terça-feira, 20 de novembro de 2012

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C  -  cap. 5


CHEVITÚ  –  JORGE CUPEIRO


“EL CHEVITÚ“, FOI UM PROJETO DE CARRO DE CORRIDA DA CATEGORIA “TURISMO CARRETERA” CONCEBIDO PELO FAMOSO PILOTO “JOSÉ FROILAN GONZALES” SOBRE UM “CHEVROLET NOVA 400 DE DUAS PORTAS”, E QUE DURANTE O PERÍODO DE 1964 A 1966,  FOI PILOTADO POR “JORGE CUPEIRO”, QUE OBTEVE COM O MESMO, 11 (ONZE)  VITÓRIAS E; POR “CARLOS MARINCOVICH, QUE OBTEVE  1 (UMA) VITORIA.

O “CHEVITU” ERA EQUIPADO COM UM MOTOR DE SEIS CILINDROS EM LINHA COM 3880 CC COM UMA POTÊNCIA ORIGINAL DE 140 HP QUE APÓS PREPARADO PELOS IRMÃOS ALDO y REINALDO BELLAVIGNA E MOTOR DE BERNARDO PEREZ CHEGOU A POTÊNCIA DE 230 HP.



APESAR DE TER OBTIDO 12 VITORIAS DURANTE A SUA CARREIRA, ESTE CARRO JAMAIS CONSEGUIU GANHAR UM TITULO DE CAMPEONATO,  SENDO A SUA MELHOR CLASSIFICAÇÃO, UM SEGUNDO LUGAR NO TORNEIO DE 1965 QUE FOI VENCIDO POR “DANTE EMILIOZZI” COM A SUA FAMOSA “LA GALERA

A SUA PRIMEIRA VITÓRIA ACONTECEU LOGO NA SUA ESTRÉIA EM 09 DE AGOSTO DE 1964 EM MAR DEL PLATA, GANHANDO COM LARGA VANTAGEM SOBRE SEUS ADVERSÁRIOS COM SUAS LENDÁRIAS CUPECITAS.



A IMPORTÂNCIA DO “CHEVITÚ”  PARA O “TURISMO CARRETERA ARGENTINO”  FOI  O FATO DO MESMO TER SIDO UM “MARCO” DA RENOVAÇÃO DA CATEGORIA                 
( INICIO DA REVOLUÇÃO NO T.C ARGENTINO).

POR OUTRO LADO ESTE CARRO, FOI MUITO CRITICADO PELO PÚBLICO QUE INCLUSIVE CHEGOU A JOGAR PEDRAS CONTRA ELE EM ALGUMAS “CARRERAS” E  AFIRMAR QUE O MESMO ERA MUITO FRAGIL, QUE SE PARTIRIA AO  PRIMEIRO SALTO EM CORRIDA DE ESTRADA.


AQUI O CHEVITÚ JÁ NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA AERODINÂMICA QUE VIRIA A SER O EMBRIÃO DA EVOLUÇÃO DA CATEGORIA.



A “FORD” PREVENDO A PERDA DO DOMÍNIO QUE VINHA MANTENDO POR VÁRIAS  DÉCADAS, ABANDONA AS CUPECITAS E LANÇA O LENGENDARIO E EMBLEMÁTICO “FORD FALCON” CUJA TRAJETÓRIA SERA OBJETO DE NOVO CAPITULO DESTA SÉRIE. 


===================================

5 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #27terça-feira, 20 novembro, 2012

    Não sabia desta história Hiper, mutio legal poder saber mais do maior e melhor automobilismo do planeta, valeu e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Acompanho, este seu belo trabalho sobre o automobilismo argentino, sempre com uma ponta de saudades e admiração pelo excelente trabalho que eles faziam por lá!
    Parabéns Fernando, um abração!

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos Fabiani e Rui,

    Obrigado pela visita e comentários.
    Aguardem, porque esta série ( 75 ANOS DE T.C ) tem 17 capítulos, e estamos ainda no quinto.

    Abs,

    Hiperfanauto

    ResponderExcluir
  4. Hiper, otro hermoso capítulo de la serie, ¡y aun faltan 12! Bellísimo Chevrolet, me gusta mucho la versión con trompa aerodinamica (nº8) que muestras al final.
    Espero ansioso todos los capítulos, en especial el que le toque a algún Torino, mi auto preferido.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juanh, buenas


      O capítulo 10 desta série ( 75 ANOS DE T.C ), será sobre as emblemáticas LIEBRES, criadas por Oreste Berta sobre o "Torino".

      Abs,

      Excluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.