sábado, 24 de setembro de 2011

NO TEMPO DAS CARRETERAS  -  09

reedição de matéria publicada em 24/09/2009


AS CARRETERAS SEMPRE EXERCERAM SOBRE MIM UM FASCÍNIO, QUE ACABOU CRIANDO O SONHO DE " UM DIA" APORTAR EM TERRAS PLATENSES, PARA VER DE PERTO ESTAS JOIAS MECANICAS QUE OS GAUCHOS NOS ANOS 50 ADOTARAM COM MUITA COMPETÊNCIA E GARRA.

ESTE DIA " UM DETERMINADO DIA DO ANO DE 1970 " CHEGOU E ACONTECEU.
JÁ COM MEUS 22 ANOS DE IDADE, COM O BRASIL “TRI CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL” E DEMITIDO DO ESTÁGIO EM MECANICA, RESOLVI TIRAR ALGUNS DIAS PARA ESFRIAR A CUCA, E SEGUIR ESTE MEU SONHO.
ATRAVÉS DE UM VOO COM O “VISCOUNT DA PLUNA” , APORTEI NUMA TARDE DE QUINTA FEIRA NA CIDADE DE BUENOS AIRES - ARGENTINA.
HOSPEDEI-ME  EM UM DAQUELES HOTEIS CUJA AS ESTRELAS ESTÃO SÓ NO CÉU, POIS MEU PROJETO NÃO ERA TURISMO E SIM VER  AS FAMOSAS  “TURISMO CARRETERA” QUE DALI A DOIS DIAS IRIAM CORRER EM "UNA CARRERA DE TCS EM CORDOBA", MÁS PRECISAMENTE NO AUTODROMO DE OSCAR CABALÉN.
DE BUENOS A CORDOBA SEGUI EM UM "AUTOBUS" COM O TEMPO CRONOMETRADO PARA CHEGAR A TEMPO DE VER AS TAIS TCS DE PERTO, ASSISTIR LA CARRERA, DAR UMA VOLTA EM CORDOBA E VOLTAR DORMINDO NO AUTOBUS A BUENOS, POIS A GRANA QUE EU TINHA NÃO ERA LÁ ESSAS COISAS PARA BANCAR MAIS UM HOTEL.
FINALMENTE DEPOIS DE MUITOS PAPOS, PLANOS E CONVERSAS COM A TURMA AQUI EM SÃO PAULO, ESTAVA EU LÁ NA ARGENTINA, FRENTE A FRENTE COM AS TCS E OS GRANDES VOLANTES ORIUNDOS DA ESCOLA JUAN MANUEL FANGIO.
EU MESMO NÃO ACREDITAVA, MAS SENTIA DENTRO DE MIM UMA EMOÇÃO SEM FIM E AO MESMO TEMPO, UM CERTO ORGULHO DE ESTAR LÁ.
AS TCS (TURISMO CARRETERAS) JÁ NÃO ERAM MAIS AS "CUPECITAS" OU  SEJA AQUELES COUPES QUE HÁ MUITO CONHECIAMOS AQUI NO BRASIL. AS TCS DE AGORA DOS ANOS 70 MAIS PARECIAM CARROS PROTÓTIPOS, COM CARROCERIAS AERODINAMICAS, MAS COM UM RONCO QUE EM MUITO LEMBRAVAM OS V8 DAS CHEVROLET CORVETTE  DO CAMILO, JUSTINO DE MAIO, CAETANO DAMINIANI , ANDREATTAS E DE OUTROS HEROIS NACIONAIS.
O ACESSO AO BOXE ERA FRANQUEADO A TODOS OS "FANÁTICOS DE LAS CARRERAS" QUE ASSIM COMO EU, COM SUAS "CÁMARAS" ( MÁQUINA FOTOGRÁFICA - A MINHA ERA UMA YASHICA TIPO CAIXOTE ) A TIRA COLO, IAM REGISTRANDO TUDO O QUE LHES ERA VALIOSO E INTERESSANTE .
ESTA TOTAL LIBERDADE E A ATENÇÃO PRESTADA AO PÚBLICO PAGANTE (LÁ TODOS PAGAVAM - NÃO HAVIA HOSPITALITY CENTER E NEM FURÃO) TALVEZ SEJA  A RAZÃO HISTÓRICA DO SUCESSO DO AUTOMOBILISMO ARGENTINO, QUE SEMPRE ATRAI MILHARES DE PESSÔAS AOS SEUS AUTODROMOS E CIRCUITOS DE ESTRADA.
OS GRANDES NOMES "IDOLOS" TAIS COMO; LUIS DI PALMA, CARLOS PAIRETTI, GASTON PERKINS, EDUARDO COPELLO  E OUTROS LÁ ESTAVAM, DISPONIVEIS E SOLICITOS, A ATENDER OS "SEGUIDORES DE SEUS FANS CLUB" (TORCIDA ORGANIZADA, TAL COMO NO FUTEBOL).
A "CARRERA" EM SI, ERA UMA DAS PROVAS DO CAMPEONATO ARGENTINO DE TC (TURISMO CARRETERA), COM A PARTICULARIDADE DA PROVA SER COMPOSTA POR CINCO SÉRIES DE 50 VOLTAS CADA, COMPUTANDO SE A SOMA DE TEMPOS. ENFIM QUASE UM DIA INTEIRO DE CORRIDAS SEMPRE MUITO DISPUTADAS E COM GRANDE QUANTIDADE DE COMPETIDORES


LARGADA DE UMA DAS SÉRIES - SEMPRE COM GRANDE
NUMERO DE COMPETIDORES.


UMA AMOSTRA DO NIVEL DAS CORRIDAS. AS DISPUTAS POR UMA DETERMINADA POSIÇÃO NUNCA ENVOLVIAM MENOS DO QUE QUATRO CARROS.


PELA MINHA ANOTAÇÃO NA FOTO, ESTE TC, É UM FORD PILOTADO POR CARLOS PAIRETTI. LOGO ATRÁS DISPUTANDO A POSIÇÃO VEM UM TORINO NA SUA FORMA NORMAL, PREPARADO PARA TC.



MAIS UMA DISPUTA POR POSIÇÃO, ENTRE DOIS TCs.



TC. LIEBRE TORNADO PILOTADA POR EDUARDO COPELLO UM DOS MAIORES
IDOLOS DOS ARGENTINOS.


LARGADA DA ULTIMA SÉRIE

DETALHES ...

UM FATO MUITO INTERESSANTE: O MAIOR DOMÍNIO, ERAM DOS CARROS COM MOTOR TORNADO; AS TCS LIEBRES TORNADO E ... OS BERTA TORNADO ( SIM OS BERTAS DO FAMOSO ORESTES BERTA ).
OS DEMAIS CARROS FORD FALCON, ERAM EQUIPADOS COM MOTOR FORD F100.

OUTRO FATO QUE ME CHAMOU ATENÇÃO NA ÉPOCA, FOI A PRESENÇA MARCANTE DA TV NA TRANSMISSÃO DA CORRIDA (FATO QUE ERA RARÍSSIMO DE ACONTECER AQUI NO BRASIL) E O ENTUSIASMO DO PÚBLICO, APESAR DO FRIO INTENSO QUE FAZIA.

A MELHOR VOLTA DA PROVA CONSIDERANDO AS CINCO SÉRIES FOI DE 1 min 3 seg. A UMA VELOCIDADE DE 176,360 KM/H, REALIZADA PELO PILOTO LUIS DI PALMA COM UM BERTA TORNADO.

COMO TODO FANAUTO EM TERRAS ESTRANGEIRAS, NA QUARTA FEIRA DA SEMANA SEGUINTE APROVEITEI NA HORA DE EMBORA, PARA PASSAR EM UMA “TIENDA DE HOBBY” PARA COMPRAR ALGUNS KITS  DE MAQUETAS DE CARROS PARA MONTAR E NUMA “TIENDA DE REVISTAS” PARA COMPRAR ALGUMAS REVISTAS SOBRE AUTOMOBILISMO (NA ÉPOCA ARTIGO RARO E DE LUXO AQUI NO BRASIL) E POR SORTE ACABEI COMPRANDO A ULTIMA EDIÇÃO DA REVISTA CORSA  JÁ COM A REPORTAGEM SOBRE A “FECHA DE CORDOBA”.

====================

3 comentários:

  1. Buenas!
    Ando Hiperatarefado, fazendo tres cursos (Em Florianópolis) e mais uma faculdade -Letras-Espanhol, pela Federal de Santa Catarina (quero ser letrado).Mas continuo clicando no Blog diariamente.
    Parabéns pela reportagem.
    Aliás, por todas as suas postagens.

    Abraço Forte.

    Pedrão-SMO

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Pedrão,

    Muito obrigado por prestigiar sempre o meu blog.
    Estudar sempre é bom, pois quanto mais conhecimento a gente assimila, melhor entendemos as coisas da vida e por consequência vivemos mais em paz e harmonia.
    Um grande abraço e muito sucesso nos estudos.

    ABs,

    Hiperfanauto

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo

    Valeu, valeu, valeu muito.
    Gratissimo por reeditar a matéria.
    Não me perdoo o cagaço de não ter ido contigo.

    Um forte abraço do amigo Leo

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.