75 ANOS DE T.C - cap. 7
TRUENO NARANJA
CARLOS PAIRETTI
O “TRUENO NARANJA”, ERA
UM CARRO DE CORRIDA, PROJETADO PARA CORRER NA CATEGORIA “TURISMO CARRETERA
ARGENTINA” DOS ANOS 60. SEU MOTOR ERA UM
CHEVROLET 250 COM SETE MANCAIS PREPARADO POR HORACIO STEVEN, E PESAVA CERCA DE 400 Kg. A MENOS QUE OS
DEMAIS CARROS DA CATEGORIA, O QUE LHE PERMITIA UMA INCRíVEL ACELERAÇÃO.
O TRUENO, ERA UMA EVOLUÇÃO DO PROTOTIPO “BAUFER” QUE
HAVIA SIDO CRIADO PARA A EQUIPE OFICIAL DA FORD, QUE APÓS O TRÁGICO ACIDENTE
QUE VITIMOU O PILOTO "OSCAR CABALÉN" E SEU CO-PILOTO “ATILIO VIALE DEL CARRIL”
DESCARTOU O MESMO.
BAUFER - FORD
EM 1968, “CARLOS
PAIRETTI” PILOTANDO O “TRUENO NARANJA” VENCE O CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C, COM
QUATRO VITÓRIAS DAS 11 PROVAS DISPUTADAS, E DESBANCA OS “TORINOS” QUE ATÉ ENTÃO
VINHAM SENDO IMBATÍVEIS NAS CORRIDAS DE TURISMO CARRETERA.
EM 1969, PAIRETTI VOLTA A COMPETIR COM O “TRUENO NARANJA” PARA
DEFENDER O SEU TITULO DE CAMPEÃO DO T.C,
POREM UMA NOVA ARMA LETAL ESTAVA SENDO LANÇADA PELA “IKA – INDUSTRIA KAISER
ARGENTINA” QUE ERA O CARRO “LIEBRE MKIII TORINO” QUE ESTAVA SENDO APRESENTADO
PELO PILOTO “GASTON PERKINS” QUE VIRIA A SER O CAMPEÃO DE 1969.
LIEBRE MK III - TORINO
“PAIRETTI” VENDO QUE
O “TRUENO NARANJA” NÃO PODERIA ENFRENTAR ESTA NOVA MÁQUINA, SUBSTITUI O “TRUENO” POR UM “LIEBRE MKIII”
POREM COM O MOTOR CHEVROLET.
CURIOSIDADE - SEGUNDO PALAVRAS DE “PAIRETTI”:
- ERAM DUAS HORAS DA MANHÃ, E NÃO HAVIA NENHUMA OFICINA DE PINTURA FUNCIONANDO, QUANDO ENTÃO FOI DECIDIDO PINTAR O “TRUENO” NA PRÓPRIA OFICINA.
- POREM NA OFICINA SÓ ENCONTRARAM TRES CORES DISPONÍVEIS, UM LITRO DE ROSA, UM LITRO DE MARELO E UM LITRO DE BRANCO.
- O RESULTADO DA MISTURA DAS TRES TINTAS, DEU EM “LARANJA” MUITO BONITO E CHAMATIVO, MAS QUE APÓS A UTILIZAÇÃO DO MESMO NÃO FOI MAIS POSSÍVEL REPETIR A COR.
HORACIO STEVEN
CONSTRUIU AINDA MAIS UM TRUENO, QUE
VIRIA A SER O “TRUENO DOURADO” PARA O PILOTO “CACHO FANGIO”.
CARLOS PAIRETTI, NASCEU
EM 17 DE OUTUBRO DE 1935, INICIOU SUA CARREIRA NO AUTOMOBILISMO NACIONAL
ARGENTINO, EM 25 DE MARÇO DE 1962 EM UMA
PROVA DE TURISMO CARRETERA.
EM 14 DE AGOSTO DE 1978
APÓS PASSAGEM PELAS CATEGORIAS; “TURISMO CARRETERA ARGENTINO” ( DEFENDENDO PRIMEIRAMENTE
A MARCA CHEVROLET E DEPOIS A MARCA FORD), FORMULA TRÊS EUROPEIA E FORMULA INDY, "CARLOS PAIRETTI" RETIRA-SE DEFINITIVAMENTE DO
AUTOMOBILISMO ESPORTIVO, PILOTANDO EM
SUA ULTIMA PARTICIPAÇÃO, UM “T.C DODGE
GTX”.
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Que história legal Hiper, tá ficando cada vez melhor saber mais sobre o melhor automobilismo do mundo, obrigado!!!
ResponderExcluirótimo Fernando!
ResponderExcluirMeu D3 laranja pintado por meu amigão Lindau, também foi parecido, ele tinha tinta do Corcel, e pedi para que clareasse um pouco. Depois o Ricardo deu o toque final.
Lembro de um TRUENO correndo aqui em São Paulo, acho que com o PV, vou procurar.
Um abraço
Oi Rui,
ExcluirO Trueno que o Pedro Vitor De Lamare utilizou, era um modelo mais novo de 1969 identificado como Trueno Sprint da categoria Sport Prototipo Argentino.
Foi tambem fabricado por Horacio Steven, sua aerodinamica era diferente dos Truenos Laranja, Dourado e Branco da categoria Turismo Carretera.
Os Truenos Sprint, tinham um teto mais alto e arredondado e dois aelerons estabelizadores na traseira.
A mecanica era a mesma Chevrolet 250, porém com 4000 cc, e potência de 315 HP a 6000 rpm.
Uma das versões do Trueno Sprint foi pilotada por Pedro Vitor De Lamare, sem muito sucesso (apenas um 7.lugar em uma das provas do Campeonato Sul Americano de 1972), pois para a pista de Interlagos o protótipo mostrou-se muito instável.
Abs
Todos hermosos, el Trueno Naranja es único y mítico; pero las Liebres me vuelven loco; eran preciosas.
ResponderExcluirGracias por seguir compartiendo.
Abrazos!
Juanh Racing Team
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Oi Juanh,
ExcluirObrigado pela visita.
É uma satisfação para mim, poder compartilhar esta série 75 Anos de T.C, com os seguidores e leitores deste blog.
Aguarde que tenho um capítulo somente sobre as Liebres.
Abraços,
Hiperfanauto
Lo espero ansioso amigo!
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