sábado, 16 de março de 2013

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C  -  cap.10

LAS LIEBRES  


LIEBRE” ERA O NOME QUE IDENTIFICAVA OS  CARROS “RENAULT TORINOS 380W”  PREPARADOS PELA DUPLA ORESTES BERTA E HERIBERTO PRONELLO, NO FINAL DA DÉCADA DE 60, QUANDO AS ALTERAÇÕES DO REGULAMENTO TÉCNICO PARA A CATEGORIA “TURISMO CARRETERA ARGENTINA”  PREMITIAM MAIORES LIBERDADES NA CONCEPÇÃO E PREPARAÇÃO DOS CARROS.

MAIS PRECISAMENTE EM 1967, A “IKA – INDUSTRIAS KAISER ARGENTINA” FABRICANTE DO “RENAULT TORINO 38W” , DESALENTADA COM OS RESULTADOS DA TEMPORADA DE 1966,  CONTRATOU “ORESTES BERTA” PARA QUE O MESMO MONTASSE UMA EQUIPE COMPETITIVA PARA A MARCA.
TRABALHANDO INTEGRALMENTE NESTE PROJETO, “BERTA” CHAMOU OS PILOTOS; EDUARDO JOSE COPELLO, HECTOR LUIS GRADASSI E JORGE JUAN TERNENGO  E FORMARAM UM ESQUADRÃO DE “TORINOS 380W” DENOMINADO “CGT” QUE ACABARAM DOMINANDO TODA A TEMPORADA.
INICIALMENTE A ORIENTAÇÃO, ERA DE QUE ESTES  “TORINOS 380W” RESPEITASSEM AO MÁXIMO A, LINHA ORIGINAL DO SEDAN “RENAULT TORINO 380W ” PARA QUE O PÚBLICO TIVESSE UMA MELHOR IDENTIFICAÇÃO DO CARRO.


POREM COMO O REGULAMENTO PERMITIA UMA SERIE DE LIBERDADES NA PREPARAÇÃO DOS CARROS, O ESPIRITO INQUIETO E CRIATIVO DE ORESTES BERTA, INTRODUZIU NO “TORINO” QUE SERIA PILOTADO POR “COPELLO”, UM NOVO CAPO DE PERFIL MAIS AERODINAMICO, QUE DE IMEDIATO LHE PERMITIU UM GANHO DE “ 5KM/H “ A MAIS NA VELOCIDADE FINAL. ESTE CARRO VIRIA A SER A PRIMEIRA VERSÃO DAS FAMOSAS “LIEBRES”.


AINDA DURANTE A TEMPORADA DE 1967 O DESENVOLVIMENTO DA AERODINAMICA E MECANICA DAS “LIEBRES” ACONTECIA DE FORMA RÁPIDA, E GRAÇAS A UM FANTÁSTICO TRABALHO  DE “HERIBERTO PRONELLO” NO DESENHO DE UMA NOVA CARROCERIA, ERA APRESENTADA UMA NOVA VERSÃO DAS “LIEBRES” OU SEJA O MODELO LIEBRE II TAMBÉM CONHECIDA POR “PACHAMAMA”.


ESTE MODELO ERA DE UM CARRO CONCEBIDO ESPECIALMENTE PARA COMPETIÇÃO, UTILIZAVA O CHASSI, O CÂMBIO, A SUSPENSÃO E CONJUNTO MOTOR DIFERENCIAL DO TORINO 380W, E SEGUIU VITORIOSAMENTE NAS PISTAS.

PARA O ANO DE 1968, ORESTES BERTAS FORMA A EQUIPE BARDHAL COM OS PILOTOS EDUARDO COPELLO E NASIF ESTEFANO OS QUAIS TEEM DE SE ESFORÇAR MUITO PARA MANTER A COMPETITIVIDADE DAS LIEBRES, FACE AO GRANDE AVANÇO DOS MOTORES CHEVROLET  E  CARLOS PAIRETTI COM O “TRUENO NARANJA” O QUAL  ACABA VENCENDO A TEMPORADA DE 1968 A FRENTE DAS “LIEBRES"





PARA A TEMPORADA DE 1969, AS LIEBRES RECEBEM UM NOVO DESENHO AERODINAMICO MANTEM A MESMA MECANICA DO MODELO ANTECESSOR. 




UMA DEZENA DE CARROS DESTA VERSÃO DENOMINADA “LIEBRE III”  TODAS COM MOTOR TORNADO DE SEIS CILINDROS EM LINHA, CILINDRADA DE 3980 cc, 250 HP DE POTÊNCIA E 5400 RPM, DOMINAN POR COMPLETO O CAMPÉONATO, SAGRANDO-SE VENCEDOR DO MESMO O PILOTO GASTON PERKINS.



QUATRO VERSÕES INTEGRARAM AS FAMOSAS “LIEBRES” BASEADAS NA MECANICA DO “TORINO 380W” E TODAS FORAM SEMPRE MUITO COMPETITIVAS.


================

7 comentários:

  1. Espectaculares todos las Liebre Tornado que corrieron en el TC argentino; muy buen trabajo de recopilación fotográfica. Es un auto que me encantaría tener en 1/43 en muchas versiones, pero sólo tengo una, la de Rubén Luis Di Palma en 1971; acá va el link para que vean fotos de la miniatura y del auto real:
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/11/165-ika-torino-liebre-1-y-12.html
    Hermosa entrada amigo Hiper.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Juanh,

      Muito obrigado pela visita ao meu blog.
      Não conhecia esta versão na cor vermelha do ano de 1971 com o grande piloto Rubén Di Palma.
      Realmente esta miniatura é muito bonita - parabéns.
      Na minha avaliação, Orestes Berta ainda é um dos maiores criadores de veículos esportivos e
      preparador de motores.
      Sua obras são fenomenais (Liebres, Berta Tornado SP, Maverick Hollywood, Berta MK2 Vokswagem 1500 da Formula 2 CODASUR e outros.


      Abs,

      Excluir
    2. Hiper, con este auto que muestro, Di Palma fue campeón de TC en 1971.
      Berta también trabajó en los Torino que corrieron en Nurburgring 1969, y hay que destacar el Berta LR de SP de 1970, que corrió en Buenos Aires y en Nurburgring. También, a fines de los '80 corrió un Berta F3 en la F3 alemana con Victor Rosso. Un gran constructor, Berta fue por lejos el mejor en Argentina.
      Abrazos!

      Excluir
  2. Caro Fernando, um post antológico, digno da força do automobilismo portenho, parabéns!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Rui,

      Mais uma obrigado pela consideração.
      Ainda faltam alguns capítulos para fechar a série Carros Emblemáticos dos 75 ANOS do T.C Argentino.
      Só lamento nós aqui no Brasil não temos uma categoria tão emocionante e duradoura como a T.C Argentina ( TRADIÇÃO, é cultura e desenvolvimento ) e material com conteúdo suficiente para poder lançar uma série dos Carros Emblemáticos do Automobilismo Brasileiro.

      Abs,

      Excluir
  3. Fabiani C Gargioni #27quinta-feira, 21 março, 2013

    Por essas e por outras que sou um APAIXONADO pelo automobilismo Argentino, valeu por mais esta aula tua e pela ajuda do Juanh, pra mim BERTA está entre os melhores do mundo!!!

    ResponderExcluir
  4. ¡Gran noticia Hiper! Acabo de comprar en 1/43 la Liebre II TC 1968 de Gastón Perkins, con la publicidad de Wobron.
    Espero impaciente la llegada del cartero con el paquete.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.