segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A U T O M O B I L I S M O

PORQUE SERÁ QUE O AUTOMOBILISMO JÁ NÃO ATRAI TANTO PUBLICO COMO NO PASSADO ? 
(PELO MENOS EM SÃO PAULO)

OBS - TITULO DA MATÉRIA CORRIGIDO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE PELO MENOS NO SUL ESTA DEBANDA DE PUBLICO NÃO OCORRE.

CARLOS PINTACUDA COM ALFA ROMEO 2900, VENCEDOR DO GP CIDADE DE SÃO PAULO DE 1936 EM CIRCUITO DE RUA NO BAIRRO PAULISTANO , JARDIM AMÉRICA

obs - naquela época o Jardim América era um região nova sem recursos de transporte coletivo. Eram raros os cidadãos que possuiam automóvel (condução própria). 
o público estimado foi de 150 mil pessôas que se espalharam ao longo do circuito, forçando perigosamente os cordoões de isolamento mantidos pela Guarda Civil ( policia militar da época).


UMA CORRIDA DE ESTREANTES E NOVATOS NOS ANOS SESSENTA, QUANDO O AUTODROMO DE INTERLAGOS NÃO POSSUIA ARQUIBANCADAS DECENTES E O TRANSPORTE COLETIVO PARA A REGIÃO ERA PRECÁRIO.
NESTA ÉPOCA, AINDA ERAM POUCOS OS CIDADÃOS QUE POSSUIAM
AUTOMOVEL (CONDUÇÃO PRÓPRIA).



GRANDE PREMIO CIDADE DE SÃO PAULO DE 2007.
UM EVENTO QUE ALEM DA PRÓPRIA CORRIDA, OFERECIA AO PUBLICO VARIAS OUTRAS INTERESSANTES ATRAÇÕES OU SEJA: "ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS", "PROVA DE REGULARIDADE" E "PROVA PAIS E FILHOS"

obs - Apesar do Sistema de Transporte Coletivo ainda estar a kilometros da situação ideal, em termo logistico, êle é mais acessivel do que nas décadas anteriores.
A proporção de cidadãos que possuem automóvel (CONDUÇÃO PRÓPRIA) atualmente é logaritimamente maior do que nas décadas anteriores.


UMA PROVA DO CAMPEONATO PAULISTA DE VELOCIDADE NO ASFALTO, REALIZADA NESTE ANO (2011) NO AUTODROMO DE INTERLAGOS COM ARQUIBANCADAS COBERTAS E DESCOBERTAS (AO GOSTO DO PUBLICO) QUE APESAR DE NÃO SEREM NENHUMA  "CLASSE- A", NÃO FICA ATRÁS DE MUITO ESTÁDIO DE FUTEBOL.



LARGADA DE UMA DAS PROVAS DO CAMPEONATO PAULISTA DE
VELOCIDADE NO ASFLATO - 2011

obs - ingressos gratuitos

FINALIZANDO: ATÉ O MEIO DA DÉCADA DE SETENTA, ERAM RARAS AS PUBLICAÇÕES NACIONAIS SOBRE AUTOMOBILISMO. OS JORNAIS NOTICIAVAM SOMENTE GRANDE EVENTOS ( MIL MILHAS BRASILEIRAS, QUINHENTOS QUILOMENTROS, DOZE HORAS E ETC E TC), E OS CANAIS DE TELEVISÃO MUITO RARAMENTE  VEICULAVAM GRANDES EVENTOS.
SÓMENTE APÓS A VINDA DO GP BRASIL DE FORMULA 1, É QUE A MIDIA TELEVISIVA PASSOU A DISPOR UM POUCO MAIS DO SEU HORÁRIO PARA O AUTOMOBILISMO ESPORTIVO.
NOTICIAS ESTRANGEIRAS INCLUINDO AI AS REVISTAS ESPECIALIZADAS ( AUTOSPRINT, MOTOR CAR CLUB, CAR AND DRIVER E OUTRAS) ERAM ARTIGOS DE LUXO .
MESMO ASSIM; COM TODA ESTA MISÉRIA DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, FALTA DE CONDIÇÕES DIGNAS DE ARQUIBACADA E INSTALAÇÕES PARA O PUBLICO E UM SISTEMA CAÓTICO DE TRANSPORTE COLETIVO, AS CORRIDAS DE AUTOMÓVEL ERAM SEMPRE ASSISTIDAS E PRESTIGIADAS POR UM RESPEITÁVEL PUBLICO (AS VEZES ATÉ MAIOR DO QUE O DO FUTEBOL) FORMADOS POR  ADOLECENTES, JOVENS E ADULTOS QUE NÃO MEDIAM ESFORÇOS PARA COMPARECER AOS AUTODROMOS OU CIRCUITOS IMPROVISADOS DE RUA PARA PRESTIGIAR E TORCER PELOS  SEUS IDOLOS.   

===========================

4 comentários:

  1. Buenas!

    Faz tempo que não comentava, mas não me guentei.
    Num país onde o índice de aprovação do governo é tão alto, não temos atendimento médico, não temos escola e, entre outras coisas, não temos estradas.
    Olha só o número de acidentes diários!
    Não temos automobilismo, até o kart está se terminando.
    Transmissões de TV, temos que adivinhar o que e onde vai passar. Uma Tv trasmite a primeira bateria e outra transmite a segunda bateria.
    Haja saco !
    Outros paízinhos miseráveis, como a Argentina, tem tres canais com 24 horas de automobilismo, entre outros canais que também trasmitem automobilismo.

    Viva o Brazil !

    Pedrão - SMO

    ResponderExcluir
  2. alguém ja ouviu falar de Tarumã no Rio Grande do Sul???
    Aqui sempre tem muita gente nos dias de corrida. E no Velopark também.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  3. Prezado Sr. Anonimo

    Em primeiro lugar os meus agradecimentos pelo comentário sobre a matéria.
    Em segundo lugar, realmente voce tem toda razão, no SUL, o automobilismo esportivo sempre teve por parte do publico um grande apoio demonstrado pelo grande número de pessoas que "sempre" prestigiam as corridas quer seja nos autodromos de asfalto quer seja nos de terra.
    Não se pode negar a tradição do automobilismo gaucho, catarinense e paranaense, pujante desde os tempos das saudosas carreteras e suas corridas em circuitos de estrada.
    Mas infelizmente aqui em São Paulo eu tenho notado uma outra realidade (ja varias vezes dita aqui), que o publico só aparece em corrida de Estoque Carro, Formula Truck e Formula 1.
    O " PORQUE", eu não sei e por isso, pretendo ouvir algumas opiniões através deste "post".
    Assim sendo o titulo da matéria foi alterado, para ficar mais condizente com a realidade de São Paulo, que felizmente não é a realidade do nosso automobilismo esportivo do SUL.

    Atenciosamente,

    Hiperfanauto

    ResponderExcluir
  4. Caro Hiperfanauto, obrigado pela consideração com meu comentário.Desculpe não ter me identificado. Me chamo Marcos e sou um grande admirador do seu blog, das suas miniaturas e principalmente do seu amor pelos carros. Embora não comente muito visito sempre e já peguei aqui dicas valiosas do mundo do automobilismo e automodelismo. Um grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.