domingo, 30 de janeiro de 2011

T U N E L  D O  T E M P O

DAVID CONTRA GOLIAS

DÉCADA DE 50 E 60,  NUMA ÉPOCA EM QUE DOMINAVAM AS PISTAS BRASILEIRAS OS POTENTES CARROS ESPORTES EUROPEUS (FERRARIs, MASERATTIs, LANCIAs ) E OS VELOZES HIBRIDOS MAIS CONHECIDOS POR MECANICAS CONTINENTAL ( FERRARI CORVETTE, MASERATTI CORVETTE E  ALFA ROMEO CORVETTE );  SURGIA NO CENÁRIO NACIONAL UMA NOVA PROPOSTA  DE CARRO DE CORRIDA  CLASSIFICADO DE MECANICA NACIONAL E POPULARMENTE CONHECIDO POR FORMULA JR.

FRUTO DO PIONERISMO DE CORAJOSOS CONSTRUTORES (TONI BIANCO, FRANCISCO ( CHICO) LANDI E JOSÉ GIMENES LOPES), ESTES FORMULAS JUNIOR ERAM CARROS DE CORRIDA  MAIS LEVES, DOTADOS DE MOTOR  TRASEIRO DE PEQUENA CILINDRADA ( CONCEPÇÃO MAIS MODERNA QUE JA VINHA SENDO ADOTADA NA EUROPA PELAS FABRICAS QUE DISPUTAVAM O CAMPEONATO MUNDIAL) AO CONTRARIO DOS CARROS ESPORTE E MECANICAS CONTINENTAL MAIS PESADOS  DOTADOS DE PROPULSORES DIANTEIROS DE ALTA CILINDRADA E DESEMPENHO.

INFELIZMENTE A "FORMULA JR." QUE PODERIA VIR A SER A ALTERNATIVA PARA A REALIDADE DO SUCATEAMENTO QUE JA VINHA OCORRENDO COM OS CARROS ESPORTE E MECANICAS CONTINETAL, NÃO TEVE OS RESULTADOS ESPERADOS.  O APOIO QUE A CATEGORIA NECESSITAVA DAS MONTADORAS AQUI NO BRASIL NÃO OCORREU, POIS A POLITICA DE MARKETING DAS MESMAS ( DE OLHO NO CRESCIMENTO DO MERCADO QUE COMEÇAVA A SURGIR ) ERA IMPLEMENTAR AS CATEGORIAS DE CARROS TURISMO PARA FIRMAR SUAS MARCAS JUNTO AO PUBLICO.

A DUPLA LANDI - BIANCO  CHEGOU A CONSTRUIR DE SEIS A SETE CARROS SENDO QUE UM DELES APÓS O DESASTRE QUE VITIMOU O PILOTO CELSO LARA BARBERIS FOI TOTALMENTE DESTRUIDO PELA DUPLA E UM OUTRO SERVIU DE PLATAFORMA PARA  A CONSTRUÇÃO DO "CARCARÁ".

UM OUTRO FORMULA JR.  CHEGOU A SER CONSTRUIDO PELAS MÃOS DE JOSÉ GIMENES LOPES E CHICO LANDI, NAS OFICINAS DA TUBULARTE .

UM FATO NÃO PODE SER NEGADO, ENQUANTO ESTES FORMULAS JR. ESTIVERAM NAS PISTAS SEMPRE DISPUTARAM DE IGUAL PARA IGUAL COM OS POTENTES MECANICAS CONTINETAL E CARROS ESPORTE  TAL COMO:
 
DAVID CONTRA GOLIAS. 



CHICO LANDI (ESQUERDA) E TONI BIANCO COM O PROTÓTIPO DO FORMULA JR. LANDI-BIANCO NO AUTODROMO DE INTERLAGOS.


O PILOTO CHRISTIAN HEINS COM O FORMULA JR. TUBULARTE  DOTADO DE UM MOTOR PORSCHE DE 1500cc . GANHOU  NA SUA CATEGORIA MECANICA NACIONAL ATÉ 2500 CC TODAS AS CORRIDAS QUE DISPUTOU.



FORMULA JUNIOR LANDI - BIANCO (ESTE MODELO TINHA AS ENTRADAS DE AR IGUAL AO MODELO FERRARI 156 SHARK NOSE) PILOTADO POR
LUDOVINO PEREZ JUNIOR.


LARGADA DE UMA PROVA PARA CARROS ESPORTE NO 
 CIRCUITO DE ARARAQUARA EM 1963.
NO  FORMULA JR. N.2  (DOTADO DE UM MOTOR ALFA 2000CC ) ESTA CHICO LANDI 
AO LADO NO FORMULA JR. N.10 (DOTADO DE MOTOR DKW 1000cc) ESTA O PILOTO MARIO (MARINHO) CESAR DE CAMARGO FILHO



MARIO (MARINHO) CESAR DE CAMARGO FILHO E SEU FORMULA JR. NUMA DAS CURVAS DO CIRCUITO DE ARARAQUARA ( 1963 )


MARIO (MARINHO) CESAR DE CAMARGO FILHO E SEU FORMULA JR. DANDO UM SUFOCO NUM MECANICA CONTINETAL NO RETÃO DE INTERLAGOS
 500 KM DEINTERLAGOS DE 1963



SITUAÇÃO LAMENTÁVEL EM QUE FICOU O FORMULA JR N.2  NO ACIDENTE FATAL QUE VITIMOU O PILOTO CELSO LARA BARBERIS NOS
500 KM DE INTERLAGOS DE 1963.
UMA PERDA IRREPARÁVEL PARA O AUTOMOBILISMO BRASILEIRO. 


obs - Caso tenha sido omitido algum outro pioneiro da Formula Jr. peço desculpas ao mesmo e informe para os devidos créditos.

================

3 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #26segunda-feira, 31 janeiro, 2011

    A prova de que esta seria mrealmente a maneira mais fácil de termos uma "escola" de automobilismo,é o esforço de alguns abnegados p/ que voltem categorias como essa no nosso país!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Fernando, como sempre!

    Um abraço.

    Rui

    ResponderExcluir
  3. A formula junior poderia ter sido a redenção do automobilismo brasileiro na expressão mais autentica de carros de formula especiais para competição.
    Mas como sempre "interesses maiores" abortam iniciativas quase sempre fruto do trabalho de abnegados e heróicos idealistas que tudo fazem por amor ao esporte.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.