500 KM DE INTERLAGOS
TERCEIRO ROUND DACON X WILLYS
ANOS DOURADOS;
ONDE HOUVESSE UMA CORRIDA, LÁ ESTAVAMOS EM GRUPO PARA; ASSISITIR, TORCER, ENFIM CURTIR TUDO O QUE UMA CORRIDA DE AUTOMÓVEL TRAZIA DE BOM.NESTE UNIVERSO, HAVIAM DUAS CORRIDAS QUE PARA A TURMA ERAM “SAGRADAS” E MERECIAM TODO O NOSSO ESFORÇO E PENITÊNCIA PARA ACOMPANHAR E ASSSISTIR. ERAM AS “MIL MILHAS BRASILEIRAS” E OS “QUINHENTOS QUILOMETROS DE INTERLAGOS”.
E ASSIM NUMA BELA TARDE DE DOMINGO DE 1966, RUMAMOS (A TURMA) PARA O AUTODROMO DE INTERLAGOS PARA MAIS UMA “QUINHENTOS QUILOMETROS DE INTERLAGOS”.
SÓ QUE PELOS ACONTECIMENTOS QUE VINHAM OCORRENDO NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO ESTE "QUINHENTOS QUILOMETROS DE INTERLAGOS", SERIA BEM DIFERENTES DOS OUTROS.
NÃO SERIA SÓ UMA GRANDE CORRIDA DE AUTOMÓVEIS COMO HAVIAM SIDO TODOS OS ANTERIORES, SERIA TAMBÉM MAIS UM “ROUND” NO DUELO DE DOIS GRANDE GIGANTES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO DA ÉPOCA OU SEJA “EQUIPE DACON COM SEUS PODEROSOS KARMAN GHIAS PORSCHE X EQUIPE WILLYS COM SEUS VITORIOSOS ALPINES”.
NA CIDADE, NAS OFICINAS, NOS TREINOS PREPARATÓRIOS, NA ESCOLA OU SEJA; ONDE A CONVERSA FOSSE AUTOMOBILISMO, NÃO SE FALAVA OUTRA COISA SENÃO SOBRE O GRANDE DUELO “DACON x WILLYS”.
ENFIM VOLTANDO A CORRIDA; BELA TARDE DE DOMINGO, 7 DE SETEMBRO DE 1966, AUTODROMO DE INTERLAGOS, A “TURMA TODA” JÁ BEM ACOMODADA NA ANTIGA E AGORA ABANDONADA CABINE DE IMPRENSA E CRONOMETRAGEM AO LADO DOS BOXES, É DADA A GRANDE LARGADA.
WILSINHO COM UM DOS KG PORSCHE SAI NA FRENTE SEGUIDO POR MARIVALDO COM OUTRO KG PORSCHE NUM FRENÉTICO TRAIN DE CORRIDA, SEGUIDO DEPOIS POR LUISINHO COM UM ALPINE, MARINHO DE MALZONE E BIRD NUM OUTRO ALPINE.
FOI UM DOS MAIS EMPOLGANTES ESPETÁCULOS QUE ESTES GIGANTES DO AUTOMOBILISMO ESTAVAM PROTAGONIZANDO PARA UMA PLATEIA DE MAIS DE 25.000 PESSOAS.
NÃO ERAM RARAS AS PASSAGENS PELA RETA DOS BOXES EM QUE WILSINHO E LUISINHO ATINGIAM A VELOCIDADE EM TORNO DE 156 KM/H (ISTO EM 1966 EM QUE O ASFALTO DE INTERLAGOS ERA UM LIXO).
O TRAIN DE CORRIDA IMPOSTO POR WILSINHO HAVIA SIDO MUITO FORTE PARA O KG PORSCHE, QUE NA METADE DA PROVA FOI OBRIGADO A SER RECOLHIDO AOS BOXES COM O COXIN DO CAMBIO QUEBRADO.
RESTAVA AINDA NA LUTA O OUTRO KG PORSCHE COM MARIVALDO, QUE A ESTA ALTURA ESTAVA ANDANDO DEMAIS (COMO ERA DO SEU FEITIO). MAS O ESFORÇO TAMBÉM HAVIA SIDO DEMAIS PARA ESTE KG PORSCHE QUE ACABOU SENDO OBRIGADO A PARAR COM PANE NA JUNTA DA TAMPA DE VALVULAS.
NUM RITMO MAS MODERADO LUIZINHO ASSUME A LIDERANÇA DA CORRIDA SEGUIDO POR BIRD CLEMENTE E MAIS DISTANTE UM POUCO A ALFA GIULIA N.23 DE PIERO GANCIA, QUE NÃO CHEGAVA A AMEAÇAR OS PONTEIROS DA PROVA.
LUIZINHO ENTÃO COM O ALPINE DA WILLYS COMPLETA AS 154 VOLTAS DA PROVA COM A MÉDIA DE 145 KM/H, SEGUIDO POR BIRD COM O OUTRO ALPINE DA WILLYS.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PROVA
1 . LUIS PEREIRA BUENA ........................... ALPINE EQUIPE WILLYS
2 . BIRD CLEMENTE ....................................... ALPINE EQUIPE WILLYS
3 . PIERO GANCIA ………………………...... ALFA ROMEO JULIA EQUIPE GANCIA
4 . MARIO C. C. FILHO (MARINHO) .............. DKW MALZONI
5. JOSÉ RAMOS ............................................... DKW MALZONI
6. JAIR SANTIAGO .......................................... SIMCA CHAMBORD
7. WALDEMIR COSTA .................................... WILLYS INTERLAGOS
8. JOSÉ AUGUSTO GONTIJO ....................... DKW MALZONI
9. ROBERTO FARIAS .................................... DKW BELCAR
10. PEDRO OLIVER ......................................... RENAULT 1093
LARGADA
VOLTA DE APRESENTAÇÃO
NA PRIMEIRA FILA: KG. PORSCHE N. 77 DE WILSON FITTIPALDI JR.,
DKW MALZONI N.73 DE JOSÉ RAMOS E ALPINE N.46 DE BIRD CLEMENTE.
UM DOS RAROS MOMENTOS (ATÉ A METADE DA PROVA) EM QUE O ALPINE FICA A FRENTE DO K.G PORSCHE
PORSCHE DO MARIVALDO FERNANDES

BANDEIRADA PARA O VITORIOSO LUIS PEREIRA BUENO COM ALPINE N. 47, SEGUIDO DE PERTO PELO SEGUNDO COLOCADO
BIRD CLEMENTE COM ALPINE N.46
================================