HIDROPLÁS DUROU DE 1987 A 1989. NO ANO SEGUINTE A GM RETORNA A CATEGORIA COM UM NOVO MODELO DE CARROCERIA SOBRE A MESMA MECANICA ATÉ ENTÃO UTILIZADA.
=======================
O que eles ganhavam de aerodinámica perdiam em exsesso de pêso muita lataria se lembrar-mos das carreteiras eram cortadas, chassis ferfurados, lonas no capô do porta malas tudo pra perder pêso, aerodinámica? O que é isto??? Mas cada época tem o seu valor inestimável!Rodolfo.
ResponderExcluirÉ hiper o carro da primeira foto esta "repousando" no museu do automobilismo em Passo fundo RGS e estas "latarias" era em fibra então não pesavam tanto assim,belas imagens!!!
ResponderExcluir