sábado, 24 de julho de 2010

TURISMO CARRETERA


Esta semana recebi do meu amigo Pedro lá de São Miguel do Oeste, estado de Santa Catarina, um e-mail com algumas fotos e relatos sobre a sua esticada até Posadas na provincia de Missiones  – Argentina, para reencontrar os parentes e acompanhar a participação do sobrinho Carlos Okulovich em mais uma corrida (fecha) do Campeonato Argentino de Turismo Carretera, e que agora passo a vocês:

sobre a categoria Turismo Carretera:

- é uma categoria aberta somente a carros turismo ( cupê ou sedan) fabricados em série (no mínimo 1000 unidades) durante o período de 1967 até 1993,
- os carros devem ser de motor dianteiro e tração traseira  e o motor original de 2500 cc que poderá ser expandida até 3110cc.
- os motores devem ser das marcas: Chevrolet, Ford Falcon, Dodge Cherokee e Torino Cherokee ,
- participam do atual campeonato, um total de 65 pilotos, sendo que a participação média em cada corrida gira em torno de 45 pilotos.

sobre o piloto Carlos Okulovich

participa do Campeonato Argentino de Turismo Carretera com um Chevrolet, e do Campeonato Turismo Nacional na categoria classe 3, com Honda New Civic, pela província de Misiones.

video com fotos sobre a 7a Fecha - T.C.  EN POSADAS




AQUELES QUE QUISEREM CONSTRUIR UMA RÉPLICA EM PAPEL,  DAS FAMOSAS CARRETERAS ARGENTINAS, BASTA CLICAR SOBRE O LINK, ABAIXO PARA OBTER O ARQUIVO.

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5 comentários:

  1. Não confere a breve ficha técnica dos TC. Eles têm motores de 4000cc e tração traseira.

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  2. Prezado sr. Irineu,

    Muito provavelmente não estamos falando da mesma categoria de Turismo Carretera objeto "desta" materia em que corre o Carlos Okulovich.
    Antes de afirmar que a ficha técnica dos TCs não confere com o exposto na materia, pois os mesmos tem 4000 cc e tração traseira, gostaria por gentileza que o senhor desse uma lida no regulamento técnico 2010 da Categoria Turismo Carretera, que pode ser acessada atraves do seguinte link:
    http://www.actc.org.ar/modules/rules/index.php#

    As paginas deste regulamento,referentes a tração dianteira e capacidade cubica dos motores estou postando na materia a seguir.

    Atenciosamente,

    Hiperfanauto

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  3. Ala Puxa Tchê !

    Tá criada a discussão. Tudo isso é muito bom, talvez assim possamos criar uma memória automobilistica e um gosto maior pelo esporte.

    Só para acrescentar:
    os carros de TC possuem motor dianteiro e tração trazeira, seis cilindros em linha. o chassi é parecido como os nossos StockCar, mas a carroceria é de chapa petálica no formato original dos carros, na realidade eles "embutem" o chassi de cano na carroceria original.
    Os Chevrolet originalmente possuíam 4.100 cm3 (como os Opalas), e os Ford, possuíam 3.800 cm3 (Falcon), mas como os carros estavam cada vez mais rápidos ( giram a 9.500 - 10.000 rpm), e morrendo muitos pilotos, foram reduzindo a cilindrada, para uniformizar e diminuir a velocidade. Existem diversas categorias menores de TC, como a TC Mouras (Grande piloto que morreu em corrida de TC), TC 4000, TC Pista (que corre como preliminar da TC) e outros, todos usando motores de 4.000 cm3.
    Para os interessados, existem diversos Sites que falam sobre o assunto.

    Abraço

    Pedrão
    São Miguel do Oeste - SC

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  4. Well,

    Não li o regulamento todo desta temporada, confesso. Mas já foi de 4000cc o limite máximo para os motores da TC. E a tração SEMPRE foi traseira. Duvido que mudem isso, já que é assim há muito tempo.

    A despeito da capacidade cúbica dos motores atuais, continuo considerando esta como a categoria mais legal de carros de turismo que existe. Mesmo se comparada à DTM, TC 2000, WTCC e V8 Supercars.

    Aliás, gostaria de ver um TC regulamentar (feito dentro do regulamento que ainda permitia 4.000cc) andando em Interlagos, apesar de achar que o acerto do motor não se adequa a um circuito cheio de subidas e descidas.

    Só a título de comparação, já que um amigo meu é preparador especializado em motores Chevy de 6 cilindros e disponho dessa info, poucos são os motores de corrida que passam de 6.500 rpm ante os inacreditáveis mais de 9.000 rpm dos motores similares (porém menores) dos nossos hermanos. Aqui se preza torque e retomada ao passo que lá o que "pega" é potência pura.

    Tão longe quanto pude observar, os circuitos argentinos são bastante planos se comparados a Interlagos, onde o trecho onde se fica mais tempo em WOT compreende uma subida impiedosa para motores com volantes muito aliviados e/ou comandos de válvula com lobe center muito baixo e permanência muito alta.

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  5. Oi Irineu,

    Desculpe em parte pelo equivoco do post, que já esta sendo corrigido para "tração traseira". Na verdade quando da elaboração do texto em vez de ser redigido motor dianteiro, foi "erroneamente" redigido "tração dianteira" que aliás são coisas bem diferentes. Os atuais T.C continuam com a mesma engenharia estrutural dinamica que e; motor dianteiro com tração traseira por eixo cardão, sendo os motores atuais provenientes de blocos com capacidade até 2500cc podendo ser expandido até 3100cc.
    Obrigado pela sua participação e contribuição para levar a melhor informação aos nossos seguidores.

    Atenciosamente,

    Hiperfanauto

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