sábado, 16 de março de 2013

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C  -  cap.10

LAS LIEBRES  


LIEBRE” ERA O NOME QUE IDENTIFICAVA OS  CARROS “RENAULT TORINOS 380W”  PREPARADOS PELA DUPLA ORESTES BERTA E HERIBERTO PRONELLO, NO FINAL DA DÉCADA DE 60, QUANDO AS ALTERAÇÕES DO REGULAMENTO TÉCNICO PARA A CATEGORIA “TURISMO CARRETERA ARGENTINA”  PREMITIAM MAIORES LIBERDADES NA CONCEPÇÃO E PREPARAÇÃO DOS CARROS.

MAIS PRECISAMENTE EM 1967, A “IKA – INDUSTRIAS KAISER ARGENTINA” FABRICANTE DO “RENAULT TORINO 38W” , DESALENTADA COM OS RESULTADOS DA TEMPORADA DE 1966,  CONTRATOU “ORESTES BERTA” PARA QUE O MESMO MONTASSE UMA EQUIPE COMPETITIVA PARA A MARCA.
TRABALHANDO INTEGRALMENTE NESTE PROJETO, “BERTA” CHAMOU OS PILOTOS; EDUARDO JOSE COPELLO, HECTOR LUIS GRADASSI E JORGE JUAN TERNENGO  E FORMARAM UM ESQUADRÃO DE “TORINOS 380W” DENOMINADO “CGT” QUE ACABARAM DOMINANDO TODA A TEMPORADA.
INICIALMENTE A ORIENTAÇÃO, ERA DE QUE ESTES  “TORINOS 380W” RESPEITASSEM AO MÁXIMO A, LINHA ORIGINAL DO SEDAN “RENAULT TORINO 380W ” PARA QUE O PÚBLICO TIVESSE UMA MELHOR IDENTIFICAÇÃO DO CARRO.


POREM COMO O REGULAMENTO PERMITIA UMA SERIE DE LIBERDADES NA PREPARAÇÃO DOS CARROS, O ESPIRITO INQUIETO E CRIATIVO DE ORESTES BERTA, INTRODUZIU NO “TORINO” QUE SERIA PILOTADO POR “COPELLO”, UM NOVO CAPO DE PERFIL MAIS AERODINAMICO, QUE DE IMEDIATO LHE PERMITIU UM GANHO DE “ 5KM/H “ A MAIS NA VELOCIDADE FINAL. ESTE CARRO VIRIA A SER A PRIMEIRA VERSÃO DAS FAMOSAS “LIEBRES”.


AINDA DURANTE A TEMPORADA DE 1967 O DESENVOLVIMENTO DA AERODINAMICA E MECANICA DAS “LIEBRES” ACONTECIA DE FORMA RÁPIDA, E GRAÇAS A UM FANTÁSTICO TRABALHO  DE “HERIBERTO PRONELLO” NO DESENHO DE UMA NOVA CARROCERIA, ERA APRESENTADA UMA NOVA VERSÃO DAS “LIEBRES” OU SEJA O MODELO LIEBRE II TAMBÉM CONHECIDA POR “PACHAMAMA”.


ESTE MODELO ERA DE UM CARRO CONCEBIDO ESPECIALMENTE PARA COMPETIÇÃO, UTILIZAVA O CHASSI, O CÂMBIO, A SUSPENSÃO E CONJUNTO MOTOR DIFERENCIAL DO TORINO 380W, E SEGUIU VITORIOSAMENTE NAS PISTAS.

PARA O ANO DE 1968, ORESTES BERTAS FORMA A EQUIPE BARDHAL COM OS PILOTOS EDUARDO COPELLO E NASIF ESTEFANO OS QUAIS TEEM DE SE ESFORÇAR MUITO PARA MANTER A COMPETITIVIDADE DAS LIEBRES, FACE AO GRANDE AVANÇO DOS MOTORES CHEVROLET  E  CARLOS PAIRETTI COM O “TRUENO NARANJA” O QUAL  ACABA VENCENDO A TEMPORADA DE 1968 A FRENTE DAS “LIEBRES"





PARA A TEMPORADA DE 1969, AS LIEBRES RECEBEM UM NOVO DESENHO AERODINAMICO MANTEM A MESMA MECANICA DO MODELO ANTECESSOR. 




UMA DEZENA DE CARROS DESTA VERSÃO DENOMINADA “LIEBRE III”  TODAS COM MOTOR TORNADO DE SEIS CILINDROS EM LINHA, CILINDRADA DE 3980 cc, 250 HP DE POTÊNCIA E 5400 RPM, DOMINAN POR COMPLETO O CAMPÉONATO, SAGRANDO-SE VENCEDOR DO MESMO O PILOTO GASTON PERKINS.



QUATRO VERSÕES INTEGRARAM AS FAMOSAS “LIEBRES” BASEADAS NA MECANICA DO “TORINO 380W” E TODAS FORAM SEMPRE MUITO COMPETITIVAS.


================

PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL

PAPER PORSCHE

VEM MAIS POR AI  .....................


==================

segunda-feira, 11 de março de 2013

HOMENAGEM

ADEUS BARÃO



 O AUTOMOBILISMO BRASILEIRO NUM MOMENTO DE PROFUNDA TRISTEZA,
PERDE HOJE UMA DAS SUAS PERSONALIDADES MAIS MARCANTES.
 MAIS CONHECIDO POR "BARÃO", WISON FITTIPALDI  FOI O PIONEIRO NA LOCUÇÃO RADIOFÔNICA  DAS COMPETIÇÕES AUTOMOBILÍSTICAS, 
E  GRANDE IDEALIZADOR DA MAIS EMBLEMÁTICA CORRIDA 
DE AUTOMÓVEIS DO BRASIL OU SEJA AS
 "MIL MILHAS BRASILEIRAS".

À FAMÍLIA FITTIPALDI,  NOSSOS SENTIMENTOS

============================================

domingo, 10 de março de 2013

SLOT CAR - AUTORAMA


SLOT PORSCHES


reedição da matéria de 10/03/2009


Remanescentes do final dos anos sessenta, dois modelos de slotcar representando a marca PORSCHE. Produzidos artesanalmente pelo editor deste blog, eles foram feitos para participar de grandes rachas nas pistas da SEBRING (Rua Augusta) e DAYTONA (Rua da Mooca).
O modelo 356 RSK, tem a carroceria fornecida por um kit da Revell, o chassi é de metal latão com duas quedas e o motor um PARMA 30V que substituiu o original MABUCHI.
O modelo 356B Coupe , tem a carroceria em acetato gr18 ,cujo molde para Vacum Form foi desenvolvido pelo autor. O chassi é feito com folha de flanders 20 e o motor ainda original é um MURA GREN.
A escala adotada para ambos os modelos é 1/24, em razão da disponibilidade de kits e peças na época.

======================================

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C  -  cap. 9

el CUADRADO de PEDUZZI



A PRINCIPIO, O PROJETO DO “EL CUADRADO” ESTAVA VOLTADO PARA  A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO “HOT ROD” NOS MESMOS MOLDES DOS "HOTS AMERICANOS", UM VELHO CHASSI,  UMA CLÁSSICA CARROCERIA RECORTADA E UM MOTOR POTENTE SUPERALIMENTADO.
ASSIM NASCIA O “EL CUADRADO”, UM CHASSI CHEVROLET DE 1929 COM A SUA CARROCERIA TIPO CRISTALEIRA (QUADRADA ) E A PARTE MECÂNICA HERDADA DE UMA “CUPECITA CHEVROLET” QUE FELIX ALBERTO PEDUZZI  HAVIA PILOTADO E GANHO O GRANDE PREMIO DE T.C ARGENTINO DE 1962.

NA FASE DE TESTE DO “EL CUADRADO”, O SEU ÓTIMO DESEMPENHO SURPREENDEU A TODOS AQUELES QUE TIVERAM PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CRIAR UM “HOT ROD” DE USO CIVIL.
NASCIA ENTÃO NAQUELE MOMENTO,  UM NOVO AUTO DE COMPETIÇÃO QUE FARIA PARTE DA POPULAR CATEGORIA  AUTOMOBILÍSTICA DA ARGENTINA, A  “T.C -  TURISMO CARRETERA”.


POR TER UMA CARROCERIA QUADRADA DE AERODINÂMICA POUCO ORTODOXA PARA OS VEÍCULOS DA CATEGORIA T.C DA DÉCADA DE SESSENTA (ÉPOCA EM QUE A CATEGORIA ENTRAVA NUM PROCESSO DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA), O “EL CUADRADO”  SE DESTACAVA ENTRE TODOS OS DEMAIS.  
A DESPEITO DA PENSAMENTO DE MUITOS DE QUE TAL AUTO JAMAIS TERIA UM BOM RESULTADO ESPORTIVO, O RESPEITO  PELO “EL CUADRADO” VEIO APÓS A SUA PRIMEIRA E ÚNICA VITÓRIA EM 10/04/1966 NO AUTÓDROMO DE RIO CUARTO NA PROVÍNCIA DE CÓRDOBA A FRENTE DE GRANDE NOMES DA ÉPOCA.



A FALTA DE AERODINÂMICA DA SUA CARROCERIA QUADRADA, ERA COMPENSADA POR ELA SER MUITO LEVE (APESAR DE BEM REFORÇADA) , POR UM CHASSI EXTREMAMENTE FLEXÍVEL  QUE PERMITIA UMA BOA DIRGIBILIDADE E; UMA ÓTIMA RELAÇÃO PESO POTÊNCIA EM RELAÇÃO AOS SEUS RIVAIS DE PISTA.



UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS INTERESSANTE DO “EL CUADRADO”, ERA DE QUE O PROJETO DA SUA SUSPENSÃO FORA  FEITO CONSIDERANDO APENAS A PARTICIPAÇÃO DO CARRO EM CIRCUITOS TIPO “AUTÓDROMOS”, ONDE A MAIORIA DAS CURVAS ERAM SEMPRE A DIREITA.
EM RAZÃO DE INUSITADO FATO, O “EL CUADRADO”  NÃO PARTICIPAVA DE CORRIDAS EM CIRCUITO DE RUA OU ESTRADA, PELO RECEIO DO MESMO SE DECOMPOR.



ESTE MODELO NAS MÃOS DE RICARDO PEDUZZI ( FILHO DE  FELIX, O  DONO DA "CUPECITA" QUE FORNECEU A PARTE MECÂNICA PARA O “EL CUADRADO”),  POR MUITO TEMPO PARTICIPOU DE  COMPETIÇÕES DO CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C, SEMPRE COM DESEMPENHO EXCEPCIONAL CONSIDERANDO SEUS OPONENTES DE TECNOLOGIA MAIS ATUALIZADA,  ATÉ QUE EM 1969, O REGULAMENTO NÃO PERMITIRIA MAIS A SUA PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES DO CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C.





COM A PROIBIÇÃO, A PRIMEIRA IDÉIA DE RICARDO PEDUZZI ERA VENDER O “EL CUADRADO” O CARRO QUE HAVIA SE TORNADO UM DOS “AUTOS MAIS EMBLEMÁTICOS DA T.C ARGENTINO”.

NÃO MUITO CONVENCIDO DA IDÉIA INICIAL DE VENDER O “EL CUADRADO” POIS O MESMO HAVIA LHE DADO GRANDES RECORDAÇÕES E ALEGRIAS, RICARDO PEDUZZI  SUBSTITUI O MOTOR CHEVROLET SEIS CILINDROS, POR UM TORNADO INTERCEPTOR  DE 7 BANCADAS E PARTICIPA DO " CAMPEONATO ZONAL - TORNEO T.C DEL OESTE DE 1972 " SAGRANDO-SE VENCEDOR DO MESMO. 



======================

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL

PAPER PORSCHE 

RÉPLICAS EM PAPEL CONVERTIDAS PARA A ESCALA  1/40
  


PORSCHE 961 QUE COMPETIU NA 24 DE LE MANS DE 1986


( modelo criado por KEROLIVER e convertido por HIPERFANAUTO, para a escala 1/40) download do modelo original - http://www.maquettes-papier.net/forumenpapier/topic8583-165.html




PORSCHE  956 SHORT TAIL - 1984


( modelo criado pelo projetista brasileiro TITO TILP  que gentilmente presenteou o autor deste blog, com uma de suas edições. Convertido para a escala 1/40, este modelo atualmente é uma das peças de maior importância da Coleção Hiperfanauto )
maiores informações e detalhes vide o blog: http://titotilp.blogspot.com.br/search/label/956





PORSCHE 911 GT1 LE MANS 1996


 ( modelo criado por KEROLIVER e convertido por HIPERFANAUTO, para a escala 1/40) download do modelo original - http://www.maquettes-papier.net/forumenpapier/topic3552-150.html

=============================



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL

THREE MODELS FOR " SCOTT " 



CHEVROLET BEL AIR  - 1957





                                                CHEVROLET CAMARO IROC Z28 - 1988






CADILAC CROWN ROYALE - 1975 


THANK YOU FOR CONSIDERATION BY MY WORKS

=======================

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MODELISMO EM PAPEL - PAPER MODEL

AMERICAN CAR COLLECTION  

MERCURY 1967



NASH RAMBLER 1956





==========================

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

AUTOMOBILISMO

75 ANOS DE T.C - cap 8

FORD FALCON - EL ANGOSTADO


MODELO ARTESANAL DE GUSTAVO AMBROSIO (gauchomodels.blogspot.com.br)


1967 APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NO CAMPEONATO ARGENTINO DE TURISMO CARRETERA, UM FORD FALCON ANGOSTADO  ( ESTREITADO –  LARGURA ORIGINAL DA CARROCERIA REDUZIDA EM 5 CM DE CADA LADA) COMO RESPOSTA DA FORD ARGENTINA  PARA COMPETIR COM OS TURISMO CARRETERA CADA VEZ MAIS COMPETITIVOS. 
COM  A REDUÇÃO DE 5CM DE CADA LADO DA CARROCERIA, O FORD FALCON TINHA MENOR RESISTÊNCIA AO AR OU SEJA MAIOR PENETRAÇÃO AERODINÂMICA ALIADA A UMA MAIOR PERFORMANCE COM A COLOCAÇÃO DE UM MOTOR FORD F100 V8 COM POTÊNCIA DE 300 HP QUE O LEVARIA A UMA VELOCIDADE MÁXIMA APROXIMADA DE 260 – 270 KM/H.


A ÚNICA PRIORIDADE NA PREPARAÇÃO DO CARRO ERA MANTER A ESTÉTICA DO FORD FALCON, POIS O MODELO ( ORIGINAL 6 CILINDROS) TINHA UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO, E PARA A FORD ARGENTINA, ERA FUNDAMENTAL QUE COM O MODELO DE COMPETIÇÃO  NÃO SE PERDESSE A IDENTIDADE "FORD FALCON".

DURANTE TODO O CAMPEONATO DO ANO SEGUINTE ( 1968 ), UM MODELO DO FORD FALCON "EL ANGOSTADO",  PREPARADO EXCLUSIVAMENTE PELO DEPARTAMENTO DE COMPETIÇÕES DA FORD, E PILOTADO CARMELO GALBATO  TEVE UMA ATUAÇÃO DESTACADA NO CAMPEONATO ARGENTINO DE TURISMO CARRETERA. 
APESAR DE NÃO GANHAR O TITULO, A UTILIZAÇÃO DESTE CARRO FOI FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MOTOR F100 V8 DE 4000 cc. COM ESTE CARRO, CARLOS GABALTO CHEGOU  AO RECORDE DE VELOCIDADE AO ATINGIR 268 KM/H .





OUTRO PILOTO A CONDUZIR UM EL ANGOSTADO COM O APOIO DA FORD, FOI 
CARLOS REUTEMAMN. 


OBTENDO O SEGUNDO LUGAR EM SACAPUNTAS



CARLOS REUTEMANN COM UM FORD FALCON ANGOSTADO E 
CARLOS PAIRETTI COM UM TRUENO NARANJA.

=======================================