segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A U T O M O B I L I S M O

A VITORIA DE UM JOVEM PILOTO
 E SEU PROFESSOR

MINHAS LEMBRANÇAS

HOJE COMEÇO DE ANO, EU VOU LHES FALAR UM POUCO DE UMA DAS PRIMEIRAS CORRIDAS EM QUE EU COM MAIS ALGUNS AMIGOS DE ADOLESCÊNCIA, DEVIDAMENTE ACAMPADOS NA BEIRA DE UM DOS BARRANCOS QUE FORMAVAM O ACOSTAMENTO DA PEQUENA RETA APÓS A CURVA DO SOL, ASSISTIMOS AO VIVO, NO BOM E VELHO AUTODROMO DE INTERLAGOS.



ERA UM BELO FIM DE SEMANA DO MÊS DE NOVEMBRO DE 1963, UMA ÉPOCA EM QUE A NOSSA TURMA SE LEMBRA COMO OS “OS NOSSOS ANOS DOURADOS”, E A CORRIDA;  ERA OS "1500 KM DE INTERLAGOS".
EU JÁ COM QUINZE ANOS COMPLETOS, JAMAIS IMAGINARIA QUE AQUELE MOÇO QUE PILOTOU BRAVAMENTE UMA BERLINETA WILLYS INTERLAGOS VERMELHA DE NUMERO 45 EM PARCERIA COM O GRANDE MAGO “FRANCISCO LANDI”, SERIA ANOS MAIS TARDE UM DOS GRANDES INCENTIVADORES DA MINHA CURTISSIMA CARREIRA NO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO, MAS ACIMA DE TUDO UMA GRANDE PESSOA COM QUEM EU SEMPRE TIVE A FELICIDADE DE COMPARTILHAR NA “COXIA DOS BOXES” DAS MAIORES ALEGRIAS E TRISTEZAS QUE AS CORRIDAS TROUXERAM.
ESTE “ALGUEM” MUITO JOVEM, PARCEIRO DO VELHO CHICO, CHAMAVA SE “MARIVALDO FERNANDES” QUE NOS ANOS 70 VIRIA PREMATURAMENTE NOS DEIXAR, VITIMA DE UM DESASTRE AÉREO QUE TAMBÉM NOS LEVOU “JOSÉ CARLOS PACE”.
VOLTANDO AOS “1500 KM DE INTERLAGOS”, ESTA CORRIDA, ERA MAIS UMA DAQUELAS CORRIDAS DE LONGA DURAÇÃO (ENDURANCE) QUE ARREBANHAVAM MULTIDÕES AO AUTODROMO DE INTERLAGOS, PARA ASSSITIR OS GRANDES  IDOLOS DA ÉPOCA.

GRID DE LARGADA

PARA COMEÇAR, DENTRE OS COMPONENTES DO GRID DE LARGADA ESTAVAM NADA MAIS NADA MENOS QUE GRANDES NOMES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO A SABER:

CIRO CAIRES COM A SIMCA N. 44,  JAIME SILVA COM A OUTRA LENDÁRIA SIMCA DE N.26, MARIO CESAR (MARINHO) COM DKW N. 10, BIRD CLEMENTE COM O OUTRO DKW DE N.11, PIERO GANCIA COM UMA ALFA GIULIETTA, A DUPLA CHICO LANDI – MARIVALDO FERNANDES COM A BERLINETA INTERLAGOS N.45 , ANTONIO CARLOS SCAVONE (QUE ANOS MAIS TARDE SERIA O GRANDE RESPONSÁVEL POR TRAZER A FORMULA 1 PARA O BRASIL) COM UMA OUTRA BERLINETA INTERLAGOS, OS IRMÃOS  VARANDA DE PETRÓPOLIS COM MAIS UM INTERLAGOS, EMILIO ZAMBELLO COM ALFA ROMEO JK, MARIO OLIVETTI COM OUTRO ALFA ROMEO JK, WILSON FITTIPALDI JR. COM O ESTREANTE RENAULT 1093 DE N. 40 E LUIS PEREIRA BUENO (LUISINHO) COM O OUTRO RENAULT 1093 DE N.41 AMBOS REPRESENTANDO A EQUIPE WILLYS.

* corrigindo: primos Varanda da cidade de Petrópolis - RJ

A CORRIDA

DADA A LARGADA ÀS "0:00 HORAS DE DOMINGO", A CORRIDA COMEÇA COM A LIDERANÇA FRENÉTICA DOS DOIS CARRINHOS BRANCOS DA VEMAG, NA FRENTE O DKW N.10 DE MARINHO SEGUIDO DE PERTO PELO DKW N.11 DE BIRD.


JÁ NOS PRIMEIROS 250 KM QUILOMETROS DE CORRIDA, 14 PARTICIPANTES JÁ ESTAVAM FORA POR MOTIVOS VÁRIOS, COM OS BRANQUINHOS NA FRENTE SEGUIDOS DE PERTO PELAS SIMCAS DE FÁBRICA DE CIRO E JAIME, QUE NA ALTURA DOS 500 QUILOMETROS DE COMPETIÇÃO CONSEGUEM SOBREPUJAR OS BRANQUINHOS DA VEMAG, GRAÇAS A MAIOR AUTONOMIA DAS SIMCAS.
NESTE MEIO TEMPO, VEM CRESCENDO ASSUTADORAMENTE A PEQUENA BERLINETA INTERLAGOS VERMELHA DA DUPLA MARIVALDO-CHICO E CORRENDO PELAS BEIRADAS,  A ALFA GIULETTA DO PIERO GANCIA.


JÁ NOS MIL QUILOMETROS DE CORRIDA, A DUPLA MARIVALDO-CHICO QUE VINHA CRESCENDO NA CORRIDA, CONSEGUE PASSAR AS SIMCAS DURANTE UMA PARADA DE BOXES DAS MESMAS. ENQUANTO ISSO A DUPLA 10 E 11 DA VEMAG TENTA A TODO CUSTO RETOMAR A LIDERANÇA QUE JÁ FORA DELAS E NUM AUMENTO DE RITMO CHEGAM A MÉDIA DE 108 KM/H CONSEGUINDO COM TODO ESTE ESFORÇO, DIMINUIR AS DIFERENÇAS DE TAL FORMA QUE POR VOLTA DOS 1250 KM DE CORRIDA, NOVAMENTE OS BRANQUINHOS RETOMAM A LIDERANÇA DA CORRIDA.
INFELIZMENTE ESTES "1500 KM" NÃO ERAM PARA A VEMAG, O DKW N.10 AGORA NAS MÃOS DE CACAIO SOFRE UMA PANE EM RAZÃO DE UMA PEDRA ACERTAR O SEU CARTER E BIRD TEM O SEU DKW N.11 DESCLASSIFICADO POR TER SIDO EMPURRADO PELOS MECANICOS. NESTA ALTURA DA CORRIDA  A DUPLA MARIVALDO-CHICO RETOMA A LIDERANÇA , SEGUIDOS POR JAIME SILVA (SIMCA 26) PIERO GANCIA (ALFA GIULIETTA) SCAVONE (BERLINETA INTERLAGOS) E CIRO CAIRES (SIMCA), INDO NESTA FORMAÇÃO ATÉ O FINAL DA CORRIDA, UM FINAL DE MANHÃ DE UM  ENSOLARADO DOMINGO DE NOVEMBRO DE 1963.




CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. FRANCISCO LANDI / MARIVALDO FERNANDES – BERLINETA INTERLAGOS N. 45,
2. JAIME SILVA – SIMCA CHAMBORD N.26,
3. PIERO GANCIA – ALFA GIULIETTA N.25,
4. ANTONIO CARLOS SCAVONE -  BERLINETA INTERLAGOS N.33,
5. CIRO CAIRES – SIMCA CHAMBORD N.44,
6. WILSON FITTIPALDI – RENAULT 1093 N.40,
7. MARIO OLIVETTI – ALFA ROMEO JK N.65,
8. LUIS PEREIRA BUENO (LUISINHO) – RENAULT 1093 N.41,
9. EMILIO ZAMBELLO – ALFA ROMEO JK N.28 E;
10. MARCELO AUDRÁ – ALFA ROMEO JK N.69

================================

9 comentários:

  1. Fantástica história que o amigo viu ao vivo e nos dá um resumo de como foi esta emocionante corrida dos 1500km de Interlagos no ano de 1963 eu com doze aninhos na época...mas já nesta idade era louco por corridas de automóveis. Em breve minituralizarei esta Berlineta 45...Feliz 2012.
    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  2. História fantástica!Obrigado por mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros amigos Rodolfo e Joel,

    Primeiramente quero agradecer lhes a visita ao meu blog e por terem apreciado mais esta reminiscência de uma época marcante e das mais felizes de minha vida, quando com a turma do Bandeirantes (Os Fanautos) respiravamos, transpiravamos, bebiamos e se desse moleza até nos alimentariamos de gasolina.
    Interlagos era o nosso quintal e foi lá que muitas vezes nas corridas longas ( 12 horas, 24 horas, mil milhas, 1600 km e etc etc )acampados nos barrancos que hoje já não existem mais, em conversas animadas a beira da fogueira e sob o ronco forte das carreteras chevrolet corvettes, simcas, alfas romeo JK, renaults, dkws com seus inconfundíveis zumbidos de dois tempos, atravessávamos o frio das madrugadas até o amanhecer indescritível com os carros vindo com seus farois acessos, sob a densa cerração matutina.
    Estes tempos sim, eram os tempos dos Anos Dourados.

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Beleza, Fernando! Eu também estava lá... na época, torcia pelo Marinho, que era quem fazia a manutenção de meu DKW '61...
    Abraços,
    Guima

    ResponderExcluir
  5. Como é bom matar as saudades com estas histórias. Muito bom. Apenas uma correção: Alvaro e Aylton Varanda eram primos.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Caro Pedro "Baleiro",

    Obrigado pela sua visita ao meu blog e pela "dica" sobre a família Varanda (ja providenciada a anotação de correção).
    Muitas vezes em visita ao seu blog do qual sou um dos seguidores, tenho a grata satisfação de matar as saudades daqueles anos dourados do nosso automobilismo brasileiro, bem como saber de muitas coisas que para nós aqui de São Paulo, face a pobreza da imprensa "especializada" da época, passavam desapercebido.

    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Quanta saudade desse tempo que não volta mais so na saudade e em velhas recordações meu amigo parabens pela descrição,agora gostaria de perguntar ao amigo se poderia me informar a respeito do Ciro Caires se ainda é vivo se ja faleceu enfim o que puder me informar.Obrigado José py6jt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, muito obrigado pela sua visita ao meu blog, volte quando quiser, que será sempre muito bem vindo.
      Com relação ao seu pedido sobre o grande Cyro Caires, estou emviando ao seu e-mail algumas informações sobre o mesmo e um link onde voce poderá ter quase que a biografia completa dele e de muitos outros corredores da época.

      Abs

      Excluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.