quinta-feira, 29 de julho de 2010

TIRANDO A FERUGEM DOS DEDOS

28 de julho, tarde de quarta feira, sem muito o que fazer, decidi aceitar o convite do meu amigo Rogério (mosca) da Shelby para ir testar as duas pistaS de rallye que ele havia montado no pavimento superior da loja, para serem usadas na competição dos dias 24 e 25 passados.

Aproveitei a deixa, e levei para ele conhecer, o meu PORSCHE 935, escala 1/18 adaptado pelo Líneo, para andar em pistas de autorama.


    
    
              

Para realizar o teste que na realidade seria mais um aprendizado, pois até então nunca havia andado em uma pista de rallye com um diorama sensacional que lembra as corridas de montanha da Europa, com todos os seus obstáculos e desafios naturais, levei quatro carros de diferentes concepções mecânicas e estruturais ou seja; um Mitsubishi Lancer modelo sedan com tração 4X4, um Mitsubishi Pajero antiga com tração 4x4, um Renault R8 (hiperfanauto-paperslotcar) com mecânica SCX 4x4 e um Alpine A110 tração traseira normal.

A primeira pista (da frente) é mais travada com quatro alternâncias de pista e piso normal. Nesta pista tanto o Alpine quanto o Renault R8 tiveram melhor desempenho que os Mitsubishis. A segunda pista (do fundo ) possui duas retas longas sendo que uma delas tem uma elevação (tombo) que exige do piloto um certo cuidado para não lançar o carro para fora da pista. O piso na sua maior parte lembra um solo de terra com muitas irregularidades. Nesta pista os Mitsubishis se sairam melhores do que os Renault.
Ambas as pistas são muito boas para a prática da modalidade slotcar – rallye, e se a gente não tomar cuidado é capaz de passar uma tarde inteira nas mesmas sem perceber o tempo correr.
A experiência foi para lá de satisfatória e gratificante, um verdadeiro anti stress, pretendo repetir mais vezes, sempre que houver a oportunidade das pistas estarem montadas.
Ao final da tarde para fechar o programa levei o Mitsubishi Lancer e o Alpine para andar na pista oficial da Shelby. A medida que eu ia fechando as voltas, lembranças de tempos passados (aproximadamente 15 anos atrás) vinham a minha memória. Era a fase inicial da Shelby, quando não haviam ainda as réplicas, as corridas eram de Parma, o mecânico era o Jota e o publico que lá freqüentava, ficava horas e horas apreciando as réplicas criadas pelo Luis, a quais ficavam (ainda ficam) expostas em varias vitrines. Participei na época de umas duas ou três corridas, passando logo depois o bastão para o meu filho Marcio, que continuou por muito tempo freqüentando assiduamente a Shelby. Esporadicamente não deixo de fazer uma visita a Shelby, para trocar algumas palavras com o Luis e com o Rogério sempre muito atencioso e dedicado.
                                                             -------------------------------------------

4 comentários:

  1. Gostei dessa ideia do autorama grandão.
    Tira uma foto da mecaninca pra matarmos a curiosidade.


    Abraço Paperslotcar

    ResponderExcluir
  2. Oi Rui, foi numa quarta feira a tarde, dia de trabalho e não ficaria bem, eu tirar voce um homem sério das suas responsabilidades.
    Na próxima vou programar para um horário fora de expediente ou dia de folga e convido voce para a festa, pois praticar este hobie é de uma higiene mental fora do comum

    Abs,

    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Fernando
    Que legal que voce andou na pista de cima. Eu não faço idéia como é andar numa pista de rally. Eu pessoalmente tiro o chapéu para o trabalho da Shelby, pois eu sei que tem mais idealismo do que resultado em manter a tradição dos seus eventos como esse rally.
    Agora vou ficar aguardando as fotos no site da Shelby para curtir o trabalho deles na pista.
    Abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.