quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A N O S  D O U R A D O S  -  37

500 MILHAS DE INTERLAGOS

A CONFIRMAÇÃO DE UM "PURO SANGUE NACIONAL"


SOMENTE EM 8 DE DEZEMBRO DE 1962, QUE A RAÇA DA BERLINETA INTERLAGOS FOI CONFIRMADA  COMO UM “PURO SANGUE NACIONAL”, APESAR DA SÉRIE DE VITÓRIAS QUE A MESMA JÁ VINHA OBTENDO EM PISTAS NACIONAIS.
ESTA CONFIRMAÇÃO VEIO APÓS UMA EMOCIONANTE PERSEGUIÇÃO DE QUASE OITOCENTOS QUILOMETROS,  DESTE “PURO SANGUE NACIONAL” A UM OUTRO PURO SANGUE, “UM  ALEMÃO MAIS CONHECIDO POR PORSCHE 90-S”, QUANDO AO FINAL, A DUPLA CHRISTIAN HEINS E LUIS ANTONIO GRECO A BORDO DA “BRASILEIRISSIMA” BERLINETA WILLYS INTERLAGOS DE N. 22, VENCE BRILHANTEMENTE  AS 500 MILHAS DE INTERLAGOS. 

FOI O TEMPO TODO UM DUELO DE RATO E GATO, ONDE O "VERDINHO" PORSCHE 90-S,  POR TER UM MOTOR COM MAIS TORQUE LEVAVA VANTAGEM NAS SUBIDAS DO AUTODROMO DE  INTERLAGOS E A "AMARELINHA" BERLINETA DA DUPLA HEINS E GRECO COM MAIS ESTABILIDADE, RECONQUISTAVA NAS CURVAS E ALGUMAS PEQUENAS RETAS.

INTERESSANTE:

DOS DEZESSETE CARROS QUE DERAM A LARGADA, QUATORZE TERMINARAM E FIZERAM JUS A PREMIAÇÃO EM DINHEIRO ( HAVIA TAMBÉM PREMIO PARA O DÉCIMO QUINTO COLOCADO, POREM NINGUEM  LEVOU )

UM ÚNICO ACIDENTE OCORREU LAMETAVELMENTE COM O PILOTO  UGO GALINA, QUE CAPOTOU O SEU ALFA ROMEO JK DE NUMERO N. 3
FOI REMOVIDO EM ESTADO GRAVE AO HOSPITAL DAS CLINICAS EM RAZÃO DE MULTIPLAS FRATURAS NA BACIA E NOS OMBROS.

ROBERTO GALUCCI ( ANOS MAIS TARDE,  VIRIA A SER BICAMPEÃO DA TRADICIONAL PROVA 500 KM DE INTERLAGOS), FOI O PILOTO MAIS SEM SORTE DA CORRIDA, POIS NENHUM DOS DOIS CARROS QUE PREPAROU  ( UMA LANCIA EM QUE FEZ DUPLA COM BIRD CLEMENTE E UMA FERRARI EM QUE FEZ DUPLA COM CELSO LARA BARBERIS ) NÃO CONSEGUIRAM TERMINAR A CORRIDA.

A “ 500 MILHAS DE INTERLAGOS” FOI CONSIDERADA POR ALGUNS CRONISTAS ESPORTIVOS, COMO A CORRIDA MAIS DIFÍCIL DO CAMPEONATO PAULISTA DA TEMPORADA 1962. 


LARGADA AO ESTILO "LE MANS" MUITO COMUM NA DÉCADA DE 60



MOMENTO DA LARGADA EM QUE CELSO LARA BARBERIS ENTRA NA
FERRARI 250 MM , QUE CORRERIA EM DUPLA COM ROBERTO GALUCCI.



PURO SANGUE ALEMÃO PILOTADO PELA DUPLA CHICO LANDI E
MARIO CESAR DE CAMARGO FILHO ( MARINHO)  QUE PROTAGONIZOU
 COM  A BERLINETA N.22 UM DOS MAIS
 EMOCIONANTES DUELOS DE INTERLAGOS.


O PILOTO  "VOLANTE 13" A BORDO DO DKW VEMAG  N. 7, A FRENTE DO ALFA ROMEO - JK  N.3  DE UGO GALINA QUE MOMENTOS APÓS VIRIA CAPOTAR.


UM DOS MOMENTOS DO DUELO  EM QUE O PORSCHE 90-S
VEM A FRENTE DA BERLINETA INTERLAGOS.


OUTRA FACETA DO DUELO, ONDE AGORA A BERLINETA INTERLAGOS
 VEM A FRENTE DO PORSCHE 90-S.



PARADA NO BOX DO DKW VEMAG DA DUPLA  "DELORTE" E "MANCAL"

CLASSIFICAÇÃO FINAL


NOTA - ONTEM A NOITE (27/09/2011) AO ASSISITIR O PROGRAMA DO REGINALDO LEITE ENTREVISTANDO OS PILOTOS FRITZ D'OREY E BIRD CLEMENTE, VIM A SABER PELO BIRD CLEMENTE, QUE ESTAS 500 MILHAS DE INTERLAGOS, FOI A ULTIMA CORRIDA DO PILOTO CHRISTIAN HEINS AQUI NO BRASIL, POIS TEMPOS DEPOIS VEIO A FALECER EM DESASTRE NA CORRIDA DE LE MANS - FRANÇA.

==================

3 comentários:

  1. Willys Interlagos Berlineta, o primeiro e único esportivo nacional, nunca fizeram nada mais bonito que ela, é uma beleza eterna...apesar de ser originalmente francesa não importa foi um marco na nossa pioneira industria nacional...é a minha humilde opinião! Rodolfo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodolfo,

    Apesar de eu ser um apaixonado por Porsche, e em especial inclusive o modelo 356 (só de miniatura deste modelo devo ter umas dez em varias escalas)concordo com voce que O W. Interlagos foi um dos mais belos carros esportivos da nossa industria, seja qual fosse o modelo (Cupe, Berlineta ou Conversivel).
    Nestas 500 milhas ficou provado que apesar de um motor mais fraco, sua leveza, aerodinamica e maneabilidade levaram-no a vitória.

    Abs,

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.