domingo, 3 de agosto de 2014

AUTOMOBILISMO NACIONAL - HISTÓRIA

reedição da matéria de 02 de agosto de 2011


AUTOMOBILISMO  BRASILEIRO

1970  O INICIO DE UMA NOVA ERA


COMO JÁ HAVIA DITO EM “POSTS ANTERIORES”, PARTICULARMENTE PARA MIM, O ANO DE 1970, FOI UM ANO QUE OS FATOS E ATOS VIVIDOS NA ÉPOCA, MARCARAM INDELEVELMENTE O INICIO DA FASE ADULTA DA MINHA VIDA.

JÁ NÃO ERA MAIS O "FILHINHO DA MAMÃE" QUE EMPRESTAVA O SEU FUSCA 62 PARA ALGUMAS VOLTAS NA PISTA DE INTERLAGOS, MESMO PORQUE INTERLAGOS JÁ ESTAVA FECHADO DESDE 1967 PARA AS DEVIDAS REFORMAS.

NESTE TEMPO DE REFORMA, O POUCO QUE NOS RESTAVA, ERA VEZ OU OUTRA IR VER O EMERSON TREINANDO COM SEU FUSCA DOIS MOTORES NUM PEDAÇO DE PISTA QUE AINDA RESTAVA LÁ NO "TEMPLO", OU AINDA ASSISTIR ALGUMAS CORRIDAS NO KARTODROMO.

CORRIDA DE CARRO (CORRIDA DE VERDADE COMO EU COSTUMO DIZER) SÓ MESMO FORA DE SÃO PAULO (AS DO PARANÁ ERAM AS MELHORES).

ENFIM VOLTANDO AO ANO DE 1970, O “ANO DO MILAGRE BRASILEIRO” EM QUE AQUI NA NOSSA QUERIDA REPUBLICA SUL AMERICANA, ACONTECIA UM VERTIGINOSO CRESCIMENTO ECONÔMICO DA ORDEM DE 10% aa ( MAIS TARDE IRIAMOS VER COMO FOI CARO ESTE CRESCIMENTO ) E MUITOS COLEGAS QUE TINHAM UMA OPINIÃO UM "POUCO DIFERENTE" DO GOVERNO MILITAR VIGENTE, SEGUIAM PARA "FORÇADAS VIAGENS DE FÉRIAS AO EXTERIOR" POPULARMENTE CONHECIDA POR EXÍLIO ( EXÍLIO, É UM TIPO DE "BENEFICIO" QUE O CIDADÃO RECEBE CONTRA A SUA VONTADE, POR PENSAR DIFERENTE DO PODER POLÍTICO VIGENTE, E QUE AS GERAÇÕES PÓS 70 NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PRESENCIAR OU MESMO USUFRUIR ).

POREM, NEM TUDO ERAM HORRORES. NO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO NACIONAL MUITA COISA BOA COMEÇAVA A ACONTECER.

A TÃO DECANTADA REFORMA DO INTERLAGOS TERMINAVA E PARA COMEMORAR, NADA MAIS DIGNO DO QUE A REALIZAÇÃO DE UMA PROVA INTERNACIONAL COM OS CARROS DE "ULTIMA GERAÇÃO" DA FORMULA FORD, QUE DISPUTAVAM NA EUROPA OS DIVERSOS CAMPEONATOS DA CATEGORIA.

E ASSIM FOI QUE EM 01 DE MARÇO DE 1970,  O AUTÓDROMO DE INTERLAGOS ERA REABERTO COM A REALIZAÇÃO DA  PROVA DO TORNEIO " BUA DE FORMULA FORD"  (ESTE TORNEIO TEVE MAIS QUATRO PROVAS DISPUTADAS NO RIO DE JANEIRO, PARANÁ E CEARÁ) VENCIDO PELO EMERSON FITTIPALDI, QUE MAIS TARDE VIRIA A SER O PRIMEIRO BRASILEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE AUTOMOBILISMO.


LARGADA DA PROVA DISPUTADA EM INTERLAGOS


POR QUE,  APESAR DAS MAZELAS DO REGIME AUTORITÁRIO QUE
 VIVÍAMOS NA ÉPOCA,  1970  FOI O INICIO DE UMA NOVA ERA
 PÁRA O AUTOMOBILISMO ESPORTIVO NACIONAL ?


NA MINHA VISÃO, 1970 MARCA O INICIO DA ASCENÇÃO DOS PILOTOS BRASILEIROS NO EXTERIOR (APÓS A PIONEIRA IDA DE EMERSON FITTIPALDI EM 1969 PARA CORRER NA INGLATERRA DE FORMULA FORD ) MARCA TAMBÉM A REALIZAÇÃO DE TORNEIOS INTERNACIONAIS DE AUTOMOBILISMO TAL COMO A COPA BRASIL, E A VINDA DE PILOTOS ESTRANGEIROS PARA DISPUTAR OS 500 KM DE INTERLAGOS.  NESTE ANO, ABRE-SE TAMBÉM NO BRASIL, AS PORTAS  PARA A CATEGORIA MÁXIMA DO AUTOMOBILISMO ( A FORMULA 1 ) TER UMA DAS PROVAS DO SEU CAMPEONATO MUNDIAL,  DISPUTADA EM NOSSO TERRITÓRIO.

FINALIZANDO APÓS 1970, DEFINITIVAMENTE O BRASIL É INSERIDO
 NO CENÁRIO MUNDIAL DO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO.

                                                 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Um comentário:

  1. Caro Fernando, não podemos esquecer o Baixinho - Antonio Carlos Avallone - um nome que nesta revoada de grandes pilotos brasileiros rumo ao Velho Continente foi um dos pioneiros!

    Um abração

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.