terça-feira, 1 de março de 2011

A U T O M O B I L I S M O

NÃO SÓ LÁ NA ARGENTINA, MAS AQUI  TAMBÉM HÁ  QUARENTA ANOS ATRÁS ...


O BRASIL BRILHAVA NO CENÁRIO INTERNACIONAL DO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO,  AO CEDIAR AS TRES PRIMEIRAS PROVAS DO 1º TORNEIO INTERNACIONAL DE FORMULA 2.

NAQUELA EPÓCA A FORMULA 2 ERA O ULTIMO ESTÁGIO OU MESMO O TRAMPOLIM PARA A FORMULA 1, E NÃO RARO ERA, A PARTICIPAÇÃO DE PILOTOS GRADUADOS DA FORMULA 1, PARTICIPAREM DAS CORRIDAS DO CAMPEONATO EUROPEU DE FORMULA 2.

NESTE CONTEXTO, AO FINAL DE 1971 ALGUNS PERSONAGENS DESTA ELITE DE PILOTOS (O EX-CAMPEÃO MUNDIAL GRAHAM HILL, VICE-CAMPEÃO DE F1 E CAMPEÃO DA F2 RONNIE PETERSON, TIM SCHENKEN, CARLOS REUTEMANN, HENRI PESCAROLO, MIKE BEUTTLER, JEAN PIERRE JARIER, REINE WISELL, BOB WOLLEK, PETER WESTBURY, CLAUDIO FRANCISCI, ARTURO MERZARIO, GIOVANNI SALVATI, SPARTACO DINI, FRANÇOIS MIGAULT E CARLOS RUESCH) VIERAM PARA CÁ, PARA PARTICIPAR DO " TORNEIO INTERNACIONAL DE FORMULA 2 "


GRAHAN HILL CONHECIDO POR "MISTER MONACO" PELAS VITORIAS SEGUIDAS NO GP DE MONACO.

SPARTACO DINI - TECNO
PETER WESTBURY - BRABHAM BT36

GIOVANNI SALVATTI - MARCH 712M
  JEAN PIERRE JARIER - MARCH 712M

PARTICIPARAM TAMBÉM DO TORNEIO OS BRASILEIROS;  EMERSON E WILSON FITTIPALDI, JOSÉ CARLOS PACE, LUIZ PEREIRA BUENO, RONALD ROSSI E JOSE MARIA FERREIRA, SENDO QUE NAS CORRIDAS DISPUTADAS EM INTERLAGOS O NOSSO SAUDOSO E LENDÁRIO LUIZINHO (LUIZ PEREIRA BUENO) TEVE QUE SER SUBSTITUIDO POR LIAN DUARTE EM RAZÃO DO MESMO TER TIDO SARAMPO.


EMERSON FITTIPALDI - LOTUS 69 

WILSON FITTIPALDI Jr.


JOSÉ CARLOS PACE  - MARCH 712M 

LIAN DUARTE/LUÍS PEREIRA BUENO - MARCH 712M 

JOSÉ "GIU" FERREIRA -  LOTUS 69

ESTE TORNEIO FOI DISPUTADO EM QUATRO CORRIDAS, SENDO DUAS EM INTERLAGOS, UMA EM PORTO ALEGRE (TARUMÃ) E A FINAL DISPUTADA NA ARGENTINA NA CIDADE DE CORDOBA.



WILSINHO FITTIPALDI-MARCH 712M (7), EMERSON FITTIPALDI-LOTUS 69 FVA EM 2º, E CARLOS REUTMANN-BRABHAM BT36 FVA

TABELAS DE COLOCAÇÕES

1a ETAPA - INTERLAGOS  31/10/1971


2a ETAPA - INTERLAGOS  06/11/1971


3a ETAPA - TARUMÃ ( PORTO ALEGRE)  14/11/1971


4a ETAPA - ARGENTINA ( CORDOBA)  21/11/1971


FATOS

LAMENTAVELMENTE NA ETAPA DE TARUMÃ OCORREU O ACIDENTE FATAL COM O PILOTO ITALIANO GIOVANNI SALVATTI, APESAR DA GRAVIDADE DO FATO, O SUCESSO DO TORNEIO FOI UM DOS FATORES PREPONDERANTES PARA PROVAR QUE O BRASIL TINHA CONDIÇÕES PARA SEDIAR PROVAS INTERNACIONAIS E INGRESSAR NO CIRCO DA FORMULA 1.

EMERSON FITTIPALDI, SAGROU-SE  O CAMPEÃO DESSE TORNEIO, VENCENDO AS DUAS PROVAS DE INTERLAGOS. CARLOS REUTEMANN GANHOU EM TARUMÃ E TIM SCHENKEN FOI O PRIMEIRO COLOCADO NA CORRIDA FINAL, NA ARGENTINA-CORDOBA

O TORNEIO FOI PROMOVIDO E DIRIGIDO POR ANTONIO CARLOS SCAVONE, COM A AJUDA DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.
UM ANO DEPOIS ESTE PIONEIRO EMPRESÁRIO, TRAZIA PARA O BRASIL EM 30 DE MARÇO DE 1972,  UMA PROVA EXTRACAMPEONATO DO CIRCO DA FORMULA 1, COM 12 PILOTOS INSCRITOS DOS QUAIS QUATRO BRASILEIROS; EMERSON E WILSON FITTIPALDI, JOSÉ CARLOS PACE E LUIS PEREIRA BUENO.

AS FOTOS PUBLICADAS NESTE POST, FORAM OBTIDAS NO SITE WWW.IMAGENSDALUZ.COM  QUE APRESENTA OS ALBUNS DE FOTOGRAFIAS DO TALENTOSO FOTOGRAFO ROGÉRIO P.D. LUZ   ( CASO O DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS DAS MESMA NÃO CONCORDE COM A EXPOSIÇÃO, FAVOR INFORMAR PARA A IMEDIATA RETIRADA )

=========================

5 comentários:

  1. Estava lá nas duas corridas de Interlagos. Inesqueciveis!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu também estava lá, Rui! Infelizmente para ele, o Fabiano só tinha 1 aninho e não compareceu....
    Nas duas, fiquei na arquibancada em frente onde hoje há uma gincana que foi feita para corridas de moto, na saída do café.
    As preliminares eram de FFord.
    Parabéns pelo post, Fernando.
    ABraços,
    Guima

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos Guima e Ruy,

    Obrigado pela atenção.
    Eu também estava lá, mas como furão na área dos boxes, em razão da amizade que eu tinha com o Marivaldo.
    O mais interessante, é que não tinha aquelas frescuras que hoje é muito comum nas corridas de Estoque e GT3.
    E olha o espetáculo dava de 10 a zero na moçada de hoje.

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Fabiani C Gargioni #26quinta-feira, 03 março, 2011

    Este era o automobilismo de verdade,nada à ver c/ o que se vê hoje em dia!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiani tudo bem, em parte voce tem razão se a gente focar a Formula 1 atual e algumas categorias aqui no Brasil gerenciada por marqueteiros etc e etc.
    Por outro lado ainda se faz automobilismo de verdade aqui nos regionais do Sul do Brasil (especialmente nos autodromos de terra ai da minha querida Santa Catarina) e também aqui aos sábados em Interlagos com os nossos abnegados e heróicos pilotos e chefes de equipe.

    Abs,

    Hiper

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.