quinta-feira, 2 de setembro de 2010

           SPORT PROTOTIPO - 04

A.C UM SPORT PROTÓTIPO NACIONAL  PIONEIRO DE UMA NOVA ÉPOCA


Corria o ano de 1969, quando em março, surge uma grande novidade no cenário dos carros de corrida nacionais. Exibido no Salão do Automóvel daquele ano e testado pelo grande Expedito Marazzi, apresentava-se ao público brasileiro o sport protótipo AC, um carro criado por Anísio Campos, para ser bonito, veloz e eficiente,  para lutar de igual para igual com os outros sport protótipos nacionais; Bino Ford, Fitti Porsche, AlfaZone e alguns GTs estrangeiros que até então dominavam por aqui o cenário nacional.
Do meu ponto de vista, “ o ideal de criar um carro de corrida "bonito e veloz” foi atingido plenamente pelo Anísio Campos, inclusive numa época (avaliação minha ), que a plástica dos carros (salvo raras exceções – Fitti Porsche e Snobs ) era pouco previlegiada. Outro fator que também marcou o AC como um pioneiro dos futuros Sport Protótipos nacionais, foi o dele não ter sido um filho único como tantos outros protótipos criados na época. Não possuo os dados de quantos Acs foram produzidos, mas seguramente quando do seu lançamento eles já eram mais de quatro unidades.

  O PRIMEIRO A.C " VERSÃO COM AEROFÓLIO " EM TESTES  REALIZADOS  NO AUTODROMO DO RIO DE JANEIRO .    
          
O CRIADOR ( ANISIO CAMPOS ) E SUA CRIA  ( S.P - A.C )
     
            



  
                FRITZ JORDAN  ( A.C VOLKS N. 29 )  E WILSON FITTIPALDI JR.
( A.C VOLKS N. 86 ) 
    

UM A.C COMENDO POR FORA A LOLA T70 D0S IRMÃOS DE PAOLI E O FUSCA 3200CC (DOIS MOTORES) DOS IRMÃOS FITTIPALDI
  

8 comentários:

  1. Realmente meu amigo Fernando era muito bonito esse carro!
    Parabens pelo post.

    Um abração

    Rui

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  2. Oi Rui tudo bem ?
    Quando é que voce aparece por aqui ?
    O AC alem de ter sido um dos mais belos carros de corrida da época, ele teve a particularidade de ser o pioneiro dos Sport Prototipo a serem fabricados em série aqui no Brasil. Depois vieram os Heves, Polares e etc e etc.
    Fora isso, este carro traz boas lembranças daqueles "anos dourados" quando ainda se fazia automobilismo com raça, amor e coragem.

    Um grande abraço,

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  3. Na primeira foto ( carro com aerofólio ) quem está ao volante é o Pedro Victor de Lamare e não o Marazzi.

    Abs. Fabio Farias

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  4. Desculpe-me mas a foto legendada assim: A.C VOLKS 1700 cc COM O PILOTO ANGI MUNHOZ EM CURITIBA , tbm não está correta é o Wilsinho o piloto.

    Fabio

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  5. Prezado Fabio,

    Antes de mais nada, o meu agradecimento pela sua visita ao meu blog e pela contribuição.
    Com relação a primeira foto, a reportagem traz como Expedito Marazzi quem realizou os testes no Autodromo do Rio e teve o acompanhamento do Pedro. Assim sendo para não ser injusto com qualquer um dos dois que tiveram participação no evento fica suprimido o nome de quem estava naquele momento pilotando o AC.
    Quanto ao AC de Curitiba vou verificar a origem para poder providenciar os devidos acertos.

    Grato pela colaboração,

    Hiperfanauto

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  6. ... obrigado eu amigo, gosto muito do seu blog !!!
    Digo ser o Wilsinho na foto e mais, isso é no Rio, mesma prova da foto seguinte.
    Em Curitiba o Wilson correu com a pintura laranja e N. 7.

    do seu leitor Fabio Farias, abraço.

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  7. Ótimo post! indiferente de quem pilotava na época são belíssimos carros construídos com a nossa engenharia.Pena não ter imagens em alta resolução.

    Muito bom!

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  8. Depois das T.Carreteras, Sport Protótipo sempre foi aminha paixão, talvez até por serem muito semelhantes em "essência" as legendárias carreteras. Infelizmente o pouco que se tem de documentado sobre os anos sessenta e setenta, foi feito com uma tecnologia carente dos recursos atuais, deixando muitas vezes a desejar; lances e poses espetaculares flagrados e registradas pelas lentes de plantão. Tenho tentado atraves de recuros de "scanner" e "photoshop" dar uma melhorada, mas as vezes fico devendo.

    Abs,

    Hiperfanauto

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