sexta-feira, 29 de junho de 2012

PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL

FORD CORCEL - I
1968 - 1978


APESAR DE NÃO TER TIDO A OPORTUNIDADE DE TER UM FORD CORCEL, ESTE CARRO TEVE UMA IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO NA MINHA FORMAÇÃO TÉCNICA EM MECANICA, QUANDO EM 1968, ATRAVES DO CIEE, INGRESSAVA NA FORD MOTOR DO BRASIL, PARA REALIZAR NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUTO DO PROJETO “M”, O MEU ESTÁGIO EM MECANICA.

O PROJETO “M” ERA UM PROJETO QUE HAVIA SIDO DESENVOLVIDO PELA RENAULT FRANCESA  EM CONJUNTO COM A WILLYS OVERLAND DO BRASIL, E QUE A FORD MOTOR DO BRASIL HERDOU AO ADQUIRIR O CONTROLE ACIONÁRIO DA WILLYS AQUI NO BRASIL.
ESTE PROJETO DEU ORIGEM AO RENAULT 12 ( NA FRANÇA) E AO FORD CORCEL (AQUI NO BRASIL, COM UMA CARROCERIA PROPRIA DIFERENTE DO RENAULT12).

VOLTANDO AO MEU ESTÁGIO, NESTA ÉPOCA EU JÁ RESPIRAVA GASOLINA E "INTERLAGOS" ERA O MEU QUINTAL, E PARTICIPAR DO DESENVOLVIMENTO (TROPICALIZAÇÃO) E  TESTES DOS COMPONENTES DE NOVO MOTOR QUE IRIA EQUIPAR O FORD CORCEL, ERA TUDO QUE UM ESTUDANTE DA ÁREA DE ENGENHARIA MECANICA SONHAVA.
ESTE MOTOR, AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS ALEGAVAM SER UM “ MOTOR VENTOUX MELHORADO”, ERA NA VERDADE UM “NOVO MOTOR” COM PROJETO  INSPIRADO NO “VENTOUX” QUE EQUIPAVA OS RENAULT DAUPHINE E GORDINE.
ESTE MOTOR AO CONTRARIO DO ”VENTOUX QUE TINHA APENAS TRES MANCAIS”, TINHA CINCO MANCAIS, ERA DE COMPRIMENTO MAIOR, CILINDRADA DE 1300 CC E RECEBERIA A DENOMINAÇÃO DE “SIERRA”

LANÇADO NO BRASIL EM JUNHO DE 1968, UM ANO ANTES DO RENAULT 12 QUE VIRIA A SER LANÇADO EM OUTUBRO DE 1969 NO SALÃO DE PARIS, O FORD CORCEL VEIO PARA CONCORRER DIRETAMENTE COM O VOLKS TL E VOLKS 1600 (ZÉ DO CAIXÃO) DA VOLKSWAGEM DO BRASIL.
APRESENTAVA INOVAÇÕES MECANICAS INÉDITAS PARA A ENGENHARIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA DA ÉPOCA, TAIS COMO RADIADOR SELADO, COLUNA DE DIREÇÃO BIPARTIDA E TRAÇÃO DIANTEIRA.
EM TERMOS DE ESPAÇO INTERNO E  ACABAMENTO O CORCEL SUPERAVA TODOS OS SEUS CONCORRENTES DIRETOS.

LANÇADO EM 1968 TEVE UMA PRIMEIRA REVISÃO EM SEU DESENHO NO ANO DE 1973 GANHANDO ALGUNS DETALHES E RETOQUES BASEADOS NA LINHA MAVERICK E MOTOR DE 1400 CC EM SUBSTITUIÇÃO AOS 1300 CC ORIGINAIS. PERMANECEU  COM ESTA MESMA APARÊNCIA ATÉ O ANO DE 1978 QUANDO ENTÃO FOI LANÇADO O “ FORD CORCEL II ”, QUE JÁ NÃO TINHA MAIS NADA A VER COM O FORD CORCEL – I.



 MODELO CUPE LANÇADO NO INICIO DE 1969 LOGO APOS O SUCESSO DO LANÇAMENTO DO SEDAN 4 PORTAS COM 4.500 UNIDADES VENDIDAS NO PRIMEIRO MÊS.


TORNEIO CORCEL  - 1970


RALLYE INTEGRAÇÃO NACIONAL - 1971
FORD CORCEL EQUIPADO COM KIT BINO CHEGAM RESPECTIVAMENTE EM SEGUNDO E TERCEIRO LUGAR . ESTE RALLYE FOI VENCIDO POR JAN BALDER E A. MASLOWSKI COM UM PUMA VOLKSWAGEM.


FORD CORCEL DA EQUIPE DE RALLYE BINO MOTORRADIO, EQUIPADO COM RODAS DE 6" POL. E AMORTECEDORES REGULÁVEIS.



FORD CORCEL DO PILOTO RENATO CONIL EM UMA PROVA NO SUL. O FORD CORCEL FOI UM CARRO MUITO APRECIADO PELOS PILOTOS DO SUL, ESPECIALMENTE PARA UTILIZAÇÃO DO MESMO EM RALLYES.



FORD CORCEL COM KIT BINO PILOTADO POR EMERSON FITTIPALDI NOS 500 KM DE BELO HORIZONTE - 1970. FOI A UNICA CORRIDA  QUE O EMERSON PARTICIPOU NESTE ANO AQUI NO BRASIL.



FORD CORCEL 1973 COM A GRADE DIANTEIRA REDESENHADA COM BASE NO FORD MAVERICK E COM O NOVO MOTOR 1400.  ESTE MODELO COM PEQUENAS ALTERAÇÕES DE ACABAMENTO, PERMANECERIA NESTA MESMA APARÊNCIA ATÉ O ANO DE 1978, QUANDO ENTÃO FOI LANÇADO O FORD CORCEL - II


FORD CORCEL NA ERA DO TUNING



 GOSTO NÃO SE DISCUTE

FORD CORCEL NO AUTORAMA ( SLOTCAR)

MINIATURA EM PAPEL ESCALA 1/32 DO FORD CORCEL CUPE, ADAPTADA PARA AUTORAMA EM TREINO PARA A PRIMEIRA MIL MILHAS PAPERSLOTCAR NA PISTA DA "MONZA AUTORAMA".


FORD CORCEL  EM PAPERMODEL

MINIATURA EM PAPEL DO FORD CORCEL - I  MODELO SEDAN QUATRO PORTAS ESC. 1/32



MINIATURAS EM PAPEL DO FORD CORCEL - I  MODELO CUPE COM A GRADE DA VERSÃO 1973 ( MAVERICK)




CÓPIA EM PAPEL DO FORD CORCEL SEDAN COM KIT BINO DE N.2 PILOTADO POR CATARINO ANDREATTA E SEU FILHO VITORIO ANDREATTA NAS
DOZE HORAS DE PORTO ALEGRE - 1968
COPIA DO FORD CORCEL CUPE BINO N. 74 PILOTADO POR EMERSON FITTIPALDI NOS 500 KM DE BELO HORIZONTE - 1970


MINIATURAS EM PAPEL ESCALA 1/32 DO FORD CORCEL CUPE ADAPTADAS PARA AUTORAMA  ( SLOTCAR) 
OBS -  RODAS BY FABIO PAPERSLOTCAR

===========================================

8 comentários:

  1. Um amigo tinha um Bino, motor 1,400cc com dois Solex, andava muito bem, como vc mostrou!

    Um abraço Fernando!

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #27sexta-feira, 29 junho, 2012

    Legal esta postagem sobre o corcel, meu pai conta que este motor bem afinado girava bastante e tinha um ronco inconfundível, bonitos os papers!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiani,

      Obrigado pela visita e consideração.
      Por acaso tem algum Corcel I, correndo ai na poeira ?

      Abs

      Excluir
    2. Fabiani C Gargioni #27sexta-feira, 06 julho, 2012

      Ainda não Hiper mas já ouvi um zum zum e logo poderemos ter um representante dos Corcéis na terra, no RGS na Clássicos deles tem um que é um canhão e é muito bonito e bem construído!!!

      Excluir
  3. Muito legal os modelos, parabéns.


    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Carlos Eduardo,

      Muito obrigado pela visita e pela consideração pelo meu trabalho.
      São modelos bem simples, que foram desenvolvidos desta forma com o intuito de incentivar o hobbie.
      Sua visita sempre será muito bem recebida aqui.

      Abs,

      Excluir
  4. Olá Fernando. Realmente, o Corcel marcou época. Tive um 68, cupê vermelho, que logo tratei de transformar em um GT (faixas, teto etc.). Depois um 73 amarelo (grade inspirada no Maverick, como você bem descreveu), um Corcel II branco e, finalmente, um Del-Rey 4 portas cinza metálico.... saudades....
    Forte abraço,
    Guima

    ResponderExcluir
  5. Eu estou prestes a comprar um ano 70 e será meu primeiro carro eu me apaixonei por ele tenho 25 anos de idade e não quero saber de carro novo!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por prestigiar o meu blog.
Seu comentário é de grande valor para mim.
Após comentário, não esqueça de se identificar.
Infelizmente correspondências anonimas não poderão ser mais consideradas.