sexta-feira, 26 de abril de 2013

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C  -  cap. 11

FALCON OFICIAL



TERMINAVA A DÉCADA DE 60, TERMINAVA TAMBÉM A HEGEMONIA DOS “TORINOS”,  OU SEJA A ERA DAS VELOZES “LIEBRES”.

EM 1973 COM O OBJETIVO DE LIMITAR A VELOCIDADE FINAL DOS CARROS QUE JÁ BEIRAVA A 250 KM/H,  FOI INSTITUÍDA UMA FLANGE LIMITADORA QUE DEVERIA SER ACOPLADA AOS CARBURADORES, DE TAL FORMA QUE O LIMITE MÁXIMO DA VELOCIDADE CHEGASSE A 220 KM/H.

NESTE CENÁRIO DE COMEÇO DE DÉCADA, A FORD ATRAVÉS DE UMA EQUIPE OFICIAL RETOMA A HEGEMONIA NA CATEGORIA TURISMO CARRETERA ARGENTINO,  CONQUISTANDO DE FORMA CONSECUTIVA NO PERÍODO DE 1972 A 1978  OS TÍTULOS DO CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C

A FORD HAVIA MONTADO UMA EQUIPE EXCEPCIONAL, QUE TINHA JOSÉ MIGUEL HERCEG NA PREPAPRAÇÃO DOS CARROS, UM MODELO COMPETITIVO QUE ERA O FORD FALCON E PILOTOS DE CATEGORIA E EXTREMAMENTE VELOZES, QUE ERAM O HECTOR GRADASSI, ESTÉFANO NASIF ( QUE EM 1973 LAMENTAVELMENTE VEIO A FALECER EM UM ACIDENTE ) E JUAM MARIA TRAVERSO ( QUE VEIO SUBSTITUIR ESTÉFANO).

AINDA COM RELAÇÃO AO PILOTO ESTÉFANO NASIF, DURANTE  A  TEMPORADA DE 1973 QUANDO DO SEU FALECIMENTO, O MESMO LIDERAVA O CAMPEONATO POR UMA EXPRESSIVA MARGEM DE PONTOS, FATO QUE ACABA LHE CONFERINDO O TITULO DE CAMPEÃO  - O PRIMEIRO E ÚNICO CAMPEÃO POST-MORTEM.






  
OS “FALCONS” OFICIAIS TINHAM O CHASSI REFORÇADO E INICIALMENTE ERAM MONTADOS COM A CAIXA DE CAMBIO ZF , QUE LOGO DEPOIS FOI SUBSTITUÍDA PELA “SÁENZ”. OS DIFERNCIAIS ERAM DO UTILITÁRIO FORD RANGER, OS FREIOS DIANTERIOS DO FORD FAIRLANE E OS TRASEIROS DO TORINO. A POTÊNCIA DOS MOTORES PREPARADOS POR HERCEG CHEGAVA A 255 HPS,  ANDAVAM UMA BARBARIDADE ATINGINDO COM FACILIDADE AOS 260 KM/H QUANDO CALÇADOS COM PNEUS MICHELIN.




DURANTE O PERÍODO DE 1972 A 1978, A EQUIPE OFICIAL DA FORD GANHOU TODOS OS TÍTULOS DO CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C SENDO: HECTOR GRADASSI ( 1972, 1974, 1975 E 1976 ) ESTÉFANO NASIF ( 1973 ) E TRAVERSO ( 1977 E 1978 ) E FORAM UTILIZADOS PELA EQUIPE 16 FORD FALCON.






=============

3 comentários:

  1. Bela matéria do sempre maravilhoso automobilismo argentino, lembro bem de Estefano Nassif e seu trágico desaparecimento.

    Um abraço Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Grandes autos los Falcon; recuerdo mucho a Pirín Gradassi, a quien vi correr en SP en el autódromo de Paraná a fines de los sesenta.
    Eso si, los Falcon recién pudieron ganar campeonatos cuando pusieron trabas a los motores del Torino...
    Abrazos!
    PD: ¿Se nota que soy fan del Torino? Jajaja!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #27domingo, 28 abril, 2013

    Legal Hiper e concordo com o Grande Rui!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.