sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AUTOMOBILISMO

75 ANOS  DE T.C  - cap. 6

LA COLORADITA   -   JUAN MANUEL BORDEU


A “COLORADITA” ERA UM COUPE (CUPECITA)  CHEVROLET 1947 QUE JUAN MANUEL FANGIO COMPROU DE MARCOS CIANI EM 1962,  E  ENTREGOU AO SEU IRMÃO “TOTO FANGIO” QUE A PREPAROU ESPECIALMENTE PARA O PILOTO  “JUAN MANUEL BORDEU”.

A SUA ESTREIA FOI EM 1963 NO "CIRCUITO DE OLAVARRIA",  NA CORRIDA EM QUE LAMENTAVELMENTE O GRANDE CAMPEÃO “JUAN GALVEZ” FALECEU VITIMA DE ACIDENTE.
NESTE MESMO ANO DE 1963, NA CORRIDA  “ VUELTA DE JUNIN”, JUAN MANUEL BORDEU (MANECO) OBTÉM O SEU PRIMEIRO EXITO COM A “COLORADITA”.


EM 1966 AO FINAL DE UMA INESQUECÍVEL TEMPORADA EM QUE OBTEVE 9 VITÓRIAS, “JUAN MANUEL BORDEU” COM A “COLORADITA” CONQUISTA O CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C DE 1966.





O INTERESSANTE  É,  QUE ESTE EXITO OCORREU NADA MAIS NADA MENOS QUE
25 ANOS DEPOIS, QUE A MARCA CHEVROLET HAVIA GANHO O SEU ULTIMO  CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C (1941), JUSTAMENTE COM O PILOTO JUAN MANUEL FANGIO.

OUTRO MARCO INTERESSANTE DESTE CAMPEONATO DE 1966, É QUE FOI O ULTIMO CAMPEONATO DE T.C VENCIDO POR UMA “CUPECITA”

"LA ULTIMA CUPECITA CAMPEONA"



JUAN MANUEL BORDEU  PARTICIPOU DE 110 CORRIDAS, OBTENDO O TRIUNFO DE VENCER 21 DELAS.

EM 1972 PILOTANDO UM DODGE POLARA,  "JUAN MANUEL BORDEU"  PARTICIPA DE SUA ULTIMA CORRIDA.  


EM 24 DE NOVEMBRO DE 1990 VEM A FALECER, VITIMA DE LEUCEMIA.

==========================

7 comentários:

  1. Olá Fernando! Bela "cupecita", hein? Achei o formato da grade muito parecida com a de um Lancia. Há algum sentido nisso, ou é só uma coincidência?
    Abração e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guima tudo bem,

      Realmente não posso lhe afirmar se a semelhança com a grade do LANCIA tem algum sentido técnico ou que fosse aproveitada de um outro carro.
      O que era muito comum na época (conforme li em uma destas revistas CORSA) era o preparador (misto de mecânico e estilista) procurar formas mais aerodinâmicas para a "frente" das Cupecitas, e que também permitissem melhor fluxo de ar para os radiadores.

      Abs.

      Excluir
  2. Fernando, o nome JUAN MANUEL BORDEU me trás belas lembranças de minha juventude, quando acompanhava o automobilismo argentino mais de perto. Grandes nomes de um grande automobilismo!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #27terça-feira, 11 dezembro, 2012

    Bela história Hiper do melhor automobilismo do mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história continua.
      Esta semana estarei publicando o capítulo 7 da série 75 ANOS DE T.C

      Abs,

      Excluir
  4. Gran piloto Bordeu; estuvo cerca de llegar a la F1, pero un accidente probando en Inglaterra le truncó la posibilidad.
    Abrazos!
    Juanh Racing Team
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos dias,

      Seja benvindo e obrigado pela visita.
      Se não fosse o acidente na Ingaterra, acredito que Maneco seria mais um grande representante do automobilismo argentino no circuito da Formula 1, tal como foi Fangio, Gonzales e Carlos Reutmam.


      Abraços,

      Hiperfanauto

      Excluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.