segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MONOPOSTOS - GP 58 A 61



1958

TERMINADA A 9ª TEMPORADA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE AUTOMOBILISMO, MIKE HAWTHORM SAGRA SE  CAMPEÃO MUNDIAL DE PILOTOS A BORDO DE UMA FERRARI 246 E; A FÁBRICA VANWALL ( APESAR DE TER VENCIDO O MAIOR NUMERO DE GPs E PERDER O CAMPEONATO DE PILOTOS) SAGRA SE CAMPEÃ DO RECÉM IMPLANTADO CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES.
AMBOS OS CARROS,  FERRARI 246 E O  VANWALL VW10,  ASSIM COMO A MASERATI 250F, A BRM P25 E A CONNAUGHT, ERAM CARROS  COM MOTOR FRONTAL (DIANTEIRO), CONCEPÇÃO TÉCNICA DOMINANTE ATÉ ENTÃO,  E QUE É NESTA TEMPORADA DE 1958, POSTA EM “CHECK”, APÓS DOIS ESTRONDOSOS SUCESSOS DA COOPER QUE COM O SEU PEQUENO “COOPER CLÍMAX” DE MOTOR TRASEIRO VENCE  SEGUIDAMENTE O GRANDE PREMIO DA ARGENTINA E O GRANDE PREMIO DE MÔNACO.

O COOPER CLIMAX” ALEM DA CONCEPÇÃO DE MOTOR TRASEIRO ( REVOLUCIONARIA PARA O PADRÃO TÉCNICO VIGENTE ADOTADO PELAS FÁBRICAS DE CARROS “GP”), O SEU MOTOR ERA FABRICADO PELA PRÓPRIA “COOPER”  E  APRESENTAVA UM ACENTUADO ÍNDICE DE AVANÇO TÉCNICO, COMPARADO AOS DEMAIS CARROS DE MOTOR DIANTEIRO DA ÉPOCA.
  
1959

APESAR DE NESTA TEMPORADA , OS CARROS “GP” COM MOTOR DIANTEIRO AINDA PREDOMINAREM NOS GRIDS DE LARGADA DOS GRANDES PREMIOS,  O AVANÇO TÉCNICO DO “COOPER CLIMAX”  NOVAMENTE SE IMPÕE, VENCENDO “CINCO” GRANDES PREMIOS  DO UM TOTAL DE “NOVE” GRANDES PREMIOS QUE CONSTITUIAM O CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS E CONSTRUTORES.

JACK BRABHAM  SAGRA-SE CAMPEÃO MUNDIAL COM 31 PONTOS,  E EM SEGUNDO LUGAR  VEM TONI BROOKS COM UMA FERRARI 246 (COM MOTOR DIANTEIRO).

1960
  
NESTA TEMPORADA OS CARROS “GP” COM MOTOR TRASEIRO, JÁ SÃO MAIORIA NOS GRIDS DE LARGADA DOS GPs.  JACK BRABHAN NOVAMENTE COM UM “COOPER CLIMAX” REPETE O FEITO DO ANO ANTERIOR, AO VENCER  O CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS. EM SEGUNDO LUGAR, VEM BRUCE MCLAREN TAMBÉM COM UM “COOPER CLIMAX”, DANDO À “COOPER”, O CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES.

FOI TAMBÉM NESTA TEMPORADA, QUE OCORRERAM AS MAIS PROFUNDAS MUDANÇAS NA “FORMULA 1”, COM A CONSOLIDAÇÃO DO MOTOR TRASEIRO, A TECNOLOGIA DE UM MOTOR LEVE DE QUATRO VÁLVULAS POR CILINDRO E TAMBÉM UM GRANDE MOMENTO PARA OS CHAMADOS “GARAGISTAS”  (MECANICAS DE FUNDO DE QUINTAL)

COMPLETANDO, A TEMPORADA DE 1960 FOI A QUE REGISTROU A “ULTIMA” VITÓRIA DE UM CARRO “GP” COM MOTOR DIANTEIRO OU SEJA; A DE PHIL HILL COM UMA FERRARI 246 NO CIRCUITO DE MONZA.

1961
  

JÁ CONSOLIDADA A “CONCEPÇÃO DE MOTOR TRASEIRO”, AS FÁBRICAS RAPIDAMENTE RESPONDEM AO DESAFIO DAS PEQUENAS OFICINAS DE FUNDO DE QUINTAL ( COOPER E LOTUS) E COM O PILOTO  PHIL HILL  CONDUZINDO A MODERNA FERRARI 156 “SHARKNOSE” VENCE O CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS E LEVA TAMBÉM PARA A FERRARI, O CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES.  O SEGUNDO LUGAR  É OCUPADO “POSTUMAMENTE” PELO PILOTO WOLFANG VON TRIPS, FALECIDO EM MONZA NUM DISCUTIVEL ACIDENTE COM JIM CLARK A BORDO DE UMA LOTUS CLIMAX 18.

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3 comentários:

  1. Gran revolución la d elos carros con motor trasero. Aquí está el campeón de 1959, el Cooper Climax de Jack Brabham:
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2011/12/049-cooper-t51-climax.html
    Abrazos!

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    1. Oi Juanh,

      Realmente foi uma revolução que persiste até os dias atuais.
      Visitei seu blog para ver seu Cooper Climax T51. É uma das miniaturas mais perfeitas que vi, esta de parabéns.

      Abs.

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