quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C - cap 8

FORD FALCON - EL ANGOSTADO


MODELO ARTESANAL DE GUSTAVO AMBROSIO (gauchomodels.blogspot.com.br)


1967 APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NO CAMPEONATO ARGENTINO DE TURISMO CARRETERA, UM FORD FALCON ANGOSTADO  ( ESTREITADO –  LARGURA ORIGINAL DA CARROCERIA REDUZIDA EM 5 CM DE CADA LADA) COMO RESPOSTA DA FORD ARGENTINA  PARA COMPETIR COM OS TURISMO CARRETERA CADA VEZ MAIS COMPETITIVOS. 
COM  A REDUÇÃO DE 5CM DE CADA LADO DA CARROCERIA, O FORD FALCON TINHA MENOR RESISTÊNCIA AO AR OU SEJA MAIOR PENETRAÇÃO AERODINÂMICA ALIADA A UMA MAIOR PERFORMANCE COM A COLOCAÇÃO DE UM MOTOR FORD F100 V8 COM POTÊNCIA DE 300 HP QUE O LEVARIA A UMA VELOCIDADE MÁXIMA APROXIMADA DE 260 – 270 KM/H.


A ÚNICA PRIORIDADE NA PREPARAÇÃO DO CARRO ERA MANTER A ESTÉTICA DO FORD FALCON, POIS O MODELO ( ORIGINAL 6 CILINDROS) TINHA UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO, E PARA A FORD ARGENTINA, ERA FUNDAMENTAL QUE COM O MODELO DE COMPETIÇÃO  NÃO SE PERDESSE A IDENTIDADE "FORD FALCON".

DURANTE TODO O CAMPEONATO DO ANO SEGUINTE ( 1968 ), UM MODELO DO FORD FALCON "EL ANGOSTADO",  PREPARADO EXCLUSIVAMENTE PELO DEPARTAMENTO DE COMPETIÇÕES DA FORD, E PILOTADO CARMELO GALBATO  TEVE UMA ATUAÇÃO DESTACADA NO CAMPEONATO ARGENTINO DE TURISMO CARRETERA. 
APESAR DE NÃO GANHAR O TITULO, A UTILIZAÇÃO DESTE CARRO FOI FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MOTOR F100 V8 DE 4000 cc. COM ESTE CARRO, CARLOS GABALTO CHEGOU  AO RECORDE DE VELOCIDADE AO ATINGIR 268 KM/H .





OUTRO PILOTO A CONDUZIR UM EL ANGOSTADO COM O APOIO DA FORD, FOI 
CARLOS REUTEMAMN. 


OBTENDO O SEGUNDO LUGAR EM SACAPUNTAS



CARLOS REUTEMANN COM UM FORD FALCON ANGOSTADO E 
CARLOS PAIRETTI COM UM TRUENO NARANJA.

=======================================

6 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #27quarta-feira, 23 janeiro, 2013

    Grande aula Hiper, aprendi mais uma dos Hermanos, eles são os "Caras"!!!

    ResponderExcluir
  2. El Falcon angostado de Reutemann es uno de los autos que me gustaría tener algún día en mi vitrina. Hermoso!
    Abrazos!
    Juanh Racing Team
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  3. Grande post Fernando, ao ver a 2ª foto, meu coração deu uma parada!

    Um abração

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos Fabiani, Juanh e Rui,

    Obrigado pela visita e comentários.

    Fabiani, não é a toa que uma categoria de automobilismo após 75 anos de existência, continua sendo sucesso de publico e de tecnologia.

    Juahn, se eu souber de alguém que tenha um El Angostado na escala 1/43 em bom estado e a um preço razoável, lhe aviso.

    Rui, depois me diga por-que a foto n.2 mexeu com o seu coração>
    Por acaso você teve um Falcon ?

    Abs e um bom domingo,

    Hiperfanauto

    ResponderExcluir
  5. Não tive o privilégio, mas era vidrado neles!rsrsr
    Pena que não pilotei nenhum.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Mi padre laburó en el equipo oficial de la Ford en 67 preparando el Falcon para Reutemann y Galbato. ( https://www.facebook.com/jig.motores )

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.