terça-feira, 31 de maio de 2011

MANOCONTROL EN ARGENTINA  -  EMPUJONES EN MEXICO

UM AUTOMODELISMO DIFERENTE

O RETORNO DE UMA BRICADEIRA DE GAROTOS


PARTE 1 - O RETORNO NA ARGENTINA

ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE SETENTA, ERA MUITO COMUM NA ARGENTINA, A GAROTADA DISPUTAR NAS CALÇADAS E PRAÇAS, CORRIDAS COM CARRINHOS DE PLÁSTICO INJETADO.

ESTES CARRINHOS NORMALMENTE TINHAM DE 12 A 15 CM DE COMPRIMENTO ( ESCALA 1/32), QUE ERAM FURADOS NA SUA PARTE INFERIOR, AFIM DE SER INTRODUZIDO NOS MESMOS TODO TIPO DE MATERIAL QUE LHES DESSE MAIS PESO, PARA ASSIM ELES TEREM MAIOR EQUILIBRIO E ATINGIREM MAIORES DISTÂNCIAS AO SEREM IMPULSIONADOS A MÃO (ARREMESSADOS) PELO PARTICIPANTE.

ESTES CARRINHOS, ERAM TAMBÉM  PINTADOS E DECORADOS COM ADESIVOS IGUAIS AOS DOS CARROS DE CORRIDA. HAVIA UMA GRANDE VARIEDADE DE MODELOS A DISPOSIÇÃO NO MERCADO; TORINO, PEUGEOT 504, FIAT 600, CUPE 1600, TORINO HARE E PROTÓTIPOS DA ÉPOCA ( LIEBRE, TORNADO, RAQUEJO ). OS PREÇOS DESSES CARROS PEQUENOS ERAM ACESSÍVEIS, ENQUANTO UM UM CARRO EM METAL E  FRICÇÃO CUSTAVA  US$ 70, ESTES DE PLASTICO INJETADO CUSTAVAM ENTRE US$5,00 A US$ 8,00 NAS BARRACAS DE FEIRA  E LOJINHAS DO BAIRRO.

O CIRCUITO QUE DEVERIAM PERCORRER, ERA RISCADO NO CHÃO COM GIZ OU TIJOLO, CONTENDO RETAS E CURVAS E ALGUMAS ZONAS (ZONAS INDICADAS COM GIZ VERDE) EM QUE OS CARRINHOS PODERIAM ESCAPAR SEM O CASTIGO DE VOLTAR AO PONTO INICIAL.

NEM SEMPRE A VELOCIDADE FAVORECIA, POIS NOS CIRCUITOS COM CURVAS O ARREMESSADOR DEVERIA CALCULAR PARA QUE O CARRO NÃO PASSASSE DIRETO POR ELAS.

HAVIAM REGRAS PARA O COMPETIDOR, MAS A PRINCIPAL DELAS, ERA DE QUE SAIU DA PISTA, O COMPETIDOR ERA OBRIGADO A VOLTAR AO PONTO DE PARTIDA OU;  SE BATESSE NAQUELE MAIS A FRENTE TAMBÉM DEVERIA  RETORNAR AO PONTO DE PARTIDA.

COM O PASSAR DO TEMPO E O DESENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIS RÁPIDO DA TECNOLOGIA DE “GAMES”, ESTA BRINCADEIRA PASSOU A SER SUBSTITUIDA PELOS VIDEO GAMES E OUTROS JOGOS ELETRÔNICOS, VINDO A RESSUGIR NOVAMENTE ( REVIVER ) POR VOLTA DE 2006,  ATRAVÉS DE  EVENTOS  REALIZADOS NO PARQUE RIVADAVIA, EM CABALLITO, NO CHACABUCO E ATÉ MESMO NO AUTODROMO DE BUENOS AIRES.


UM CIRCUITO PARA UMA CARRERA (CORRIDA) DE FORMULA  MANOCONTROL,
 NO PARQUE RIVADAVIA - ARG.



GRID DE LARGADA PARA UMA CARRERA (CORRIDA) DA CATEGORIA
FORMULA GP2


ALGUNS CARROS DAS CATEGORIAS QUE DISPUTAM O CAMPEONATO
ARGENTINO DE MANOCONTROL

TORINO O MODELO PREFERIDO

ATUALMENTE ESTA BRINCADEIRA TIPICA DOS GAROTOS ARGENTINOS DAS DECADAS  ANTERIORES A SETENTA, VIROU UM HOBBY  ADMINISTRADO PELA “ASSOCIAÇÃO PILOTOS DE AUTOS A MANOCONTROL” COM UM CALENDARIO ORGANIZADO DE COMPETIÇÕES E REGULAMENTOS QUE ESPECIFICAM  PARA CADA CATEGORIA, O TIPO DE CARRO E DEMAIS DETALHES TÉCNICOS DA MESMA.  (http://manocontrolformula.blogspot.com/)

NO PRÓXIMO POST :  PARTE 2 – O HOBBY NO MÉXICO

=====================

Um comentário:

  1. Fabiani C Gargioni #27quinta-feira, 09 junho, 2011

    É Hiper,até nas corridas de brincadiera os hermanos nos dão um banho,hahahaha!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.