segunda-feira, 15 de agosto de 2011

500 KM  DE INTERLAGOS

TERCEIRO ROUND  DACON X WILLYS


ANOS DOURADOS;

ONDE HOUVESSE UMA CORRIDA, LÁ ESTAVAMOS EM GRUPO PARA; ASSISITIR, TORCER,  ENFIM CURTIR TUDO O QUE UMA CORRIDA DE AUTOMÓVEL TRAZIA DE BOM.NESTE UNIVERSO, HAVIAM DUAS CORRIDAS QUE PARA A TURMA ERAM “SAGRADAS” E MERECIAM TODO O NOSSO ESFORÇO E PENITÊNCIA  PARA ACOMPANHAR E ASSSISTIR.
ERAM AS “MIL MILHAS BRASILEIRAS” E OS “QUINHENTOS QUILOMETROS DE INTERLAGOS”.
E ASSIM NUMA BELA TARDE DE DOMINGO DE 1966, RUMAMOS (A TURMA) PARA O AUTODROMO DE INTERLAGOS PARA MAIS UMA “QUINHENTOS QUILOMETROS DE INTERLAGOS”.
SÓ QUE PELOS ACONTECIMENTOS QUE VINHAM OCORRENDO NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO ESTE "QUINHENTOS QUILOMETROS DE  INTERLAGOS",  SERIA  BEM DIFERENTES DOS OUTROS. 
NÃO SERIA SÓ UMA GRANDE CORRIDA DE AUTOMÓVEIS COMO HAVIAM SIDO TODOS OS ANTERIORES, SERIA TAMBÉM MAIS UM “ROUND  NO DUELO DE DOIS GRANDE GIGANTES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO DA ÉPOCA OU SEJA  EQUIPE DACON COM SEUS PODEROSOS KARMAN GHIAS PORSCHE X EQUIPE WILLYS COM SEUS VITORIOSOS ALPINES”.
NA CIDADE, NAS OFICINAS, NOS TREINOS PREPARATÓRIOS, NA ESCOLA OU SEJA; ONDE A CONVERSA FOSSE AUTOMOBILISMO, NÃO SE FALAVA OUTRA COISA SENÃO SOBRE O GRANDE DUELO “DACON x WILLYS”.
ENFIM VOLTANDO A CORRIDA;  BELA TARDE DE DOMINGO, 7 DE SETEMBRO DE 1966, AUTODROMO DE INTERLAGOS, A “TURMA TODA” JÁ BEM ACOMODADA NA ANTIGA E AGORA ABANDONADA CABINE DE IMPRENSA E CRONOMETRAGEM  AO LADO DOS BOXES, É DADA A GRANDE LARGADA.
WILSINHO COM UM DOS KG PORSCHE SAI NA FRENTE SEGUIDO POR MARIVALDO COM OUTRO KG PORSCHE NUM FRENÉTICO TRAIN DE CORRIDA, SEGUIDO DEPOIS POR LUISINHO COM UM ALPINE, MARINHO DE MALZONE E BIRD NUM OUTRO ALPINE.
FOI UM DOS MAIS EMPOLGANTES ESPETÁCULOS QUE ESTES GIGANTES DO AUTOMOBILISMO ESTAVAM PROTAGONIZANDO PARA UMA PLATEIA DE MAIS DE 25.000 PESSOAS.
NÃO ERAM RARAS AS PASSAGENS PELA RETA DOS BOXES EM QUE WILSINHO E LUISINHO ATINGIAM A VELOCIDADE EM TORNO DE 156 KM/H (ISTO EM 1966 EM QUE O ASFALTO DE INTERLAGOS ERA UM LIXO).
O TRAIN DE CORRIDA IMPOSTO POR WILSINHO HAVIA SIDO MUITO FORTE PARA O KG PORSCHE, QUE NA METADE DA PROVA FOI OBRIGADO A SER RECOLHIDO AOS BOXES COM O COXIN DO CAMBIO QUEBRADO.
RESTAVA AINDA NA LUTA O OUTRO KG PORSCHE COM MARIVALDO, QUE A ESTA ALTURA ESTAVA ANDANDO DEMAIS (COMO ERA DO SEU FEITIO).  MAS O ESFORÇO TAMBÉM HAVIA SIDO DEMAIS PARA ESTE KG PORSCHE QUE ACABOU SENDO OBRIGADO A PARAR COM PANE NA JUNTA DA TAMPA DE VALVULAS.
NUM RITMO MAS MODERADO LUIZINHO ASSUME A LIDERANÇA DA CORRIDA SEGUIDO POR BIRD CLEMENTE E MAIS DISTANTE UM POUCO  A ALFA GIULIA N.23  DE PIERO GANCIA,  QUE NÃO CHEGAVA A AMEAÇAR OS PONTEIROS DA PROVA.
LUIZINHO ENTÃO COM O ALPINE DA WILLYS COMPLETA AS 154 VOLTAS DA PROVA COM A MÉDIA DE 145 KM/H, SEGUIDO POR BIRD COM O OUTRO ALPINE DA WILLYS.

                                                    CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PROVA

1 .  LUIS PEREIRA BUENA  ...........................  ALPINE  EQUIPE WILLYS
2 .  BIRD CLEMENTE ....................................... ALPINE   EQUIPE WILLYS
3 .  PIERO GANCIA  ………………………...... ALFA ROMEO JULIA  EQUIPE GANCIA
4 .  MARIO C. C. FILHO (MARINHO) .............. DKW MALZONI
5.  JOSÉ RAMOS ............................................... DKW MALZONI 
6.  JAIR SANTIAGO .......................................... SIMCA  CHAMBORD
7.  WALDEMIR COSTA .................................... WILLYS INTERLAGOS
8.  JOSÉ AUGUSTO GONTIJO ....................... DKW MALZONI
9.   ROBERTO FARIAS .................................... DKW BELCAR
10. PEDRO OLIVER ......................................... RENAULT 1093

 

LARGADA


VOLTA DE APRESENTAÇÃO
NA PRIMEIRA FILA: KG. PORSCHE N. 77 DE WILSON FITTIPALDI JR.,
DKW MALZONI N.73 DE JOSÉ RAMOS E ALPINE N.46 DE BIRD CLEMENTE.


UM DOS RAROS MOMENTOS (ATÉ A METADE DA PROVA) EM QUE O ALPINE FICA A FRENTE DO K.G  PORSCHE


PORSCHE DO MARIVALDO FERNANDES


BANDEIRADA  PARA O VITORIOSO LUIS PEREIRA BUENO COM ALPINE N. 47, SEGUIDO DE PERTO PELO SEGUNDO COLOCADO
 BIRD CLEMENTE COM ALPINE N.46

================================

7 comentários:

  1. Outra vez não consegui ver as fotos, mas meu amigo quem precisa vê-las?
    As tenho na memória e na retina e além de tudo seu ótimo texto nos faz voltar ao tempo e estar ao lado do Luiz, Marivaldo, Tigrão, Bird....

    Um abração

    ResponderExcluir
  2. Ah! consegui ver as fotos e a carismática figura do Elói - Gugliano - dando a bandeirada para o Luiz! Grande!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #27quinta-feira, 18 agosto, 2011

    Belas imagens e um belo depoimento Hiper,pena que eu não pude viver este tempo,valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiano,

    Realmente esta corrida foi de arrepiar, com os K.G PORSCHE ( motor carrera 2000 cc) berrando com os Alpines atrás. Hoje temos a GT3 que corre aqui no Brasil qué um espetáculo, mas naqueles tempos onde o automobilçismo internacional era pouco veiculado aqui no Brasil, ver estas máquinas correndo era pura adrenalina. Outra coisa que não acontece mais hoje (a não ser na Estoque e Formula Truck)
    qualquer corrida em Interlagos, era publico acima de 10000 pessôas.

    Oi Rui,

    O que tá acontecendo com a sua internet?
    Sei que voce também estava lá, e deve ter vibrado como nós. Agora para quem voce torceu ?
    Eu torci desesperadamente para a DACON, que infelizmente saiu de lá com 3 X 0 para a WILLYS.
    A revanche veio logo depois com aqueles KG PORSCHE azul marinho, mas esta é outra história que vou postar depois.

    ResponderExcluir
  5. Sem torcida, mas esperando uma vitória do Luizinho.
    Lembra Fernandão como dechapavam os pneus traseiros dos KG-Porsche?

    ResponderExcluir
  6. Oi Rui,

    Se torceu pro Luizinho, é porque já estava escrito que um dia voces seriam amigos e o D3 dele seria seu.
    Outra é porque voce também devia ter uma quedinha pelas berlinetas amarelinhas não?
    Diziam (e era verdade) que os pneus dos KG PORSCHE dechapavam porcauso do torque que era algo em torno de 20Kgf, algo muito forte para os pneus tupiniquins da época.
    Mas depois que eles passaram para aquelas rodas 17" ai a coisa ficou parelha com a Willys.

    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Rsrsrs O Luizinho era amigo de meu irmão e sua 1ª esposa de minha irmã, desde que eu era pequeno.
    Verdade quando colocaram as rodas 17 começaram a vencer.

    Abs

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.