domingo, 27 de fevereiro de 2011

A U T O M O B I L I S M O  

HA EXATAMENTE QUARENTA ANOS ATRÁS


  EXATAMENTE 40 ANOS ATRAS (28 DE FEVEREIRO DE 1971) , DESEMBARCAVA PELA PRIMEIRA VEZ NA AMERICA DO SUL, A MAIS TRADICIONAL E POPULAR CATEGORIA NORTE AMERICANA, “ A FORMULA INDY ”.
ATE ENTÃO, A ÚNICA VEZ QUE A FORMULA INDY  OU  COMO ERA MAIS CONHECIDA NA ÉPOCA  USAC CHAMPIONSHIP INDY “ HAVIA CORRIDO FORA DOS ESTADOS UNIDOS, HAVIA SIDO NO CIRCUITO OVAL DE MONZA NA ITALIA .
DESTA VEZ O LOCAL ESCOLHIDO FOI O CIRCUITO OVAL DA CIDADE DE RAFAELA NA ARGENTINA, ONDE OS RAFAELINOS PUDERAM ASSISITIR AS “300 MILHAS DE RAFAELA  EM QUE CORRERAM  OS PODEROSOS E LENDÁRIOS  PILOTOS E MONOPOSTOS QUE CORRIAM AS FAMOSAS “500 MILHAS DE INDIANAPOLIS
PARTICIPARAM DA PROVA  28 CARROS TENDO DENTRE OS PILOTOS NOMES FAMOSOS COMO;  AL UNSER,  LLOYD RUBY,  DICK SIMOM, GARY BETTENHAUSEN, PARNELLI JONES, BOBBY UNSER E; UM DOS IDOLOS DA TERRA, " O ARGENTINO CARLOS PAIRETTI" .
PERANTE UM PUBLICO DE MAIS DE 35.000 PESSOAS (NA EPOCA A POPULAÇÃO TOTAL DE RAFAELA BEIRAVA 18.000 HABITANTES) , “AL UNSER” GANHOU A CORRIDA, COM UM COLT FORD TURBO DE 700 HP, COM A MÉDIA SUPERIOR A 250 KM/H.

AL UNSER VENCEDOR DA PROVA NO SEU ESTILO TEXANO


CARLOS PAIRETTI  O ÚNICO ARGENTINO A PARTICIPAR DA CORRIDA, TERMINOU EM UM HONROSO  9. LUGAR.

COLT TURBO FORD V8 – 700 HP DE AL UNSER


NUMA DAS CURVAS DO OVAL DE RAFAELA, LLOYD RUBY  ULTRAPASSA  POR DENTRO, SWEDE SAVAGE A MAIS DE 300 KM/H

APESAR DA IMPROVISAÇÃO DOS BOXES, TUDO TRANSCORREU SEM PROBLEMAS RECEBENDO NO FINAL ELOGIOS DA DIREÇÃO DA  USAC CHAMPIONSHIP INDY



interessante:

ESTE EVENTO CUSTOU AO CLUBE DE RAFAELA A QUANTIA TOTAL DE 90.000 DOLARES MAIS DESPESAS DE TRANSPORTE PARA 137 PESSOAS ENTRE PILOTOS, CHEFES DE EQUIPE, MECANICOS E DIRIGENTES.

O  CHEFE DA EQUIPE DOS PILOTOS "AL UNSER"  E SWEDE SAVAGE  ( PILOTO QUE VIRIA A SER REVELAÇÃO DO ANO) ERA NADA MAIS NADA MENOS, QUE O LENDÁRIO "DAN GURNEY".

O CARRO UTILIZADO POR CARLO PAIRETTI , UM  "VOLSTEDT FORD TURBO"  PERTENCIA A IMPORTANTE ESCUDERIA DE DICK SIMON.

OS MOTORES UTILIZADOS NA CORRIDA ERAM DAS MARCAS: FORD, CHEVROLET E OFFENHAUSER ( ERAM DE 4 CILINDROS COM  4200 CC,  POTÊNCIA ESTIMADA EM MAIS DE 700 HP E VELOCIDADE FINAL DE 320 KM/H ) .

A FAMOSA ORDEM  " SENHORES LIGUEM SEUS MOTORES " FOI DADA POR "TONY ULLMAN" PROPRIETÁRIO DO  AUTODROMO DE INDIANÁPOLIS.

=====================

3 comentários:

  1. Só vc mesmo meu amigo para lembrar e mostrar estas relíquias.

    Um abração

    Rui

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu caro amigo Ruy.

    Alem de falar sobre meus hobies preferidos (slotcar e modelismo em papel), o meu outro objetivo neste blog, é sempre que puder, trazer fatos diversificados do automobilismo esportivo de um tempo que já se foi, e prestar minhas humildes homenagens e lembranças àqueles que me são caros.

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #26segunda-feira, 28 fevereiro, 2011

    É isso aí Hiper,nossos "hermanos"estão a uns trinta anos à nossa frente em se tratando de automobilismo!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.