sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A U T O M O B I L I S M O

ALGUEM SE LEMBRA ?


CRIADA EM 1979 PARA SUBSTITUIR A DIVISÃO 1 ( D1), A “STOCK CAR” COM O APOIO OFICIAL DA MONTADORA GENERAL MOTORS DO BRASIL, EM POUCO TEMPO TORNOU-SE UMA DAS CATEGORIAS “TOP" DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
ESTA CATEGORIA UTILIZAVA O MODELO CHEVROLET OPALA, E TINHA UM REGULAMENTO ELABORADO PARA SER UMA CATEGORIA EQUILIBRADA DE CUSTOS LIMITADOS.
EM 1987, A GENERAL MOTOR DO BRASIL RETIRA O SEU APOIO À CATEGORIA, E A RESPOSTA “TUPINIQUIM”  FOI IMEDIATA;  OS CARROS PASSARAM A ADOTAR UMA NOVA CARENAGEM  "SEM A MARCA GM",  CRIADA PELA CAIO – HIDROPLAS, MONTADAS SOBRE OS CHASSIS DOS OPALAS.
O NOVO “STOCK CAR”,  GANHOU UM MELHOR DESEMPENHO GRAÇAS AO DESENHO AERODINÂMICO DA NOVA CARROCERIA E TEVE SUA APARÊNCIA MUITO SEMELHANTE A DOS PROTOTIPOS ARGENTINOS.
ESTA MUDANÇA, VEIO A SER A  PRIMEIRA GRANDE MUDANÇA NO REGULAMENTO DA “STOCK CAR” QUANDO ENTÃO APROVIETARAM TAMBÉM PARA MELHORAR VARIOS ITENS DE SEGURANÇA NO VEICULO, O QUE  ATÉ ENTÃO NÃO ERA PERMITIDO PELO ENGESSADO REGULAMENTO DA CATEGORIA.

WALTER TRAVAGLINI  - 1989


ANGELO GIOMBELLI - 1989

 
BAILE NA CURVA DA FERRADURA - INTERLAGOS 1989


MAIS DANÇA NA FERRADURA


UMA CENA MUITO COMUM, INGO LIDERANDO O PELOTÃO


CHEGADA TRIUNFAL DE ZECA GIAFFONE E LUIS ALBERTO PEREIRA
NAS MIL MILHAS BRASILEIRAS DE 1989, COM O "STOCK CAR"
COM CARROCERIA CAIO-HIDROPLAS.

----------------------------------------------------------

ESTA VERSÃO DE "STOCK CAR" COM CARROCERIAS CAIO-HIDROPLÁS DUROU DE 1987 A 1989.  NO ANO SEGUINTE A  GM  RETORNA A CATEGORIA COM UM NOVO MODELO DE CARROCERIA SOBRE A MESMA MECANICA ATÉ ENTÃO UTILIZADA.

=======================

2 comentários:

  1. O que eles ganhavam de aerodinámica perdiam em exsesso de pêso muita lataria se lembrar-mos das carreteiras eram cortadas, chassis ferfurados, lonas no capô do porta malas tudo pra perder pêso, aerodinámica? O que é isto??? Mas cada época tem o seu valor inestimável!Rodolfo.

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #27quarta-feira, 19 outubro, 2011

    É hiper o carro da primeira foto esta "repousando" no museu do automobilismo em Passo fundo RGS e estas "latarias" era em fibra então não pesavam tanto assim,belas imagens!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.